« 1 (2) 3 4 5 ... 8 »


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Colaborador
Membro desde:
24/4/2010 18:55
De Santo Antonio Cavaleiros
Mensagens: 1174
Antes de me decidir se serei ou não um pró-Luso, gostaria que me esclarecessem alguns pontos, que para mim não ficaram claros, tais como:

Que medidas pensam tomar para que o site deixe de ser um depósito de textos? Serão os textos submetidos a uma aprovação prévia, ou serão incentivados a abandonar o site os usuários que não satisfaçam os requisitos mínimos de qualidade?

O que é entendido por livre opinião sobre o que se lê? Há muito quem aqui confunda livre opinião com o direito de poder ofender outrem.

Que atitude pensam tomar para incrementar a desmotivação naqueles que aqui vêm deixar todo o tipo de intervenções?

Como vão ser resolvidas as questões pessoais que por aqui abundam?

Pelo que pude depreender das Diretrizes internas do Movimento, este será quase como um Luso dentro do Luso. Ou não entendi bem?

Desculpem lá eu ter tantas dúvidas, mas antes de seguir, quem quer que seja, gosto de saber para onde me pretendem levar.


Cumprimentos
Runa

Criado em: 29/5/2012 21:09
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
sem nome
Posso me juntar a esse...movimento?

Ps. Tem uma bandeira esse...movimento?

Pedro

Criado em: 29/5/2012 21:14
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso

Membro desde:
2/3/2007 19:42
De Queluz
Mensagens: 3731
Eu também sou membro deste movimento "Pró Luso", para um Luso melhor!
Espero, sinceramente, que se venham a manifestar mais simpatizantes com vontade de aderir a este projecto onde todos terão direito a dar a sua prestação/opinião com vista a fazer deste site um verdadeiro lugar de partilha onde as palavras serão a ponte que nos irá unir por um Luso mais justo e ao mesmo tempo, tão ou mais apetecível do que qualquer outro sítio efémero da net, por onde, habitualmente,nos costumamos passear.

Criado em: 29/5/2012 22:24
_________________
*... vivo na renovação dos sentidos, junto da antiguidade das lembranças, em frente das emoções...»

Impulsos

https://socalcosdamemoria.blogspot.com/?

https://www.amazon.es/-/pt/dp/1678059781?fbc...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso para Runa e PedroGeraldo
Administrador
Membro desde:
27/10/2006 19:09
De Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2096
O pró-Luso ou Movimento pró-Luso é isso mesmo: um grupo que se espera cresça até que abarque todos os que pretendem civilidade e menos administração dentro do Site. dito desta forma parecerá uma utopia mas, o Movimento tem propostas e espera ter mais ainda através da do crescimento que espera ter.

Pois bem, o pró-Luso não tem índole administrativa nem tem acesso às decisões tomadas nesse foro mas pretende ter voz e influenciar o Luso, a sua gestão, e todos os Lusos a usar da palavra de forma clara, interventiva e assertiva.

O Movimento tem diretrizes próprias e todas as suas ações vão-se reger por elas. Não são imposições e permitem o livre discurso de todos os seus membros que, não obstante, devem intervir de forma crítica (entenda-se sustentada e pedagógica) tendo em conta que pertencem a um grupo que se propõe a recuperar a credibilidade do Luso como Site de escrita e opinião.

O Movimento tem em carteira várias atividades, intervenções, iniciativas (algumas descritas na apresentação) e até compromissos que, mais uma vez, se espera que sejam multiplicadas(os) pela adesão e interesse de novos elementos. São estas acções que apontam para uma remotivação dos Lusos (os que se importam com o site) e para uma desmobilização dos que pouco mais fazem do que, pura e simplesmente, usar o Luso como se fosse o tapete de limpar os pés.

As questões pessoais no Luso não são algo em que possamos intervir diretamente (é da competência da "administração" ou do que sobra dela, geri-las) mas será tema de intervenção crítica e, numa tentativa de "contágio", tentar que a cordialidade entre os membros do movimento influencie a vida do Luso positivamente.

Entendeu bem. A princípio será um Luso dentro do Luso que pretende fazer renascer o Luso do marasmo e do mau estado em que se encontra. O sonho é que que o Movimento pró-Luso cada vez menos faça falta e que se venha a diluir no Site novamente. Para já, enquanto tivermos num Luso mau, o Movimento é necessário.

O Movimento já tem uma base de funcionamento, um núcleo coordenador, um corpo disposto a trabalhar (todos os aderentes) e uma voz democrática. Só falta os Lusos perceberem que o Luso, neste momento, precisa desta voz.

Qualquer um se pode juntar ao movimento com quatro condições:

Ser participativo, crítico, não levar questões pessoais para o espaço do Movimento e aceitar o que é aprovado pela maioria (o pró-Luso rege-se pela vontade dos seus membros).

Valdevinoxis

Criado em: 29/5/2012 23:04
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
sem nome
I have a dream...

Martin Luther King Jr.

Eu tenho um sonho

Também eu tenho um sonho, estarei presente no meu Luso Poemas para acrescentar o que estiver ao meu alcance.

Vou acreditar

JLL

Criado em: 29/5/2012 23:39
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Membro de honra
Membro desde:
31/3/2008 17:45
De Braga
Mensagens: 8096
Ao Runa:

"Antes de me decidir se serei ou não um pró-Luso, gostaria que me esclarecessem alguns pontos, que para mim não ficaram claros, tais como:

Que medidas pensam tomar para que o site deixe de ser um depósito de textos? Serão os textos submetidos a uma aprovação prévia, ou serão incentivados a abandonar o site os usuários que não satisfaçam os requisitos mínimos de qualidade?"

- pretender que o site deixe de ser um mero depósito de textos apenas quer dizer que há que dinamizar o site; o movimento não incentiva ninguém a sair, nem sei como se poderia avaliar a qualidade de usuários, quando muito de textos. Não se trata sequer de filtrar textos, porque nem é isso que se pretende, nem o movimento pretende administrar o site.

"O que é entendido por livre opinião sobre o que se lê? Há muito quem aqui confunda livre opinião com o direito de poder ofender outrem."

Penso que é exagero dizer que há no site muito quem confunda livre opinião com o direito de ofender; haverá muito mais quem confunda uma crítica a um texto, com ofensa pessoal; pensamos que há que trabalhar o espírito a fim de todos quantos for possível participem de forma mais ativa no acto que é escrever, argumentar, interpretar e dizer o que pensa, e ouvir o que os outros pensam, com a necessária elevação do dialogo.

"Que atitude pensam tomar para incrementar a desmotivação naqueles que aqui vêm deixar todo o tipo de intervenções?"

- temos ideias em discussão, e todas as que vierem serão bem vindas; curioso? junta-te a nós, tenho a certeza que vais gostar e dar uma valiosa contribuição.

"Como vão ser resolvidas as questões pessoais que por aqui abundam?"

- o movimento não é administração, nem pretende administrar o site.

"Pelo que pude depreender das Diretrizes internas do Movimento, este será quase como um Luso dentro do Luso. Ou não entendi bem?"

- pode ser entendido assim, no entanto, eu apenas sinto o movimento como um grupo que gosta deste site, quer o melhor para ele, para os seus usuários, e por uma questão de responsabilidade já que somos um grupo social, pretende contribuir para o seu bem estar e crescimento, na perspectiva do seu envolvimento com as letras.

Espero ter respondido.

Cumprimentos
Roque

Criado em: 30/5/2012 7:54
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Membro de honra
Membro desde:
17/7/2008 21:41
Mensagens: 2207
Camaradas,
Não há a intenção, pelo menos assim penso, de rotular autores / textos através de critérios objectivos para se dizer que possuem ou não qualidade. Embora estes critérios possam ser encontrados, até com alguma facilidade, creio que esse não é, nem deve ser, o caminho.
Em tempos, escolhi um leque de 20 autores e sobre o que estes produziram num determinado período de tempo, escrevi uma curta nota.
Quem estas leu, recordar-se-á que escolhi como "a autora" do sítio a Alexis.
Ora bem, fi-lo porque ela não tinha medo do risco, da experimentação e esta é, na minha perspectiva, a função de espaços como estes: há que dar a possibilidade do erro, do risco a quem exerce o acto criativo. Se o critério adoptado por mim fosse outro, muito certamente que faria uma selecção de autores bem diferente.
O Luso é um espaço para todos, sem excepção e por ser um espaço para todos deve acolher de bom grado a opinião.
Como em tudo na vida, há que nos reger pelo bom senso, pela sã convivência, pelo que o acto crítico, o acto opinativo deve-se cingir ao texto e não extravasar essa dimensão.
Só pela opinião alheia nos é possível vislumbrar outros caminhos criativos.
É verdade, é preciso não esquecer que até um mau poema pode ser gerador de um bom poema.
Um abraço
Xavier Zarco

Criado em: 30/5/2012 8:39
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Colaborador
Membro desde:
17/9/2007 20:42
De Barreiro
Mensagens: 1273

Depois do que foi dito pelo Valdevinoxis, pela RoqueSilveira e pelo Xavier_Zarco, resta-me apenas acrescentar que a essência inicial do Luso-poemas foi perdida algures no tempo. Por culpa de uns e inércia de outros.

O site cresceu em quantidade de utilizadores, e perdeu em qualidade. Não na qualidade dos textos publicados, que essa não é mensurável, mas em qualidade de site de escrita. E é essa qualidade que pretendemos recuperar.

Queremos que o Luso-poemas continue a ser o “site de poemas, cartas e pensamentos onde você pode deixar um pouco de si”, mas que volte a ser um sítio aprazível onde os dois lados da mesma moeda, leitores e escritores, se sintam em casa. E para que se sintam em casa não basta chegar aqui, depositar/elogiar textos e ir embora. Há que criar mecanismos para dinamizar o site, incentivar a crítica (porque se aprende com a crítica), promover o são convívio entre os utilizadores… há uma panóplia de coisas que se pode fazer para que deixemos para traz o marasmo que tem grassado no luso-poemas.

Todos aqueles que, tal como nós, querem fazer parte da solução e não do problema, juntem-se a nós para recuperar o Luso-poemas. Basta respeitar as quatro directrizes do movimento: ser participativo, crítico, não levar questões pessoais para o espaço do Movimento e aceitar o que é aprovado pela maioria (o pró-Luso rege-se pela vontade dos seus membros). E desejamos que, um dia, esperamos que rapidamente, estas quatro directrizes fundamentais sejam as linhas mestras do site.

Criado em: 30/5/2012 10:14
_________________
Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso

Membro desde:
28/7/2009 9:35
De
Mensagens: 10439
Bem, parece-me que o assunto é sério, ou seja, há uma vontade de trazer um novo brilho ao espaço e também alguma tranquilidade, e eu depois de tudo o que li, vou continuar a andar por cá, regressando brevemente.
No entanto, quero deixar aqui dito que por membros deste movimento e outros, já fui alcunhada de pimba, de puta velha etc etc, e até fui brindada com uma crónica depreciativa não só à poesia como à minha pessoa, portanto, não é minha intenção aderir, mas me motiva a continuar, quem sabe não obtenha destas mesmas pessoas criticas honestas, sem os costumados tiques maldosos.

Já sei que não trago nada de novo, dirão os do movimento, mas como faço parte do Luso, sou livre de dizer do meu sentir.

Desejo-vos que essa vontade vá avante e faça do Luso um espaço sem quezílias onde todos se sintam em casa, e mais, onde possamos aprender, pois verdade seja dita eu sinto que foi aqui que ganhei um gosto maior pela escrita e a meu ver ganhei também recursos verbais que me ajudam hoje a comunicar-me e a exprimir-me.

Que venham então de boa vontade e bom senso.




Criado em: 30/5/2012 10:18
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Colaborador
Membro desde:
24/4/2010 18:55
De Santo Antonio Cavaleiros
Mensagens: 1174
Fiquei satisfatoriamente esclarecido e, se é para a melhoria do site, então faço minhas as palavras do JOSELUISLOPES: Vou acreditar.

Podem contar comigo.


P.S. Obrigado pelos esclarecimentos


Abraço

Runa

Criado em: 30/5/2012 19:04
Transferir o post para outras aplicações Transferir



« 1 (2) 3 4 5 ... 8 »




Links patrocinados