383. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - ANA SOPHIA DINIZ.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de ANA SOPHIA DINIZ.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Há um espaço vazio aqui neste meu peito,
Um resquício de luz de confrarias...
O pacato sol, que fez do meu leito,
A unanimidade burra e vazia...

Há uma concha no oceano,
Que em verde plano se agiganta,
Uma fronteira virginal do meu pecado;
Um lamento vivido e derrotado;
Há uma gota dentro do meu engano.

Há a tormenta dos grandes furacões!
A saudade que macula as ilusões,
O resgate mor dos meus sentidos,
A palavra amor, cantada ao ouvido...

A pele em terçã alquimia,
O Deus que ilumina minhas manhãs,
Haja então, minha voz rouca e temida,
Pra me guiar na intemperada vida,
Há de existir uma mulher em mim!

Pra me estender a mão junto a meu fim!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=17005 © Luso-Poemas

O poema constrói-se como uma sucessão de imagens simbólicas que procuram traduzir estados emocionais complexos — vazio, tormenta, saudade, pecado, resgate — articulados numa linguagem que oscila entre o abstrato e o sensorial. A abertura — “Há um espaço vazio aqui neste meu peito, / Um resquício de luz de confrarias...” — estabelece uma tensão entre ausência e claridade. A expressão “resquício de luz de confrarias” é particularmente interessante: associa o peito a uma espécie de ritual antigo, quase religioso, sugerindo que o vazio não é apenas emocional, mas também espiritual. A ortografia é correta, embora “confrarias” seja uma escolha lexical que confere ao verso um tom arcaizante.

A linha seguinte — “O pacato sol, que fez do meu leito, / A unanimidade burra e vazia...” — introduz uma crítica implícita à passividade. O “pacato sol” transforma o leito em “unanimidade burra”, expressão forte que sugere conformismo, rotina, talvez desilusão. A construção sintática é fluida, embora marcada por uma ligeira irregularidade na pontuação, com vírgulas que poderiam ser ajustadas para maior precisão.

A segunda estrofe — “Há uma concha no oceano, / Que em verde plano se agiganta, / Uma fronteira virginal do meu pecado; / Um lamento vivido e derrotado; / Há uma gota dentro do meu engano.” — articula uma sequência de imagens marítimas e simbólicas. A concha que se agiganta em “verde plano” sugere expansão emocional, talvez memória ou desejo. A “fronteira virginal do meu pecado” é uma imagem forte, que combina pureza e transgressão, reforçando a ambiguidade emocional do eu lírico. A construção “um lamento vivido e derrotado” aproxima-se de uma formulação melancólica eficaz. A estrofe mantém coerência interna, embora a acumulação de imagens possa criar certa densidade que exige leitura atenta.

A terceira estrofe — “Há a tormenta dos grandes furacões! / A saudade que macula as ilusões, / O resgate mor dos meus sentidos, / A palavra amor, cantada ao ouvido...” — desloca o poema para um registo mais intenso. A “tormenta dos grandes furacões” funciona como metáfora da desordem interior, enquanto “a saudade que macula as ilusões” articula a ideia de que o passado interfere no presente, contaminando expectativas. A expressão “resgate mor dos meus sentidos” é incomum, mas eficaz, sugerindo que o amor é simultaneamente destruição e salvação. A ortografia é correta, e a cadência desta estrofe é mais marcada, aproximando-se de um tom quase declamatório.

A quarta estrofe — “A pele em terçã alquimia, / O Deus que ilumina minhas manhãs, / Haja então, minha voz rouca e temida, / Pra me guiar na intemperada vida, / Há de existir uma mulher em mim!” — introduz uma dimensão mais introspectiva e espiritual. A expressão “pele em terçã alquimia” é enigmática: “terçã” remete a febre, o que sugere transformação dolorosa. A presença de Deus como luz das manhãs reforça a busca por orientação. A “voz rouca e temida” funciona como símbolo de força interior, embora marcada por desgaste. A afirmação “Há de existir uma mulher em mim!” é o ponto mais forte do poema: sintetiza a ideia de que o eu lírico procura uma parte de si que seja capaz de acolher, proteger e resistir. A construção é clara e emocionalmente eficaz.

O fecho — “Pra me estender a mão junto a meu fim!” — encerra o poema com uma nota de vulnerabilidade. A mão que se estende no fim sugere necessidade de apoio, talvez reconciliação consigo próprio. A construção é simples, mas coerente com o tom geral do texto.

O poema inscreve-se num estilo lírico-simbólico contemporâneo, marcado por imagens densas, vocabulário arcaizante em alguns momentos, e uma oscilação entre espiritualidade, introspeção e melancolia. A força do texto reside na riqueza imagética e na capacidade de transformar estados emocionais em símbolos concretos. A fragilidade está na ocasional opacidade de certas imagens e na irregularidade rítmica, mas o conjunto mantém coerência interna e expressa de forma clara a luta entre vazio, memória e busca de sentido.

Criado em: Hoje 19:16:14

Links patrocinados