414. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Paula.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Paula.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Abrem-se portas a memorias de um passado submerso
Tudo o que eu escondia dentro de um pequeno universo
Sem qualquer culpa sobre qualquer acto cometido
Sinto a responsabilidade de um sucesso nunca obtido.

Por mais que lute não faço ou sou suficiente
Para salvar qualquer alma que se sinta doente
Todas elas falham sobre a palma da minha mão
E numa angustia agora mergulho o meu coração.

Procuro na dor a liberdade da minha mente
E por isso o meu corpo sofre doentemente
A bebida que não me arrefece a angustia
Que eu procuro afogar sem qualquer denuncia.

Grito o horror que se pronuncia em silencio
Tempestades dentro do meu tão proclamado império
Abandono-me num canto sem qualquer salvação
Respiro a agonia que para sempre sobreviverá no meu coração.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18483 © Luso-Poemas

O poema apresenta-se como uma confissão de exaustão emocional, articulada em quadras de ritmo regular, onde a repetição de imagens de dor, angústia e fracasso reforça a sensação de peso interior. A ortografia é, no geral, correta, embora haja pequenos deslizes: “memorias” deveria ser “memórias”; “acto” deveria ser “ato” segundo o Acordo Ortográfico; “doentemente” é semanticamente válido, mas pouco usual; “angustia” deveria ser “angústia”; “proclamado” está correto, mas a construção “tão proclamado império” é sintaticamente ambígua. Apesar disso, o texto mantém coerência formal e fluidez.

A abertura — “Abrem-se portas a memórias de um passado submerso / Tudo o que eu escondia dentro de um pequeno universo” — estabelece o tom introspectivo. A metáfora das “portas” que se abrem para um passado submerso sugere revelação involuntária, enquanto o “pequeno universo” funciona como símbolo de interioridade contida. A construção é clara e eficaz, articulando o conflito entre ocultação e exposição.

A estrofe seguinte — “Sem qualquer culpa sobre qualquer ato cometido / Sinto a responsabilidade de um sucesso nunca obtido.” — introduz tensão entre inocência e peso moral. A repetição de “qualquer” reforça a ideia de ausência de culpa, contrastando com a responsabilidade sentida. A expressão “sucesso nunca obtido” aproxima o poema de um registo de frustração existencial, sugerindo que o sujeito poético se confronta com expectativas não cumpridas.

A secção — “Por mais que lute não faço ou sou suficiente / Para salvar qualquer alma que se sinta doente” — desloca o foco para a incapacidade de ajudar outros. A construção “não faço ou sou suficiente” é sintaticamente irregular, mas compreensível dentro do tom confessional. A ideia de “salvar qualquer alma” aproxima o poema de um registo quase messiânico, que é imediatamente frustrado pela incapacidade expressa. O verso seguinte — “Todas elas falham sobre a palma da minha mão / E numa angústia agora mergulho o meu coração.” — reforça a sensação de impotência. A imagem da palma da mão como espaço onde tudo falha é eficaz, sugerindo responsabilidade excessiva ou peso emocional insuportável.

A estrofe — “Procuro na dor a liberdade da minha mente / E por isso o meu corpo sofre doentemente” — articula a relação entre dor e libertação. A ideia de procurar liberdade na dor aproxima o poema de um registo existencial, onde o sofrimento é visto como via de autoconhecimento. A construção “sofre doentemente” é incomum, mas reforça a intensidade do sofrimento físico e emocional.

A passagem — “A bebida que não me arrefece a angústia / Que eu procuro afogar sem qualquer denúncia.” — introduz elemento de fuga. A bebida surge como tentativa de alívio, mas falha, reforçando a sensação de desespero. A expressão “sem qualquer denúncia” sugere silêncio, ocultação, talvez vergonha, aproximando o poema de um registo confessional mais sombrio.

A estrofe seguinte — “Grito o horror que se pronuncia em silêncio / Tempestades dentro do meu tão proclamado império” — articula contraste entre grito e silêncio. A imagem das tempestades internas reforça a ideia de desordem emocional. O “tão proclamado império” é expressão ambígua: pode referir-se ao próprio eu, à vida interior ou a uma identidade outrora afirmada e agora em ruínas.

O fecho — “Abandono-me num canto sem qualquer salvação / Respiro a agonia que para sempre sobreviverá no meu coração.” — encerra o poema com intensidade. A ideia de abandono e ausência de salvação reforça o tom de desespero. A expressão “para sempre sobreviverá” sugere permanência da dor, aproximando o poema de um registo trágico.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑confessional dramático, marcado por imagens de sofrimento, introspeção e impotência. A força do poema reside na coerência emocional e na cadência regular que acompanha a sensação de peso interior. As fragilidades surgem em alguns deslizes ortográficos e construções sintáticas irregulares, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta densidade emocional e ritmo adequado ao conteúdo.

Criado em: Hoje 20:40:49

Links patrocinados