435. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - AndraValladares.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de AndraValladares. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Te encontrei... numa profusão de cores
da luz refratada em seus olhos.
Gentil convite ao mundo dos sonhos,
doce alento a um coração
exaurido de forças para suportar
as turbulentas águas da paixão.

Te segui... em sonhos mil,
nas asas das borboletas,
pelas campinas verdejantes,
nos castelos, desertos, florestas,
por luas, estrelas e planetas...
Mas seu rastro se apagou
na cauda dos cometas.

Me perdi... nas brumas do desejo.
Feito louca, rasguei a alma.
Descuidada, deixei pender a máscara.
Mortalmente ferida,
clamei aos céus pela luz...
Mas apenas me restaram fragmentos,
fugazes gotas de ilusão.

Despertei... na alameda da saudade.
Enfim abri os olhos para o azul,
como um náufrago após a tempestade.
Num profundo suspiro, meditei.
Recolhi meus cacos, reergui meus muros...
E prossegui pela estrada deserta
em busca da paz.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=19124 © Luso-Poemas

O poema organiza-se em quatro movimentos marcados pela anáfora “Te encontrei… / Te segui… / Me perdi… / Despertei…”, que estrutura a progressão emocional desde o deslumbramento inicial até à reconstrução interior. A ortografia é, no geral, correta, com apenas pequenos detalhes: “Feito louca” poderia ser “Feita louca” para concordância com o sujeito feminino implícito; “descuidada” confirma essa leitura, reforçando a necessidade de concordância anterior. A pontuação é bem distribuída, com reticências usadas de forma expressiva e não excessiva. A sintaxe é fluida, com predominância de orações coordenadas e imagens encadeadas que sustentam o tom lírico.

A primeira secção — “Te encontrei... numa profusão de cores / da luz refratada em seus olhos.” — estabelece o tom sensorial. A imagem da luz refratada é precisa e cria atmosfera de encantamento. A construção “Gentil convite ao mundo dos sonhos, / doce alento a um coração / exaurido de forças para suportar / as turbulentas águas da paixão.” apresenta metáforas coerentes: o coração exaurido e as águas turbulentas reforçam a fragilidade emocional do sujeito. A sintaxe é clara e bem articulada.

A segunda secção — “Te segui... em sonhos mil, / nas asas das borboletas, / pelas campinas verdejantes, / nos castelos, desertos, florestas, / por luas, estrelas e planetas...” — expande o campo imagético para um universo onírico. A enumeração é extensa, mas mantém ritmo e coerência. A frase “Mas seu rastro se apagou / na cauda dos cometas.” funciona como quebra abrupta da fantasia, introduzindo perda e desorientação. A imagem é eficaz e bem construída.

A terceira secção — “Me perdi... nas brumas do desejo. / Feito louca, rasguei a alma. / Descuidada, deixei pender a máscara.” — apresenta o momento de ruptura. A expressão “rasguei a alma” é intensa, mas não excessiva dentro do registo adotado. A construção “Mortalmente ferida, / clamei aos céus pela luz...” reforça o dramatismo, sem cair em exagero. A frase “Mas apenas me restaram fragmentos, / fugazes gotas de ilusão.” encerra o movimento com clareza simbólica: a perda transforma-se em fragmentação interior.

A última secção — “Despertei... na alameda da saudade.” — marca o retorno à consciência. A imagem da “alameda da saudade” é eficaz, sugerindo caminho emocional e não físico. A construção “Enfim abri os olhos para o azul, / como um náufrago após a tempestade.” apresenta metáfora clara e bem articulada. A sequência “Recolhi meus cacos, reergui meus muros...” retoma a ideia de reconstrução interior, sem dramatismo excessivo. O fecho — “E prossegui pela estrada deserta / em busca da paz.” — encerra o poema com sobriedade e coerência temática.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑narrativo contemporâneo, marcado pela estrutura em etapas, pela utilização de imagens sensoriais e cósmicas, e pela construção de uma jornada emocional que vai do deslumbramento à queda e, finalmente, à reconstrução. A força do poema reside na clareza das metáforas, na progressão bem delineada e na cadência suave que acompanha cada movimento. As fragilidades são mínimas, sobretudo na concordância pontual de “Feito louca”, mas não comprometem a unidade formal. O conjunto apresenta consistência, ritmo e uma voz poética que articula dor e superação com equilíbrio.

Criado em: Hoje 19:25:12

Links patrocinados