462. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - neida magnago.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de neida magnago. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

SILÊNCIO
É noite.
As batidas de meu coraçâo interrompem o meu silêncio.
Silêncio na alma, no quarto, coraçâo em fragalhos.Houve-se somen
te o barulho das ondas do mar,convidando-me para sair do fundo
do poço. Meu peito explode. Estou profundamente triste e só.
A lembrança e a saudade de alguem se alojam no meu íntimo.
Lembranças de meus pais, de alguem que está no meu caminho.
Passam-se as horas e eu rolo na cama, com saudade de alguem
que nâo sabe que existo.
Silêncio. Vida sem amor.Escuridâo na alma, soluços baixinhos
incontidos. Amanhece. O canto dos pássaros me chamam para
um novo dia de desencontras, sofrimentos,angustias...
É no silêncio de minha vida, que agadeço a Deus po mais um dia .
Um dia de silêncio.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=20080 © Luso-Poemas

O texto apresenta-se como crónica poética de forte tonalidade confessional, construída em períodos curtos e fragmentados que procuram reproduzir o ritmo emocional da noite, da solidão e da memória. A estrutura é marcada por frases interrompidas, por elipses e por uma pontuação irregular que, embora contribua para o efeito de desorientação, revela também fragilidades formais. A ortografia apresenta diversos deslizes: “coraçâo” deveria ser “coração”; “fragalhos” não existe na norma — o termo correto seria “frangalhos”; “Houve-se” está incorreto, o adequado seria “Ouve-se”; “somen te” apresenta separação indevida; “alguem” deveria ser “alguém”; “nâo” deveria ser “não”; “desencontras” parece erro por “desencontros”; “agadeço” deveria ser “agradeço”; “po” deveria ser “por”. Estes erros, embora não impeçam a compreensão, interferem na fluidez e na credibilidade formal do texto.

A abertura — “É noite. / As batidas de meu coraçâo interrompem o meu silêncio.” — estabelece o tom introspectivo. A construção é simples e eficaz, com paralelismo entre o silêncio e o corpo. A frase seguinte — “Silêncio na alma, no quarto, coraçâo em fragalhos.” — reforça a atmosfera, mas o erro lexical compromete a força da imagem. A secção — “Ouve-se somente o barulho das ondas do mar, convidando-me para sair do fundo do poço.” — apresenta metáfora clara, com sintaxe correta, embora o uso de “fundo do poço” seja expressão convencional. A frase “Meu peito explode. Estou profundamente triste e só.” mantém coerência emocional, com cadência marcada.

O bloco — “A lembrança e a saudade de alguém se alojam no meu íntimo. / Lembranças de meus pais, de alguém que está no meu caminho.” — articula memória e perda. A construção é sintaticamente correta, embora repetitiva. A secção seguinte — “Passam-se as horas e eu rolo na cama, com saudade de alguém que não sabe que existo.” — apresenta cadência fluida, com uso adequado de vírgulas. A frase é clara e eficaz, reforçando o sentimento de invisibilidade.

A passagem — “Silêncio. Vida sem amor. Escuridão na alma, soluços baixinhos incontidos.” — utiliza fragmentação para intensificar o tom dramático. A construção é correta, com imagens coerentes. O bloco — “Amanhece. O canto dos pássaros me chamam para um novo dia de desencontras, sofrimentos, angústias...” — apresenta erro de concordância (“me chamam” deveria ser “me chama”, concordando com “o canto”), além do já referido “desencontras”. A cadência, contudo, mantém o movimento de passagem da noite para o dia.

O fecho — “É no silêncio de minha vida, que agradeço a Deus por mais um dia. / Um dia de silêncio.” — encerra o texto com retorno ao tema central. A construção é sintaticamente correta, embora a vírgula após “vida” seja desnecessária. A repetição final reforça a circularidade temática.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑confessional, com elementos de crónica intimista, marcado pela exploração da solidão, da saudade e da busca de sentido. A força do texto reside na atmosfera emocional e na simplicidade das imagens, que traduzem de forma direta o estado interior da narradora. As fragilidades concentram-se nos erros ortográficos, nas quebras indevidas de palavras e em algumas construções sintáticas que poderiam ser mais precisas. Apesar disso, o conjunto mantém unidade temática e apresenta voz que procura transformar o silêncio em matéria poética.

Criado em: Hoje 7:34:17

Links patrocinados