513. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - vestidadeagua. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de vestidadeagua. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Vou conter meus arroubos. Necessito flutuar no vácuo existente em mim Esgotei-me buscando fórmulas. Não existem. A química surge por si. Vem e delata a fragilidade. Esmaga qualquer simbolismo. Faz-me vilã, faz-me vítima, uma pedinte quase sem fim. Em vão persigo anseios. São como plumas, levitam ao sabor do vento. Ou então grudam na pele. Ferem, sangram, partem-me ao meio. Cravam as unhas. Tiram-me o fôlego. Fazem-me fantoche. E nada. Absorvem minha energia, meu eu lírico, minha fantasia. E nada. À flor da pele, nervos expostos, mastigo a ira com chocolate. Mas a alma não se arrefece. Incendeia a equação da genealogia. No meu vácuo, o fogo crepita. Labaredas espalham meus instintos À flor da pele, sou chama. Mistura onírica. Desisto. Não mais me contenho. Bandeira hasteada, eu sigo o meu norte... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=22301 © Luso-Poemas O poema desenvolve-se através de um movimento de esgotamento emocional que culmina numa tomada de posição afirmativa. A voz poética parte da intenção de contenção para chegar à aceitação dos próprios impulsos, criando uma progressão interna coerente e bem definida. A estrutura fragmentada, composta por versos curtos e médios, favorece a sensação de pensamento em curso, aproximando o texto de uma escrita confessional e reflexiva. A linguagem é predominantemente simbólica, mas mantém um grau de inteligibilidade que impede a deriva para a abstração excessiva. A abertura — “Vou conter meus arroubos” — apresenta uma declaração de intenção que logo é contrariada pelo desenvolvimento subsequente. Essa tensão entre vontade e incapacidade constitui o eixo central do poema. A expressão “Necessito flutuar no vácuo existente em mim” introduz uma imagem interessante: o vazio interior não surge como ausência, mas como espaço habitável, um lugar onde a consciência procura suspender-se. O “vácuo” reaparecerá mais tarde, funcionando como elemento estruturador da composição. O bloco dedicado à procura de fórmulas e à rejeição da racionalização é particularmente relevante. “Esgotei-me buscando fórmulas. / Não existem.” estabelece uma ruptura clara com qualquer tentativa de domesticar emocionalmente a experiência. A afirmação seguinte — “A química surge por si” — introduz uma visão quase inevitabilista do desejo e das emoções. A palavra “química”, por ser frequentemente associada às relações afetivas contemporâneas, aproxima o poema de um registo atual sem comprometer a densidade simbólica. A sequência “Vem e delata a fragilidade. / Esmaga qualquer simbolismo” é uma das mais fortes do texto. Existe aqui uma oposição interessante entre experiência vivida e construção simbólica. O sentimento é apresentado como algo que destrói os mecanismos de sublimação e obriga à confrontação direta com a vulnerabilidade. A alternância entre “faz-me vilã, faz-me vítima” introduz uma dimensão psicológica relevante, recusando narrativas simplificadoras de culpa ou inocência. Do ponto de vista gramatical e ortográfico, o texto apresenta bom domínio da norma. Não se observam erros significativos. A pontuação é funcional, contribuindo para o ritmo fragmentado e para a cadência reflexiva. Apenas se poderia questionar a abundância de frases curtas consecutivas, que em alguns momentos produz uma cadência excessivamente sincopada, embora isso pareça resultar de escolha estilística consciente. A parte central do poema é construída através da metáfora dos anseios como plumas. A imagem possui eficácia porque articula simultaneamente leveza e impossibilidade de controlo. A oposição entre a pluma que levita e a pluma que se cola à pele cria um desdobramento expressivo interessante. Quando os anseios passam a “ferir”, “sangrar”, “partir ao meio” e “cravar as unhas”, o texto aproxima-se de uma linguagem corporal intensa, sem cair no excesso melodramático. A repetição de “E nada.” merece destaque. Funciona como espécie de refrão de frustração e desgaste. A repetição interrompe a progressão imagética e cria um momento de vazio discursivo que reforça o sentimento de impotência. Um dos versos mais originais da composição surge em “mastigo a ira com chocolate”. A combinação entre um estado emocional agressivo e um elemento doméstico e quase infantil produz um contraste eficaz. É uma imagem concreta, inesperada e carregada de significação psicológica. A partir daí o poema reencontra o motivo do fogo: “No meu vácuo, o fogo crepita”. A coexistência de vazio e combustão cria uma contradição que funciona bem dentro da lógica emocional do texto. O final abandona a tentativa de resistência inicial. “Desisto. / Não mais me contenho.” opera como resolução narrativa. A expressão “Bandeira hasteada” introduz uma imagem de afirmação e soberania pessoal. O fecho — “eu sigo o meu norte” — utiliza uma metáfora tradicional, mas adequada ao percurso apresentado. O sujeito deixa de procurar fórmulas externas e passa a assumir uma direção própria. Em termos estilísticos, o poema enquadra-se na poesia lírica contemporânea de matriz confessional, com influências da prosa poética e da escrita introspectiva moderna. O texto privilegia o movimento psicológico em detrimento da musicalidade formal, explorando estados emocionais através de imagens simbólicas, corporais e por vezes paradoxais. O principal mérito reside na coerência do percurso interior e na presença de imagens particularmente expressivas, como o “vácuo”, as “plumas” e a “ira com chocolate”. As fragilidades localizam-se sobretudo em algumas abstrações genéricas (“fragilidade”, “simbolismo”, “fantasia”), que pontualmente reduzem a intensidade imagética alcançada noutros momentos. Ainda assim, o conjunto revela unidade temática e uma construção emocional consistente.
Criado em: Hoje 9:17:08
|
|
|
|
||