« 1 2 3 (4)


Re: Proposta Para discussão de temas do interesse de todos
Colaborador
Membro desde:
11/11/2010 0:04
Mensagens: 1160
Caro poeta Fotograma, eu agradeço sua contribuição até por ser você um dos "críticos criticados", por assim dizer. Eu particularmente nada tenho contra críticas de espécie alguma e já tive oportunidade de me manifestar sobre isso em outro espaço (a página do Caio), mas realmente não gosto do tom de ironia que você às vezes imprime nos seus comentários, em muitos casos você ‘exagerou na tinta’ como se diz, até porque sei que você é muito inteligente e não precisa usar este meio para fazer uma boa crítica. Mas por outro lado, entendo que muitas vezes é uma forma de protesto, que eu não compactuo jamais, mas entendo. Eu também quero agradecer pela objetividade de suas respostas e quero destacar uma resposta que achei muito interessante porque você entendeu bem ao que eu me referia também, quando perguntei sobre a contribuição que o autor dá a Literatura, e eu não me referia apenas a contribuição pública e notória mas a preocupação de zelar, de aprimorar sua produção textual e também no sentido de ter em mente se o que se produz é ou não considerado Literatura independente de ser ou não bonito, tal como se entende. Sobre o que entendo ser literatura me manifestarei posteriormente, pois também eu responderei aos meus próprios questionamentos como forma de partilha das minhas opiniões neste instante.

Criado em: 15/11/2012 2:15
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Proposta Para discussão de temas do interesse de todos

Membro desde:
2/3/2007 19:42
De Queluz
Mensagens: 3731
Angela.Rolim
Entrei neste site vai fazer seis anos em Março e já assisti a muita coisa que por cá aconteceu(se quiser dar uma voltinha por este fórum, encontrará toda a história do site por aí espalhada pelos vários tópicos de discussão). Seria do maior interesse que quem aqui se regista não se limitasse apenas a postagens, leituras de outros e comentários... deveria dar uma voltinha pelo fórum a fim de se inteirarem da vida do mesmo, das lutas já travadas tendo como objectivo o crescimento, não só em número mas também em qualidade.
É claro que essas lutas nem sempre foram bem sucedidas e fizeram com que muitos o abandonassem ou por falta de paciência para guerras (cansaço) ou simplesmente por acharem que não valeria a pena desperdiçarem aqui as suas preciosas palavras.
Este site já teve uma outra vida, de harmonia, onde a partilha era uma constante o o relacionamento entre os usuários era genuinamente saudável e onde o respeito imperava, ao contrário de hoje, que é o que se vê...
Foi numa tentativa de recuperar esse ambiente que nasceu aquele projecto do movimento, onde se pretendia voltar a criar iniciativas que envolvessem pelo interesse o maior número de participantes mas que, infelizmente, foi logo degolado por quem não o desejava, ridicularizando-o até. Foi pena!

Foi por querer mostrar um pouco disso que deixei aquele link(mas existem muitos mais, é só procurar nas gavetas do fórum), para que as pessoas pensassem um bocadinho antes de criticarem sem conhecimento de causa.

Eu sou uma das que ainda acredita no site e por isso mesmo por cá me mantenho. Iniciativas como esta sua, são sempre bem vindas, portanto!

Bem haja

Criado em: 15/11/2012 17:48
_________________
*... vivo na renovação dos sentidos, junto da antiguidade das lembranças, em frente das emoções...»

Impulsos

https://socalcosdamemoria.blogspot.com/?

https://www.amazon.es/-/pt/dp/1678059781?fbc...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Proposta Para discussão de temas do interesse de todos
Colaborador
Membro desde:
11/11/2010 0:04
Mensagens: 1160
Cleo creio que você deve ter visto o que falei a este respeito para a Mary numa postagem dela que diz esta desistindo da luta. Lá eu digo a ela exatamente isto hoje vi uma discussão muito bem encaminhada e de uma visão mais ampla, equilibrada e de um excelente nível intelectual, creio que exatamente das pessoas que fazem ou faziam parte deste movimento a que você se referiu. Eu fiquei impressionada mesmo e me senti até totalmente desnecessária nesta minha discussão politicamente correta que aqui trago, pois percebi que vocês todos são heróis da resistência e muito já falaram e discutiram sobre isto. Enfim, a minha única finalidade com isto tudo, foi tentar acalmar os focos de incêndio momentâneo. Embora o que vou postar agora nada tenha de extintor, diria é mais de instigador. Na verdade mudanças só ocorrem quando se quer mudar e se utiliza os métodos certos para isso, mas a questão é quais seriam estes métodos, diante desta babel cega de paixões antagônicas?

Obrigada por suas informações e por sua atenção!


Criado em: 15/11/2012 19:06
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Proposta Para discussão de temas do interesse de todos
Colaborador
Membro desde:
11/11/2010 0:04
Mensagens: 1160
Caro Caio estou lhe devendo um comentário a suas colocações primeiras e farei ponto a ponto como acho que é mais interessante e sei você também :


“meu maior problema com minhas críticas
é que ninguém me ensina a criticar,
daí tenho que aprender praticamente
às cegas. talvez se houvesse aqui
uma cultura de críticas embasadas
em seja lá o que for, teoria, prática,
experiência, técnica e outras coisas,
eu pudesse aprender mais rapidamente”


Eu percebo um leve tom de ironia, mas julgo que você escreve sempre com intencionalidade, pois você mesmo assim disse publica e notoriamente em outras ocasiões.

Se você não sabe criticar, mas quer fazer um comentário mais racional, mas fundamentado teoricamente, não me leve a crer que você não saberia como fazer, mas mesmo assim eu aproveito a oportunidade para dar umas dicas, já que não tenho de fato achado suas críticas, em alguns casos, interessantes.
Eu utilizaria os seguintes recursos:
ler sobre o assunto neste caso específico, sobre o ato de criticar;

ler críticas feitas por ‘experts’ por ser este eu ofício;
se apropriar de conhecimentos sobre o tema que vai criticar no caso específico do Luso sobre Literatura, no sentido amplo para que possa ter base e fundamento teórico para sustentar suas críticas e sobre aspectos formais dos diversos estilos de texto literário ou não;

no caso de dúvida sobre como comentar melhor fazer comentários mais abrangentes e pouco técnicos;

conversar com quem entende mais do que você e tirar dúvidas;

treinar, criticando e criticando com o método de aprendizagem do ensaio e erro, ou mesmo através do diálogo saudável de troca de ideias sempre reconhecendo os erros com humildade e crescendo a partir dele;

evitar justificar sua crítica com fundamentos sem fundamento apenas para dizer que sabe criticar ou que está certo;
dentre outros aspectos.

Mas por outro lado, se quer fazer uma crítica, dar uma opinião seja simples e objetivo, mas convém ser polido já que estamos num site literário e de relacionamento entre poetas amadores na sua maioria. Proporcionar um espaço de discussão a partir da sua crítica é mais interessante que apenas se expressar e sair.

Mas acho e repito que nunca é demais ser humilde, ser objetivo , não desrespeitar o outro, não ser arrogante ou sarcástico pois esta é uma forma bem dissimulada de criticar. Aliás, quem melhor que um poeta, um literato para fazer uso das palavras de tal forma que expressamente não diga algo, mas subliminarmente... muito? Então não se há também de subestimar a inteligência e sensibilidade de quem recebe a crítica, pois, apesar de não estar dito com todas as letras uma ofensa ela pode está bem ali, ululante para quem quiser ver.


Caio:


“costumo aprender com exemplos.
aprendo também, muito, com leitura,
mas é difícil aprender a criticar
sem tentar, sem praticar.”


Tanto concordo com você que disse tudo isso acima.


Caio:


“confundir crítica com ofensa
é comum justamente por conta
dessa cultura exposta em tudo
"ou fala bem ou fecha o bico"
e não posso nunca concordar
com isso. é regime ditatorial.”


Os extremos se constituem no maior perigo em tudo que se faz porque dentro da racionalidade existe uma mediação entre o dois que traz um leque de possiblidades bem mais interessantes. Talvez se os ser humano entendesse isso se entenderia melhor uns com os outros.

Ficar no extremo de não querer ouvir as chamadas ‘críticas negativas’, é entender que seu texto, sua obra é só sua e ai é conveniente pensar, se neste caso não seria melhor, não publicá-los.

A partir do momento que o seu escrito passa a ser visto por mais de uma pessoa, além de você, ele passa a ser objeto de críticas seja de que natureza for e impreterivelmente. Além disso, quando você publica algo tem que entender que suas palavras terão repercussão e você deve estar preparado para isso. Aceitar o direito de ser criticado está na mesma vertente do direito de escrever e publicar, ambas são livre manifestação do pensamento, uma garantia que gozam todos os que vivem sob a égide de um Estado Democrático de Direito.
Acho também que crítica e ofensa são coisas diferentes, mas há que se entender também que existem críticas cujo fito é só ofender e não estou me restringindo só ao âmbito do Luso.

Sobre como criticar já dei a minha opinião nos seus textos intitulados ‘poesias e batatas’ e ‘psicossonetos febris à anticrítica’, você e quem quiser pode ler lá.

Eu devo dizer ainda que chego a pensar as vezes que da forma como certas críticas são feitas elas não são apenas uma forma de exercer o direito à livre manifestação, mas visam garantir à ampla liberdade de dizer o que lhe apraz e ainda fazer piadas, zombar, ridicularizar e depois sair deixando os ecos dos seus risos cínicos , o que para mim não seria nem piada, nem crítica, nem comentário, nem chiste, nem nada a não ser FALTA DE RESPEITO.

Estaria pois, este tipo de crítica no outro extremo. Com este tipo de crítica eu não comungo e digo mais se os fins da crítica são por uma causa nobre, mas os meios utilizados são a imposição de uma categoria superior de pessoas que se julga melhor do que os outros e quer fazer os outros pensar como pensa, os fins não justifica jamais os meios, jamais mesmo.

Ser politicamente correto não é só um modismo é uma ferramenta a ser usada por pessoas que sabem usar a razão com destreza e não desdém para conseguir os fins que almeja.

Se o objetivo de todos aqui no Luso é contribuir para a Poesia tem-se que primar também pela melhoria do nível da produção literária e para isso é necessário que todos comunguem do mesmo interesse pelo menos no mínimo.

Pelo bem de todos, repito e repito, dos Direitos à livre manifestação e da Literatura de boa qualidade é preciso que nunca se deixe de dialogar e avançar.


Caio:


"gostaria muito que o luso-poemas
fosse mais literário e menos
coleguista porque nem só de amor
ou bons sentimentos ou o escambau
(pode dizer escambau, não pode?)
das borboletas e flores bonitas,
das dores de cabeça e coração.

poesia também é lixo e sangue,
é lama, sujeira e desgraça.
poesia é morte, é pus, cólera
e dentes amarelos de fumo.

poesia é tudo quanto provoca
embrulhos no estômago também.

como posso querer um site livre
e, ao mesmo tempo, fedendo a colônia?

não dá, simplesmente não dá."



Eu poderia rearranjar esta sua última pergunta de diversas maneiras:

Como não querer um site ‘cheirando’ a colônia desde que ele tenha bons textos para serem lidos e não cheirados?

Como não querer um site cheirando a colônia desde que todos saibam dar e receber crítica com harmonia e respeito?

Como não querer um site inodoro, com cheiro de flores ou fendendo as coisas que embrulham o estomago desde que todos sejam iguais em direitos e obrigações?

Como querer um site ‘livre’ se fede a algum tipo de dominação ou manipulação de ideias, de ideais e afins?

Como querer ter um site livre se:

Quem gosta de falar só de amor não pode?

Quem quer falar de assuntos que embrulham o estomago e usar palavrão não pode?

Fazer criticas não pode?

Receber critica não pode?

Enfim, o que é ser livre num site literário como este?

Os arranjo seriam inúmeros.

Mas será que pode tantas coisas acontecendo de bom no mudo das letras, tantas ideias boas para serem discutidas, um mundo amplo da Literatura com um espectro de cores maravilhoso a para serem vistos e vivenciados entre todos e se perder tanto tempo por estarmos como postes fixados nos extremos opostos.

Por que a luz não pode vir para todos a partir da aproximação de cada lado até chegar a um ajuste minimamente harmônico ou de mero respeito um pelo outro?

Não sou imbecil a ponto de não saber que o objetivo de muitos que querem realmente ver o Luso como um Site literário de boa qualidade não se prende a pequenas questões, assim sendo:

Nada têm contra o afeto, mas contra comentários só afetuosos, que nada acrescenta a melhoria da produção textual em si, embora afague o autor e possa estimulá-lo a seguir ou a parar de vez, se acostumando com a mesmice;

É sim contra comentários vazios de qualquer coisa afeto e razão, cujo único fim é atrair pessoas para suas páginas para se sentirem bem consigo e com sua autoimagem, eu também sou;

Nada têm contra um site de relacionamento desde que este sirva também para o fim precípuo de um site de Literatura e não apenas para amizade;

Por outro lado não sou imbecil também para não saber que muitos só têm como objetivo postar textos, se relacionar e serem respeitados no seu silêncio e singeleza e nada mais;

Sei que muitos devem pensar que este discurso politicamente correto desta ‘qualquer coisa que digam’ não vai levar a nada e não vai mesmo se não fizerem como eu estou fazendo despregando os pés do extremo onde me encontrava mas tentando manter um equilíbrio.

Agradeço a você Caio e peço desculpas pela empolgação, mas como você é o alvo da maioria das críticas e eu estou me propondo a criar um espaço de discussões, então preciso opinar também.

Agradeço a todos!

Ângela Rolim
Em 15/11/2012


P.S. O luso tem mais de mil inscritos, segundo informações do Caio, mas ativos, participantes eu diria que são bem poucos, talvez uns cem ou cento e cinquenta? Muitos foram na minha página e a do caio e leram nossos convites para vir aqui, vieram leram, mas muito me impressiona como nem com agitação de um lado, parcimônia e panos quentes do outro o silêncio, da maioria, não se quebra nem de um lado, nem de outro o que para mim é uma grande resposta.

Criado em: 15/11/2012 19:49
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Proposta Para discussão de temas do interesse de todos
Membro de honra
Membro desde:
28/9/2011 23:22
De Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898
não lembro de ter adicionado ironia aí, haha

mas sim, pretendo desenvolver um embasamento
teórico para meus comentários críticos, mas
sem perder também o lado empírico porque
o considero muito importante.

tendo você como "peça neutra",
acha que meus comentários críticos
demonstram algum ar de arrogância?
deixo claro não ser minha intenção
transmitir esse pensamento.

posso, por vezes, tentar ser irônico,
sarcástico. sempre incisivo, mas cordial,
apesar do palavreado por vezes chulo.
acredito que há como ser cordial mesmo
com o palavreado mais, hmm, enérgico.

o negócio de treinar eu já faço,
tentando sempre aprender com os erros.
não consigo, porém, levar em conta
os argumentos de que minhas palavras
são ofensivas, então não os tomo
como "erros". um dos motivos de
insistir que me mostrem onde
ofendo é justamente esse.

acho um tanto difícil a inibição
da ironia e do sarcasmo ou até
mesmo do puro chiste para criticar
já que isso pode ser um estilo
próprio do autor. um exemplo
que gosto de usar, pra ver
se ele aparece e zomba
da minha cara, é o jaber,
ácido e mordaz, mas
bastante crítico.


ultimamente tenho optado pelo outro extremo
porque sempre fui muito "bonzinho" aqui no luso.
por notar que isso não trazia nenhuma evolução
ao luso-poemas, fui do oito pro oitenta.

olha no que deu!

depois de ser finalmente ouvido,
ainda que com gritos e esperneios,
posso lentamente transformar a voz
crítica em algo mais polido. ainda
assim, quero desenvolver também
a ironia e tentar manter o caráter
coloquial impresso nos meus comentários.

a propósito, gosto de ser alvo de críticas,
seja em atitudes, seja em textos. aprendo
muito com cada "pancada". sempre relevantes.



"O luso tem mais de mil inscritos,
segundo informações do Caio"

bom, para ser mais exato,
o luso tem cerca de quinze
mil inscritos. poucos são,
de fato, ativos no site,
e a informação que colhi
foi de que, nos últimos
noventa dias, pouco mais
de mil usuários acessaram
o luso-poemas.




Criado em: 17/11/2012 4:56
_________________
alguns anos de solidão - blogue

"ah, meu deus do céu, vá ser sério assim no inferno!"
- Tom Zé
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados