Comentário a "Nos teus vocábulos " - de Abissal

Membro desde:
6/11/2007 15:11
Mensagens: 1940
Este comentário também pode ser lido na secção de comentários anexa ao texto.
No fim do mesmo, pode-se ler o poema na integra.



Eu favoritei este poema pelo verso mais prosaico que nele nos apresentaste, o último. Desconcertante...

Três estrofes, não muitos versos, rima livre e despreocupada de métrica e outros formalismos, há neste poema uma constante que é indisfarçável: o sorriso.
Pelo meio há alguns pedidos de desculpas, não sei se assim tão sentidos quanto isso.

É um poema feliz, apesar de tudo, que consegue fugir, por um triz, do enjoativo e do lamechas.

Acho, por exemplo, o verso "...Por favor, sorri comigo,..." uma proposta indecente a caminhar para o erótico.

Na primeira estrofe apresentas, desde logo, um verbo reflexo com que me identifico imenso "...perco-me...". Os "...vocábulos..." com "...certezas..." fazem a apresentação do interlocutor do sujeito poético, e essa admiração patente.

O último verso da primeira estrofe é o momento mais negro, no meio de muita luz. Os calos têm muita idade e dor.
As "...lágrimas...", essas podem ter várias origens, como a felicidade, mas o pedido de desculpas parece indicar outra.

Outro dos momentos que é de destacar, aparece nestes dois versos da terceira estrofe:
"...Quando te escondes
Invades a minha zona..."
E é giro como o esconderijo de alguém pode ser o território doutrém.

Do último verso já falei.



No teus vocábulos


Perco-me nas certezas dos teu vocábulos,
És tão difícil, mas para mim és tão óbvio, não tens filtros.
Sorrio,
Desculpa por sorrir das tuas lágrimas,
Calejei tudo o que me possa incomodar.

Por favor, sorri comigo,
Amanhã pode ser tarde,

Sabes,
Aquilo que nos ficou de loucos
Quando te escondes
Invades a minha zona.
Apetece-me sorrir agora.

Se eu sou gorda, tu és tão parvo.


Criado em: 5/2/2022 14:12
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Comentário a "Nos teus vocábulos " - de Abissal
Administrador
Membro desde:
2/10/2021 14:11
Mensagens: 422
.
Estava a reler o poema da Abissal (adorável!) e lembrei-me de cenas de uma série que comecei a ver ontem na HBO:
Open in new window

Criado em: 9/2/2022 19:15
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados