Comentário a "rostos do oeste" de benjamin

Membro desde:
6/11/2007 15:11
Mensagens: 1943
Este comentário também se encontrará disponível no perfil do utilizador na caixa de comentários do poema.
O poema, na sua íntegra, estará legível após o comentário.

Há no título deste poema uma morada e um plural. Os rostos, como quem partilha algo, e algures.
O oeste como fim, como poente, como início da noite...
Começa este poema com um acto de perdão, sob uma arena versos, hurras, ecos e acção sobre acção em que se revela um primeiro conhecimento e uma distanciação aparente.
Primeira estrofe marcada pelo perdão, então.

Na segunda estrofe surge o fascínio (adoro aqui o verbo perseguir-te) induzido pelas inúmeras camadas que certos "rostos" possuem, a pedirem para ser descobertas, ou apenas e tão só protegendo-se. O pretérito imperfeito do verbo leva o leitor a assumir que a perseguição terminou. E aconteceu o encontro.

A terceira estrofe coloca-nos com um enorme número de versos bem construídos. Não é nada fácil destacar um. O sujeito poético é colocado na pele do admirador, duma forma exponencial. Mas há no seu início um processo de identificação com o objecto de admiração, com o "nós" no primeiro verso e "as criaturas de fim de turno" (magnífico). Um "quem" repetido com mestria, exarcerbando um olhar paciente.
Enche-me de inveja esta estrofe. Quiçá, ciúme.

A estrofe seguinte é uma quebra. Foi encontrada uma ligeira clivagem com o que foi proposto na anterior. A descoberta associada ao deslumbramento e ao que muitas vezes o deslumbramento leva. Ao receio e à fuga, ou ao abandono. E como a vida muitas vezes não se vive inteiramente. "Errando outros erros". Ao menos que fossem os erros certos...

A última estrofe é muito violenta, cheia de uma voz que se ouve, verbo falado com que cerzimos anteriormente a pele.

Para memória...
Para fé...
Mas o pretérito perfeito deixou-me baralhado, como se o nunca tiveste, fosse um passado.

Sem dúvida um dos maiores poemas que já li!

Bendita a tua musa!


Nota: o mais certo é eu ter feito uma interpretação completamente ao lado, mas esta, ninguém ma tira.




Rostos do Oeste


perdoei-te bem mais do que
um verso quebrado
os hurras no picadeiro
os ecos do desfiladeiro
o polegar invertido
sobre a arena cada vez mais vazia

perseguia-te há muito
por detrás das lonas
que escondiam grades
que escondiam feras
que escondiam rostos
não máscaras,
como querias fazer crer

e entre nós
- os intérpretes do teu guião
de sangue e lantejoulas
as criaturas de fim de turno -
estava quem, na sombra, te reconheceu
quem da fímbria da tua túnica
fez seu hábito
quem cerziu a pele com o teu verbo
quem engoliu o sexo frio do teu sopro
quem, da frisa lateral,
se avistou, entre os humilhados e os proscritos

foi no deslumbramento da revelação
que te abandonei
e fui sonhando outros sonhos
errando outros erros
fingindo a realidade que sempre me negaste

e pela primeira vez
pude ouvir a tua voz
chamaste-me ingrato
blasfemo
pedaço de vazio...
expulsaste-me do teu poema
e eu agradeci-te:

para memória,
basta a dor de que não me quero desfazer
para fé,
basta a que nunca tiveste em mim

Criado em: 8/10/2023 17:47
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Comentário a "rostos do Oeste" de benjamin/ R.Beça
Administrador
Membro desde:
15/2/2007 12:46
De Porto
Mensagens: 3601
olá

começo a repetir de tanto repetir.me em dizer e afirmar o quanto aprecio estes comentários/análises literárias...
estas abordagens, análises de temas em poesia , diga.se, é algo ingrato, já que a interpretação poética é variável e depende em muito quer da sensibilidade, capacidade de aprofundamento , conhecimento de quem faz estas abordagens.
mergulhar sem medo de se afogar, desvendando significados, a complexidade dos poemas apresentados,identificando metáforas, simbolismos, nuances linguísticas que podem passar despercebidas ao leitor como é o meu caso e neste caso " rostos do oeste" de benjamin que comentei na altura é sem dúvida um poema de magnitude 10 que o autor já me "habituou" aos seus tsunamis poéticos, tu R.Beça enriqueceste a minha compreensão do poema , fazes justiça ao autor e ao poema de uma forma suprema, como poucos fazem

é o que eu acho e ninguém me tira (rsrsrs)

orgulhosa de ambos

atenciosante
HC



Criado em: 9/10/2023 16:23
_________________
" An ye harm none, do what ye will "
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Comentário a "rostos do oeste" p/ R. Beça e HC
Administrador
Membro desde:
2/10/2021 14:11
Mensagens: 422
.
Muito obrigado, caros amigos, pelo entusiasmo com que acolheram o meu texto. É uma honra e um prazer ter leitores assim.
Abraços.

Criado em: 9/10/2023 18:46
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados