Comentário a "sem título" de Paulo-Galvão

Membro desde:
6/11/2007 15:11
Mensagens: 1940
Este comentário também se encontrará disponível no perfil do utilizador na caixa de comentários do poema.
O poema, na sua íntegra, estará legível após o comentário.

Primeiro, estranha-se a simetria na rima da primeira para a segunda estrofe.
Entretando, estranha-se o título.

Acaba-se, com a forma verbal no tempo passado e começa-se no presente, também no que diz respeito às estrofes.

E volto a estranhar o título, e já começo a achar que o poema (sim, é um poema, e não pequeno) devia ter um grande título.

Depois há rimas dentro dos próprios versos como no caso de (logo no primeiro) "no estreito parapeito...". só para reparar que o começo podia ser o meio, já que é feito em minúscula.

"...olhos baços\de sombra acumulada..." tem um sentido amargo muito profundo. A mágoa turva a visão, quer literal, quer metaforicamente.
Mas o "...véu..." da mesma estrofe (coisa de noiva, por exemplo) mantém um ar de inocência que associo à esperança.
Não me parece algo definitivo, apesar de duro, a primeira estrofe.

E volto a estranhar o título.

O saudosismo que surge na segunda estrofe foi bem conseguido, quer na imagética, quer no uso apropriado da metáfora.

E ainda ando engraçado com a rima do "...só..." com "...pó...".
e ponho-me a pensar se o "...parapeito..." não será, afinal, um neologismo.
Ou seja, algo como para-peito. sendo o prefixo designação de "acima de" e peito, bom peito é aquilo que já se sabe...
Que me leva a uma interpretação um pouco diferente: o "...estreito..." coração, por exemplo.


Muito bom!

Favoritei

Apesar do título, que afinal até já acho grande.


sem título


no estreito parapeito
forma-se um véu
diante olhos baços
de sombra acumulada,
só,
resignada.

outrora os braços,
na vista desafogada,
como por defeito
ali pousaram,
no pó,
contemplando o céu.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=370846 © Luso-Poemas

Criado em: 30/12 7:40
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados