(1) 2 3 4 »


Alteraçôes previstas para este mês
Webmaster
Membro desde:
25/1/2006 21:21
De Bombarral
Mensagens: 2331
Olá poetas!

Gostaria de saber a vossa a opinião sobre o seguinte conjunto de alterações que proponho para o luso-poemas:

1- Criar um sistema de "adicionar amigo" idêntico ao existente "adicionar poeta favorito". Este sistema não requer convite nem aprovação. Ao adicionar um poeta como amigo você estará permitindo que ele apareça no seu chat. Você terá uma página para saber quem o adicionou como amigo, assim poderá adicionar quem ainda não adicionou. Poderá ser criado um bloco de poemas para mostrar os poemas recentes dos seus amigos.

2- Criar um sistema de "bloquear usuário" idêntico ao existente "adicionar poeta favorito". Ao bloquear um usuário você impedirá que este entre em contacto consigo(por pm ou chat) ou comente os seus poemas. Os poemas deste usuário serão ocultos das suas listagens pessoais, por exemplo, na aba de recomendados você não verá poemas deste usuário.

3- Retirar a opção de "apagar comentário". Caso não deseje receber mais comentários de um determinado autor você pode usar a função de bloqueio.

4- Alterar a primeira página para mostrar apenas poemas baseados em seus interesses (amigos, favoritos, recomendados). Poderá encontrar os restantes poemas na página geral de poemas.

5- Alterar o limite de "postagens" para 1 poema por hora. Lembro que o limite foi originalmente colocado para evitar que a página de poemas ficasses ocupada com demasiados poemas seguidos de um mesmo autor. Limitar o número de poemas como incentivo à criatividade não é justificação válida. Os poetas poderão decidir quem querem "seguir" usando o sistema proposto acima.

6- Retirar o número de comentários/leituras de todas as listagens. Manter apenas comentários/leituras na página do poema e na página de estatísticas.



Criado em: 15/11/2012 14:04
_________________
TDM
Quotes
Facebook
Eletricista
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Alteraçôes previstas para este mês
Colaborador
Membro desde:
16/10/2012 16:18
Mensagens: 1473
grande intervenção, senhor Trabis. honestamente, achei todos os pontos aceitáveis e bem-vindos

que usuários então bloqueiem quem não gostam, mas adicionaria um subitem a esse item: que a recíproca seja automatizada e seus textos não mais apareçam para mim, para não ter o desprazer de ler um texto e não poder emitir uma opinião

o 6 é excelente para diminuição de egos e a ele ainda acrescentaria a remoção da aba "Comentários Recentes" que tanto o ajuda a inchar

enfim, acho que agrada tanto aos que querem uma rede de afagos quanto aos que querem um meio mais literário

abs

Criado em: 15/11/2012 15:58
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Alteraçôes previstas para este mês
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
Caro Trabis

Em primeiro lugar saudar a incursão (visível) que protagonizas com esta aparição, qual D. Sebastião que regressa envolto em bruma.

Em segundo dizer-te, e para que todos saibam que não te conheço pessoalmente, só por aqui e por uma ou outra PM trocada. Dizer-te também que te tenho como uma pessoa inteligente, ponderada e não concordando como a forma que geres o site isso não influi no juízo de carácter que possa fazer de ti.

Falando do teu carácter, tenho-te como uma pessoa teimosa, mas a teimosia é uma espécie de defeito que muitos se orgulham de ostentar na lapela. Vemos às vezes aquelas espécies de vedetas que dizem que o seu pior defeito é a teimosia, quer dizer: “é giro” dizer-se que se é teimoso. Ora eu não concordo, acho que a teimosia, aquela de se pegar pelos arreios a puxar, a puxar sem arredar pé é altamente prejudicial.

E agora pegando numa qualidade que já te reconheci aqui, a inteligência, deixa de ser teimoso ao menos para pensar e diz aqui sinceramente no que essas medidas vêm acrescentar em termos de qualidade ao site. Quando falo de qualidade, falo daquela que está na génese da criação do mesmo, a literária. Ao transformares isto numa espécie de facebook explica aqui a TODOS qual a qualidade literária que isso vai trazer. Quando o que está na génese da crescente menorização literária do site é exactamente essa espécie de intoxicação dos grupos e grupinhos. O que te propões fazer mais não é que coarctar definitivamente o carácter livre que o site tinha e que tem vindo a ser aniquilado numa espécie de origami de formas grotescas.

Eu não vou estar aqui a dissecar essas regras que propões, a minha opinião sobre esse tipo de coisas está por aí em imensos posts, textos, crónicas, poemas, comentários. Cada vez venho menos aqui, vou-me afastando aos poucos por uma questão de lucidez inspirativa e não me intoxicar com a mediocridade crescente do site mas que pelos vistos segue o curso por ti escolhido. Este não foi o site que criaste, como eu sou do tempo do que criaste gostava de saber (e acho que tenho esse direito), para onde o queres levar, agora… Fala com o Mark Zuckerberg a pedir-lhe umas orientações. Mas na certeza porém que se é isso que pretendes, avisa. Já estou mesmo a ver os grupinhos que se vão formar… Eu tenho uma crónica por aí que fala dos lobbies do site… Tem tudo a ver…

Quando se esperava de ti uma posição de defesa da tua criação (sim, porque ela foi tua) fazes uma espécie de hara-kiri, uma cereja no topo do bolo de equívocos administrativos e tutoriais em que o site se tem vindo a transformar. Com alguém disse, eu continuo a andar por aí…

Depois da tua resposta (se achas que mereço!) farei então uma abordagem pensada sobre essas propostas que fazes, em função da tua direcção e daquilo que interpretas como qualidade…

Abraço Trabis (sincero, sem as hipocrisias do costume)

Criado em: 15/11/2012 16:14
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Alteraçôes previstas para este mês
Colaborador
Membro desde:
16/10/2012 16:18
Mensagens: 1473
mas, caro jaber, essa facebookização parece irreversível. o sítio tornou-se popular, quando antes era conhecido apenas de alguns poucos (geralmente os que realmente se interessavam por arte poética)

antes essa separação artificial entre afaguistas e literatos do que todos no mesmo balaio de gatos se arranhando entre si

Criado em: 15/11/2012 16:29
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Alteraçôes previstas para este mês

Membro desde:
7/8/2009 23:29
De Brasil
Mensagens: 16070
Gostei muito das novas regras e espero que elas entrem em vigor o mais rápido possível. Para mim já são algumas ferramentas para afastar as pessoas que não quero próximas de mim sem precisar sair do site. Também acho que o Fórum deveria ser extinto.

Criado em: 15/11/2012 16:35
_________________
Gyl Ferrys
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Alteraçôes previstas para este mês
Colaborador
Membro desde:
16/10/2012 16:18
Mensagens: 1473
extinção de fórum público já é por demais repressão à livre expressão

ditadores o são apenas dentro de suas próprias pequenas fronteiras

Criado em: 15/11/2012 16:55
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Alteraçôes previstas para este mês
Membro de honra
Membro desde:
31/3/2008 17:45
De Braga
Mensagens: 8095
Eu penso que estas medidas, podem evitar "guerrinhas", mas vão cavar ainda mais o fosso entre os seres humanos, aqui usuários, e já há tantos fossos.
Trocas de palavras, podem ser desagradáveis por vezes, mas depois de digeridas amadurecem-nos; mais à frente, acontece quase sempre um pedido de desculpas, um ajustamento das posições e até amizades ou simples admiração mútua.
Se isto acontecer ou não adiciono amigos ou adiciono toda a gente; quem me quiser deixar de fora que deixe. Não vou preterir ninguém. E não vou bloquear ninguém, que mesmo o mais tanso tem sempre algo para nos mostrar. Acho que isto pode servir para magoar os outros muito mais, que comentários menos próprios.
Concordo com a eliminação do botão apagar e com o referido em 6.
Abraço Trabis

Criado em: 15/11/2012 17:16
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Alterações previstas para este mês
Membro de honra
Membro desde:
28/9/2011 23:22
De Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898

  •  1- Criar um sistema de "adicionar amigo" idêntico ao existente "adicionar poeta favorito". Este sistema não requer convite nem aprovação. Ao adicionar um poeta como amigo você estará permitindo que ele apareça no seu chat. Você terá uma página para saber quem o adicionou como amigo, assim poderá adicionar quem ainda não adicionou. Poderá ser criado um bloco de poemas para mostrar os poemas recentes dos seus amigos. 


como ficaria o site, por padrão? se eu não adicionar ninguém como "amigo", o site entenderá que todos o são? porque se for pensar por esse lado, há muita gente aqui com quem não me relaciono, mas posso vir a me relacionar. essa modificação incrementa o luso como espaço para relacionamentos em detrimento do luso-poemas literário. as contendas poderão ser extirpadas, mas no fim talvez não sobre quem queira brigar pelo luso-poemas. 



  • 2- Criar um sistema de "bloquear usuário" idêntico ao existente "adicionar poeta favorito". Ao bloquear um usuário você impedirá que este entre em contacto consigo(por pm ou chat) ou comente os seus poemas. Os poemas deste usuário serão ocultos das suas listagens pessoais, por exemplo, na aba de recomendados você não verá poemas deste usuário.


isso certamente criará vários "micro-lusos", ou seja, cada um fará (e verá) o site do jeito que bem entender. perde um pouco o caráter plural do luso-poemas e opta pela individualização. é um paliativo, na minha opinião, mas destrói uma parcela dos meus objetivos para com o site, que em verdade não são só meus. o livre-comentário terá então sua identidade modificada para livre-comentário a quem estiver visível.


cada usuário terá um "luso-poemas pra chamar de seu", com essa modificação. novamente o site incrementa a parte dos relacionamentos, e a parte literária, que acredito ser a idéia original do site, acaba por perder. a curto prazo, resolve muitos problemas, mas limita a liberdade evolutiva. a não ser que se pense "só evolui quem estiver disposto a evoluir, cada um a seu tempo" ou qualquer coisa do gênero.


tenho umas perguntas nesse ponto:


1) poderei ver, na área de "quem está em linha", na área de comentários recentes e no fórum, quem eu quis bloquear? ou se limita apenas a mim, ou seja, o usuário não me poderá ler ou comentar ou relacionar-se comigo diretamente?


2) o fórum continuará sendo uma área de livre tráfego, neutra, ou as intervenções dos usuários, e aqui pergunto também nos textos de outros usuários (que não bloqueei), serão ocultados?


 



  • 3- Retirar a opção de "apagar comentário". Caso não deseje receber mais comentários de um determinado autor você pode usar a função de bloqueio.


apesar de achar linda a frase "retirar a opção de apagar comentário", continuo o pensamento do comentário ao ponto acima. "escolheremos" os usuários que poderão visitar a nossa página e, caso queiram, deixar comentários. haverá, obviamente, quem exclua os autores que lhe fizerem críticas ou comentários menos abonatórios. a página de muitos se tornará artificial. 



  • 4- Alterar a primeira página para mostrar apenas poemas baseados em seus interesses (amigos, favoritos, recomendados). Poderá encontrar os restantes poemas na página geral de poemas.


tornar-se-ia a página principal um espaço completamente pessoal, certo? não contesto essa mudança de lado algum porque a mim me parece uma extensão da aba de recomendados. não vejo mal nenhum.


 



  • 5- Alterar o limite de "postagens" para 1 poema por hora. Lembro que o limite foi originalmente colocado para evitar que a página de poemas ficasses ocupada com demasiados poemas seguidos de um mesmo autor. Limitar o número de poemas como incentivo à criatividade não é justificação válida. Os poetas poderão decidir quem querem "seguir" usando o sistema proposto acima.


essa alteração me deixa receoso de que, para evitar um bombardeio de textos, precisem bloquear os autores que excedam o que cada um considerar como limite. isso dificultará e muito a diversificação das leituras e reduzirá o luso-poemas a um espaço de "amigos que escrevem". 



talvez, se houvesse uma alteração para que cada usuário pudesse escolher quantos textos de todos os autores ele gostaria que aparecesse por dia/hora, fosse melhor. isso poderia servir como um sistema de "amostra grátis" de cada autor. caso fosse de interesse, aí sim o leitor entraria na lista dos textos do autor.



  • 6- Retirar o número de comentários/leituras de todas as listagens. Manter apenas comentários/leituras na página do poema e na página de estatísticas.


concordo. pronto final.


 


é bom ver de novo o luso-poemas sendo atualizado, mas temo que a maioria das mudanças sugeridas o melhorará apenas por um lado, o social, enquanto a literatura perderá, ao que penso, imensamente. será um site de amigos, amigos, amigos e poemas.


Criado em: 15/11/2012 17:33
_________________
alguns anos de solidão - blogue

"ah, meu deus do céu, vá ser sério assim no inferno!"
- Tom Zé
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Alteraçôes previstas para este mês
sem nome
O único item que eu aprovaria seria o 6.

O resto ficou muito nebuloso e cinzento... Amigos,feudos, grupos, interesses, etc... ?

Então, com a licença da poetisa Roque e do Caio, faço das palavras deles as minhas.

Criado em: 15/11/2012 17:46
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Alteraçôes previstas para este mês
sem nome
Acho que a descaracterização do site, a partir da maioria dos itens sugeridos, exceto o item 6, é evidente. Seria como um micro-blog, dentro de outro geral. A semelhança com o facebook também é clara. Nunca pensei na morte do site, mas seria uma questão de tempo, pois não teria a mesma motivação. Tenho o meu blog, onde tudo isso está ao meu alcance. O caráter democrático do site é o que me atrai, ainda. E estou no facebook, também interagindo com quem quero. A concorrência seria inevitável. E logo, ficaria isso de um marasmo insuportável.
O fechamento do fórum também seria lastimável. Concordo somente com o item 6.
Bons ventos o tragam, capitão Trabis!

Bj.

Criado em: 15/11/2012 18:13
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados