Textos -> Crítica : 

Pior que viver sem-teto é viver sem-alma, sem-coração

 
Open in new window

Vivendo em constante movimento nem sempre nos damos conta das nossas próprias turbulências interiores, quanto mais das dificuldades nos exteriores, de pessoas próximas a nós ou daquelas distantes, vítimas da exclusão social, na grande assimetria social do nosso tempo.

Recente recebi um destes emails em corrente que - por motivos que desconheço - faziam uma provocação ao fazer analogia com carros importados "sem teto" e com mulheres bonitas.

Ao responder ao missivista, admitindo - com extrema benevolência - que se tratasse apenas de uma "brincadeira", nesse caso, disse ao moço: "Com todo o respeito que você merece - não brinque com a desgraça de quem quer que seja".

A questão dos movimentos sociais de pessoas excluídas é algo muito sério que deve ser tratado com seriedade e solidariedade.

Existem duas formas de cegueira: a perda da visão por doença (genética ou adquirida) e o ocultamento momentâneo da visão daquilo que nos incomoda, que nos perturba ou que simplesmente repelimos.

Gostaria de citar Proudhon (França, 1848):
"...ESTE FERMENTO REPRODUTIVO - ESSE ETERNO GERME DA VIDA, O PREPARO E A MANUFATURA DOS IMPLEMENTOS PARA A PRODUÇÃO - CONSTITUI A DÍVIDA DO CAPITALISTA PARA COM O PRODUTOR, UMA DÍVIDA QUE JAMAIS ELE PAGA; E É ESSA RECUSA FRAUDULENTA QUE CAUSA A POBREZA DO OPERÁRIO, O LUXO DA INDOLÊNCIA E A DESIGUALDADE DE CONDIÇÕES. E FOI ISSO, MAIS DO QUE QUALQUER OUTRA COISA, QUE RECEBEU APROPRIADAMENTE O NOME DE EXPLORAÇÃO DO HOMEM PELO HOMEM."

Meus caros leitores, a questão não é somente dialética, de termos e explicitarmos opiniões apaixonantes ou não, ela é também uma marca do compromisso ético-social que cada um de nós tem, em sua curta passagem terrena.

Compromisso este com a condição humana - de profunda vulnerabilidade (veja o caso de um recém-nascido - é impossível que sobreviva sem ajuda para se alimentar, ao contrário da grande maioria das espécies) e da alteridade (princípio que nos diz, que a nossa existência depende da existência do outro, da possibilidade de se estabelecer uma relação eu-tu).

Como acredito nesses princípios e também na Declaração Universal dos Direitos Humanos, penso que cada um de nós - sejamos higienistas, técnicos de segurança, engenheiros, médicos, enfermeiros e outros companheiros de áreas correlatas - temos um compromisso com a vida, que nos leva a atitudes de prevenção, correção e, eventualmente denúncias de riscos à vida humana e ao meio ambiente.

Por força deste compromisso, pertençamos a qualquer grupo que seja, é agradável e estimulante saber que ainda há gente que se sensibiliza, manifesta indignação, se comove e busca formas de apoio e luta para transformar a vida de milhões de excluídos de direitos elementares que existem em nosso país.

Os sem-teto, os sem-terra, os sem-emprego têm uma razão muito forte
para se arriscarem a lutar por esses direitos inalienáveis, resta saber o que nós com-teto, com-terra, com-emprego estamos fazendo para reduzir estas iniquidades.

Será uma grande perda para a luta pelas mudanças, se nos acomodarmos, de forma covarde, na falácia da ironia, da omissão e da acusação. Cada um de nós é importante neste processo.

Já imaginou se nos juntarmos a essa legião de pessoas abandonadas à própria sorte, na condição de sem-alma, sem-coração, sem-mente, sem-olhos, sem-ouvidos, sem-fala...

Abraços fraternos e que me perdoe algum excesso, se fi-lo, a intenção não foi senão a de sensibilizá-lo e a de parabenizar e estimular outros companheiros pelas palavras sensíveis que aqui registraram.

Cada um de nós tem um motivo justo para se indignar com esta situação e se mobilizar: eu gostaria de lhes dizer com muita emoção que sou filho de uma família de retirantes nordestinos sem-terra, que labutei junto a meu pai e irmãos, de fazenda em fazenda, como "meeiros", comprando fiado na mercearia dos donos destes latifúndios, entregando sempre a parte do leão da produção e constantemente ameaçados de perder a casa de colonos.

Uma escravidão a qual muitos brasileiros ainda hoje se (obrigam) submetem.

Como mudar isto? Estudando, adquirindo consciência crítica e ajudando (retribuindo) a educar, informando e apoiando causas
tão ancestrais ao ser humano: a dignidade de sua própria vida.

AjAraújo, poeta e médico humanista[ex-lavrador e filho de retirante nordestino sem-terra, brutalmente assassinado há 17 anos], escrito em Dezembro de 2003, a propósito de um despejo de pessoas sem-teto e a grosseira comparação com um carro sem-teto.

Arte surreal por Wojtek Siudmak ~ Heart
 
Autor
AjAraujo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1801
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.