Textos -> Crítica : 

Arte

 
A arte se manifesta de várias formas possíveis e inimagináveis. Geniosidades em campos nunca dantes navegados se despontam em artes. Gênios! Por fazerem coisas excepcionalmente únicas e inatas, como que se já soubessem daquilo mesmo antes de sabê-lo. Dom! Mas, e todo o resto? Esforço, dedicação, estudo, cultura, saberes, antepassados, ícones, símbolos, referências? Será que já se nasce com isso tudo também? – Ora, pois, somos frutos do meio, e o meio de hoje já nos foi o início de algo.
O que meu português quer dizer é que, se a experiência vivida é repassada através dos tempos e dos meios, somos sempre o final, a conseqüência, o reflexo, o resto, a criatura órfã. Somos, em arte, tudo que já se foi até agora, até a última arte. Não a última produzida, mas a última vista, a última que se parou pra refletir. Isto é o que nos falta: parar pra refletir. Não só sobre aquela arte, mas, sobre a Arte: fonte e expressão cultural, indelevelmente perpétua, aglutinadora e remodeladora de pré-conceitos, preceitos e conceitos, mas, sem preconceitos.
Por isso e por tudo é que devemos ser instigados, desde sempre, e cobrados, para sempre, a sermos arteiros e, assim, quiçá nos tornarmos artista. Faça arte.
Acabo aqui e vos deixo: A arte é a fuga da realidade, para que voltemos à realidade através do sonho; ou, segundo Gandhi, “A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte”.


Mário Piccarelli

 
Autor
Mario Piccarelli
 
Texto
Data
Leituras
10465
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Saturnino
Publicado: 03/08/2007 18:03  Atualizado: 04/08/2007 15:03
Muito Participativo
Usuário desde: 23/07/2007
Localidade: Fx
Mensagens: 86
 Re: Arte
Muito bom o seu texto - reflectido!

A arte é realmente tudo isso: uma expressão cultural em constante transformação, uma intelectualização dos diversos modos de sentir a realidade e que nos oferta aquilo que considero ser a realidade da alma.
Como afirmava Bertold Brecht "Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver".

Gostei muito.

Abraço,

S.


Enviado por Tópico
Cõllybry
Publicado: 03/08/2007 20:21  Atualizado: 03/08/2007 20:21
Colaborador
Usuário desde: 01/04/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 589
 Re: Arte
A vida é em si uma expressão de arte,que se revova a cada amanhecer...


Beijo doce