Textos -> Esperança : 

Solidariedade as Vitimas do Rio de Janeiro

 
Open in new window











Gostaria de manifestar,
aos poetas do Luso-Poemas,
que lutam e expressam através de sua arte,
a defesa da cidadania e respeito à dignidade humana, que também possamos compartilhar as nossas forças enquanto rede na solidariedade
às vítimas desta terrível tragédia evitável (mais uma) que se abateu sobre o Rio de Janeiro.

Sem aceitar o fácil caminho de atribuir à fatalidade - como costumam falar determinados governantes para se escusar de suas obrigações e responsabilidades com o o ocorrrio – que se abateu sobre a região serrana de nosso Estado, mas que também atinge Minas Gerais, no Brasil.

Já são mais 600 vidas perdidas, podendo este número ainda ser maior.

É sempre mais fácil culpar o vento, a ira dos céus, a força das águas do que se preparar para conviver com as forças vivas da natureza – respeitando as suas intempéries e deixando fluir as suas energias, sem impedimentos de qualquer natureza: como vêm infelizmente ocorrendo.

Os dramas e tragédias das águas que não são mais de março – do fim do verão – mas de janeiro, no Rio que também se chama de janeiro.

Que agonia, sofrimento e perdas irreparáveis de vidas humanas – que sempre têm mais importância que as perdas materiais, mas que levam ao desespero os sobreviventes das tragédias – por absoluto descaso:
- da ausência de ordenamento urbano;
- da falta de políticas de habitação sustentáveis que não agridam o meio ambiente e preservem as matas,
- de proteção das encostas,
- de recuperação de rios assoreados,
- de impedimento de ocupação/invasão de áreas de florestas (esta tragédia atingiu indistintamente as classes sociais),
- do descaso com o meio ambiente e outras que seria muito longo para citar aqui.

Resta-nos a solidariedade que não tem preço e esperar que este episódio lamentável (e evitável) sirva de mais uma lição para todos, sem exceção: autoridades, moradores e a sociedade civil como um todo.

As tragédias que se abateram sobre Angra dos Reis, Ilha Grande e o Morro do Bumba completaram 1 ano, exatamente em janeiro, do outro lado, o Haiti também completa um ano do terremoto.

As comparações são bastante interessantes,
para o terremoto há uma certa imprevisibilidade, para estas cheias há uma certa previsibilidade, como não podemos retirar janeiro do calendário, urge que tomemos medidas urgentes e cobremos de todos soluções para que tragédias como esta não se repitam.

Caros amigos, para colaborarem neste momento de apoio às vítimas estimadas em mais 15 mil desabrigados há os postos da Cruz Vermelha Brasileira e também uma ONG de Petrópolis, coordenada pelo teólogo e filósofo Leonardo Boff - o qual nos inspira total confiança - para o caso de preferirem fazer um depósito:

CDDH – CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DE PETRÓPOLIS, Entidade Civil, filantrópica, com finalidade não econômica, de Utilidade Pública Municipal e Federal, inscrito no Conselho Municipal e Nacional de Assistência Social, com sede em Petrópolis, à Rua Monsenhor Bacelar, 400 –Centro, CNPJ nº 27.219.757/0001-27,
Conta no Banco do Brasil, Agência 0080-9 -
Conta-corrente 26973-5.
Podem checar pelo Fone: (24) 2242-2462 - e-mail: cddh@cddh.org.br ou site: www.cddh.org.br

Importante para aqueles que vivem no Rio: a doação de sangue nos postos de coleta da Cruz Vermelha, do Hemo-Rio e dos hospitais públicos.
Toda espécie de ajuda humanitária será muito bem vinda.

A solidariedade é uma das formas mais poderosas de manifestar o amor ao ser humano, ainda mais na condição de extrema vulnerabilidade e fragilidade em que se encontra.

AjAraujo, médico e poeta humanista, apelo escrito em 17 de janeiro de 2011, para ser divulgado e discutido pelo nosso grupo do Luso-Poemas.
 
Autor
AjAraujo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2503
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/01/2011 14:31  Atualizado: 17/01/2011 14:31
 Re: Solidariedade as Vitimas do Rio de Janeiro
Nobre e magnânimo acto de solidariedade..não posso deixar de expressar aqui nesta exortação, o meu sincero pesar dirigido em particular ao sofrimento à dor e à angústia de todas as famílias, afectadas por esta tragédia...

Enviado por Tópico
luciusantonius
Publicado: 18/01/2011 01:02  Atualizado: 18/01/2011 01:02
Colaborador
Usuário desde: 01/09/2008
Localidade:
Mensagens: 669
 Re: Solidariedade as Vitimas do Rio de Janeiro
Estimado poeta
Só agora tive oportunidade de o ler. Eu sabia já que ia haver campanhas de apoio (natural solidariedade) às vítimas da tragédia do Rio de Janeiro. Foi bom ler o seu texto que nos fornece vias de concretização de tal apoio.

Não quero nem devo ser longo nas minhas palavras, mas perante a brutal realidade do que se passou e em face das considerações que constroem o seu oportuníssimo texto, tenho de lhe confessar o meu pesar profundo por, num site de pessoas que (é obvio) cultivam o humanismo, constatar a existência de um único comentário à sua mensagem. Apetece-me perguntar que valores são os nossos, que questões são as que nos preocupam, o que é que nos motiva, enfim…esgotaram-se-me as palavras.
Aceite o abraço da minha profunda solidariedade

(PS eu sei que foram já postadas algumas mensagens. Só que penso que a situação exige uma correspondência maciça e a sua mensagem é o desafio de um cidadão Brasileiro, desafio muito sentido e que fornece elementos fundamentais)

Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 18/01/2011 01:04  Atualizado: 18/01/2011 01:04
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17966
 Re: Solidariedade as Vitimas do Rio de Janeiro
Poderoso é o coração e alma do brasileiro. Obrigada pelo texto. bjs

Enviado por Tópico
lfracalossi
Publicado: 18/01/2011 01:21  Atualizado: 18/01/2011 01:21
Da casa!
Usuário desde: 03/05/2009
Localidade: Campo Grande -MS -Brasil
Mensagens: 447
 Re: Solidariedade as Vitimas do Rio de Janeiro
Oportunas as informações técnicas para doações. Obrigada!Não sabia número de conta bancária para enviar ajuda, já que moro tão longe.
Ótimo seu texto!
Lamentável que tantas vidas paguem o preço de tanto descaso e desorganização! É muito triste!
Abaços poeta!