Contos -> Tristeza : 

ANALÚ

 
Tags:  família    desprezo    Independência    rebeldia  
 
Analú nasceu bela, pela alva, olhos muito azuis, e um chumaço de cabelo loiro que refletia o brilho do sol. Crescendo, veio despertando em toda a família grande alegria por esta menininha tão meiga e carinhosa. Nasceu numa bela casa, cheia de conforto e amor.

Com o passar dos anos, ela crescia e descobria coisas novas, e nunca deixava de prestar atenção a tudo em sua volta. Nos modos singelos, formava-se uma mocinha muito delicada. Mesmo sendo pequena criança, cuidava com primor do seu quarto, da casa, e ainda se divertia em olhar os livros de receitas da mãe, buscando novos sabores com o prazer de agradar os outros.
Já moça, despertava olhares de muitos, pois se tornara bela e atraente, e sempre sabia dar um sorriso cativante. Mas havia algo mais belo em Analú que seu corpo, era a pessoa no seu intimo, que era meiga, e ternamente amiga de todos. Disposta a ajudar e contribuir.

Mas, algo dentro de sua mente, começou a tomar conta como gangrena ou um vírus devastador. Rápido e sem piedade, veio um brotando um espírito egoísta, que veio a banalizar toda uma criação. A cada dia, ela deixava de dar sua opinião quanto ao que era mau ou bom, e ficava cada vez mais introspectiva. Era um comportamento novo, confundido com uma falsa maturidade. Mas, Analú depois de novos amigos, com o passar dos meses, ficou distante dos familiares. Nada de culpas, de criação errada, de mimos excessivos, apenas, um comportamento inesperado e ofensivo começou a aflorar nesta moça.

Analú veio a conhecer sua primeira paixão, entregou-se incondicionalmente a um homem que mal conhecia. Fora engodada pelo toque, carinho que desperta desejos, e momentos passageiros de diversão barata.
Toda uma família sentiu profundamente o novo comportamento degradante, em lágrimas e grandes decepções passaram a vivenciar seus dias. A moça se recusou a ouvir qualquer pessoa que se mostrasse contra suas novas atitudes e amigos.

Texto corrigido

Entrincheirou-se de orgulho e relutância. E repudiou a todos que tanto a amaram e dedicaram tanto de suas vidas.
Não havia mais compromisso, obrigações, cumplicidade para com sua família. Para ela, todos passaram a serem um estorvo. Então não importava mais em agredir, quer em palavras ou comportamento.

Passou a vestir-se de forma provocante e vulgar, a se embriagar e dormir fora de casa. Seu corpo começou a decair e seu intimo a transformar-se numa sombra obscura, intransponível. Recuava de conselhos. Ninguém conseguiu impedi-la. A reprovação de muitos levou a uma chuva de conselhos e alertas, sempre havia alguém que antes a conhecia e admirava e não suportava ver a transformação maléfica de Analú. A mudança era drástica, e não havia quem não espantasse ou sentisse pesar. Ela tinha apenas ouvidos para seus novos amigos. E em arrogância e dureza de coração desprezou a todos, ofendia, injuriava, humilhava quem tentasse impedi-la.

A moça endurecia cada vez mais, recusando-se a ouvir as suplicas dos pais e seus amigos. Passou a difamar mãe e pai como cruéis, insensíveis, retrógrados, colocando-se como vitima oprimida, angariando assim a amizade de outros jovens sem caráter e responsabilidade, gente revoltada, sem limites, que mais desrespeito e crueldade plantaram no coração de Analu. Nesta convivência, sentia-se diferente, independente, livre, sem compromisso com ninguém ou com o mundo. Chegou a ser presa algumas vezes por arruaças, e seu pai sempre a livrava da cadeia. Afinal, o lema era curtir a vida, e não fazer nada, apenas o que o desejo mandasse. Festas, bebida, sexo, e madrugadas acordada. Isso era felicidade pra Analu. Uma falsa felicidade.

Um dia, seus pais, cansados dos furtos e afrontas da filha, tolerando a casa cheia de vadios, seu pai tentou mais uma vez argumentar, mas foi inútil. Culminando tudo numa troca de palavras ofensivas, uma grande briga, Analú empurra sua mãe pela escada, onde resultou de a mesma vir a ficar dois dias internada num hospital. Não havia mais o que se fazer para tentar fazer Analú a reconhecer o amor que ambos sentiam por ela.

Decidiram então arrumar todas as coisas da filha e quando ela chegou a casa, seu disse que seria melhor ela morar com o homem que ela dizia tanto amar. Mas, em tom sarcástico, ela riu debochadamente e disse que não via a hora de se ver livre das garras dos seus pais, disse que vivia sufocada por eles, e que sairia de casa pra nunca mais voltar a vê-los. E assim, começou a arrumar suas coisas.

O pai com o peito doído, mas decidido, colocou tudo no carro, e a deixou com seus pertences na porta do casebre malcheiroso de seu namorado que ficava em outro município. Não conseguiu ficar ali para mais uma troca inútil de palavras, apenas entrou no carro, sem dizer mais nada. Veio um olhar marejado de pena, fruto de um coração cheio de dor e ingratidão.

Antes que o carro partisse Analú esbravejou: Graças que me deixaram em paz agora vou ser feliz. Não suportava vocês, e nem morar mais naquela casa. Não me importunem mais, sumam da minha vida!! Chega de uma vida medíocre e patética que vocês me deram. Não me procurem mais, nunca mais!!!

Bem, quando Analu bateu à porta, aparece seu namorado, com a cara de quem estava dormindo, todo amassado e com a barba por fazer, vestindo uma calça suja e desabotoada. Arregala os olhos e sem nenhuma demonstração de carinho espanta-se com ela e todas aquelas caixas e malas. Afligiu-se e disse que não podia ficar com ela. Tamanha surpresa! Forçosamente e em desespero, Analú invade a casa e joga as malas no pequeno quarto imundo e fétido. E impôs-se ali, sabendo que não tinha pra onde ir.

Os dias se passaram e ela, provou a miséria, a sujeira, o desconforto, e pior, o desprezo do homem que julgava lhe amar.
Nesse meio tempo seus pais tiraram férias e foram para longe tentando esquecer tamanho sofrimento. Não informaram pra onde. E neste lugar pra onde foram, tomaram uma decisão para tentar amenizar a dor que sentiam, sabiam que tinham feito tudo, mas foram desprezados pela única filha, então ali, decidiram fixar moradia, deixando pra trás as más lembranças que sua antiga casa trazia. E semanas mais tarde a mudança dos pais seguiu para este lugar que ficava distante de onde viviam.

Por volta de uns seis meses, Analu acordou com o corpo muito dolorido, e olhou-se num caco de espelho que havia num bancada perto do seu colchão. Estava com o olho roxo e ensangüentado da surra que ganhara na noite anterior, mais uma de tantas que agora experimentava. Decidiu arrumar suas coisas e voltar para a casa dos pais. Conseguiu furtar um trocado esquecido num bolso da calça do seu homem. E fatalmente teve que encarar a realidade de sua miserável vida. Pegou um ônibus e viajou pra cidade de seus pais, para a bela casa onde havia sido criada. Lá chegando viu outras pessoas, rostos estranhos. Perguntou pelos moradores antigos, e ficou sabendo que estes se foram e que não tinham deixado endereço, já fazia alguns meses. Tal notícia desceu como pedra no seu estômago. Bem, lembrou-se de seus antigos amigos, e foi procurá-los, e um a um escusou-se de ajudar Analu, mil desculpas deram e outros a desprezaram sem remorsos, até mesmo rindo de sua nova condição. Analu viu que não havia amigos de verdade.

Sentou numa sarjeta e começou a chorar profundamente. Lamentou-se de tudo que jogara fora e da forma tão ingrata que tratou sua família. Perambulou por vários dias pelas ruas, esperava anoitecer para ir às lixeiras vasculhar o lixo para encontrar algo pra comer. Dormia debaixo de marquises de lojas, passava frio. Ninguém soube informar o paradeiro de seus pais.

Passaram-se muitos anos... E as sementes plantadas deram seus frutos. Analú passou a viajar de cidade em cidade quando arranjava uma carona, até que veio parar num lugar bem longe de onde nascera, mas nunca mais encontrou seus pais ou notícias deles. Hoje ela é aquela velha cheia de trapos e sacos cheios de lixo que dorme debaixo da abertura de um esgoto, numa fenda do terreno onde ela encontrou pra morar. Cata comida no lixo até hoje. Levanta suspiros de pena em alguns transeuntes, que nada sabem da moça dura e orgulhosa que fora no passado. Hoje, seus pais não existem mais, e nem aqueles que lhe queriam tão bem. Não adiantou mais lamentar, apenas tentar sobreviver nas ruas.
Suas memórias lhe condenam todos os dias, e o tempo não curou o sofrimento diário. Pelos anos passados, seus pais deveriam estar mortos. Seu rosto enrugado ficou como máscara que esconde a princesa que ela um dia foi, e sua vida miserável não veio como castigo, mas como fruto por ela plantado.
Quando perguntam a ela por que ela mora nas ruas, ela diz: eu escolhi.



Caros poetas, este é um longo texto, mas a historia embora fora criada, tive como inspiração uma personagem que conheci realmente, e tem algumas semelhanças com o descrito aqui.
 
Autor
Branca
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1600
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
11 pontos
11
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 16/02/2011 19:54  Atualizado: 16/02/2011 19:54
 Re: ANALÚ
UM TXTO EXUBERANTE, MARAVILHOSO DEIXO MEU ABRAÇO.

MARTISNS


Enviado por Tópico
CarlosTorres306
Publicado: 16/02/2011 21:58  Atualizado: 16/02/2011 21:58
Super Participativo
Usuário desde: 11/01/2011
Localidade: Brasil
Mensagens: 109
 Re: ANALÚ
Só consigo dizer espectacular
Parabéns


Enviado por Tópico
FalcãoSR
Publicado: 17/02/2011 15:13  Atualizado: 17/02/2011 15:13
Colaborador
Usuário desde: 30/06/2006
Localidade: Rio de Janeiro
Mensagens: 2722
 Re: ANALÚ
Um relato comovente o qual infelizmente hoje estão sendo banais.

Infelizmente tem gente que aprende pelo amor e muitos outros, pela dor.



Bjs


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/02/2011 16:52  Atualizado: 18/02/2011 19:41
 Re: ANALÚ
na minha crítica, poderia eu dizer que analú é uma tela marcada por pinceladas fortes de um cruel cotidiano. muito feliz e atual a sua postagem, poetisa, mostra com a mais viva e transparente realidade o que algumas famílias sofrem, desestruturando-as por causa das drogas, estas que adotaram seus filhos...
um beijo Branca, e um abração bem Carioca.

zésilveira


Enviado por Tópico
Rosangela
Publicado: 18/02/2011 08:47  Atualizado: 18/02/2011 08:47
Membro de honra
Usuário desde: 27/12/2010
Localidade:
Mensagens: 1429
 Re: ANALÚ
Infelizmente pode-se dizer que essa historia faz parte do cotidiano de muita gente.

Beijo

Rosangela


Enviado por Tópico
apsferreira
Publicado: 10/04/2011 03:00  Atualizado: 10/04/2011 03:00
Colaborador
Usuário desde: 27/12/2009
Localidade: Ponta Delgada - Açôres - Portugal
Mensagens: 1614
 Re: ANALÚ
Um belo texto, próprio
de alguém que conhece a vida.
Uma bela história,