Contos : 

A vida de Tecin no Sertão Nordestino

 
Para a maioria das pessoas do sertão nordestino a vida não é nada fácil. E para aquelas em que os dentes ainda nem foram trocados, às vezes é muito pior.
Sozinho desde o nascimento e sem sobrenome, Tecin nem chegou a ver os lindos olhos azuis da mãe, Maria Pires de Miranda. E o que ele sabe foi contado pelos mais velhos. Do avô, apenas o nome José Maria Campos, que era homem bravo e que havia roubado a avó para se casar. Uns diziam até que no sertão em meio à fome e a miséria Tecin não vingaria. O sertão estava seco e nada naquele ano crescia.
Mesmo com a falta de noção, mas com vontade. Tecin havia de aprender a lidar com a terra. E quando pegou idade tudo começou da roça entender. Plantar milho, feijão e conservar os alimentos, brocar o mato, vigiar o pasto e o gado.
Tecin sumiu nas capoeiras, por trilhas e manguezais, depois de se desentender com a madrasta que o chamou de imprestável. Ela, que ao descuidar-se
levou uma paulada do menino que quase a matou.
Para se alimentar andava léguas à procura do que comer. Viveu aqui e ali em várias famílias deste sertão. E foi assim que tendo o sertão como seu aliado foi crescendo.
Com o tempo retornando ao seio da família e das pessoas queridas tudo na sua vida começou a melhorar. Neste lugar para quem trabalhava fartura havia de ter. E quando chegava um período de seca, o que haviam colhido durante o ano para o outro haveriam de passar.
Passou a ser um trabalhador muito procurado por todos, amansador de burro bravo, e onde havia uma comitiva, lá estava Tecin tangendo gado.
Também era habilidoso na vacinação dos animais. Derrubava um bezerro agarrando-o pelo pescoço e com os dedos nas narinas do bicho e com um só movimento conseguia derrubá-lo. Tirava e espichava um couro de animal como ninguém.
Mesmo tendo vivido sozinho se tornou homem honesto e respeitador e por onde passava pedia benção a todos que passavam. Pardos, brancos, mulatos ou índios. Características marcantes da personalidade de sua mãe.


 
Autor
Doni
Autor
 
Texto
Data
Leituras
736
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
24 pontos
2
3
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/08/2015 09:21  Atualizado: 03/08/2015 09:21
 Re: A vida de Tecin no Sertão Nordestino
Parabéns pelo conto!

Abraços, votos de uma ótima semana!


GERSON CLAYTON RODRIGUES DOS SANTOS. (s.d.).

http://poesiaesonetosdegcrs.blogspot.com.br/2015/08/pai.html