Crónicas : 

Conheces África ou o estereótipo de África?

 
Ninguém pode negar (nem eu), que quando se fala em África, fala-se de pobreza, miséria, fome, guerras civis e outros males, que para muitos, encarnam este continente negro.
Pessoalmente não culpo as pessoas em geral, por terem essa visão sobre África. Mas, apesar de me esforçar a respeitar estas opiniões, não posso deixar de discordar dessa visão incompleta, distorcida e preconceituosa, relacionada a esta parte do mundo. Visão esta, que é baseada no estereótipo, criado por circunstâncias vividas por esse continente.

Eu concordo, que de facto, até certo ponto, África é um continente com imensos problemas, cujas causas são mais profundas, do que talvez pensamos. (mas prefiro não falar delas)
Sempre acreditei, que o que faz de África, fascinante, são as pessoas que aqui vivem, que formam um verdadeiro mosaico cultural, onde podemos notar no dia-a-dia, o quanto as pessoas em geral, valorizam as coisas aparentemente mais simples da vida, mas que tornam a vida mais interessante e menos egocêntrica.
Penso que falta, estes e outros pormenores, para que as pessoas possam vir a conhecer a África e não o estereótipo que nos retratam como seres inaptos e famintos.

Só acho certo, que a África seja encarada como parte de um sistema mundial, com as suas virtudes, mas longe da perfeição que ansiamos, como a humanidade em geral.


 
Autor
FrancoJ
Autor
 
Texto
Data
Leituras
804
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
11 pontos
1
1
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Sterea
Publicado: 06/01/2015 16:01  Atualizado: 06/01/2015 16:01
Membro de honra
Usuário desde: 20/05/2008
Localidade: Porto
Mensagens: 2999
 Re: Conheces África ou o estereótipo de África?