Sonetos : 

A LIRA E A FLAUTA -- origens da lira

 
Tags:  SONETOS 1995  
 
A LIRA E A FLAUTA -- origens da lira

Contam da História, Clio, à Hélade antiga lenda,
― Que pela vossa graça evade ao esquecimento... ―
De Hermes, o astuto deus, em seu só nascimento,
Pela invenção da lira, hoje admirada prenda.

Hermes mal nasce e já ― da furna à senda ―
Acha uma tartaruga, indo dar corpo a invento:
Das tripas cordas faz para o novo instrumento,
E logo após as tange a que som se desprenda.

Voou com asas nos pés e fez de Apolo furtos:
Mais de cinquenta bois... Leva esse deus ladrão!
Até Febo o prender para voos mais curtos.

Soube Hermes, todavia, aclarar a questão:
Da lira tira os sons, que em sete notas surtos,
Para a glória de Apolo, eles soam desde então.

* * *


Ubi caritas est vera
Deus ibi est.


 
Autor
RicardoC
Autor
 
Texto
Data
Leituras
730
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
RicardoC
Publicado: 23/09/2015 12:57  Atualizado: 23/09/2015 12:57
Usuário desde: 29/01/2015
Localidade: Betim - Minas Gerais - Brasil
Mensagens: 4863
 Re: A LIRA E A FLAUTA -- origens da lira
HERMES / MERCÚRIO

De acordo com a lenda, Hermes era filho de Zeus e de Maia[1], uma das Plêiades, e nasceu em uma caverna da Arcádia. Logo após o nascimento, a mãe enfaixou-o e o pôs a dormir em um cesto, mas sem que ninguém percebesse, Hermes fugiu e se dirigiu à Tessália, onde roubou várias cabeças de gado do rebanho de Admeto, que Apolo deveria estar cuidando. Escondeu o gado roubado em Pilos, na Messênia, voltou à sua caverna antes do dia terminar, deitou-se e ficou bem quietinho no cesto.

Apolo era versado em adivinhações, mas demorou um pouco a descobrir o gado roubado e a desconfiar da identidade do astucioso ladrão. Ao se queixar do roubo, a mãe limitou-se a apontar, espantada, a "pobre criança" enfaixada e quieta em sua cesta... Mas Apolo apelou a Zeus e Hermes foi então obrigado a devolver o gado ao irmão.


Apolo e Hermes logo se entenderam. Hermes havia encontrado durante o "passeio" uma tartaruga morta, esvaziara a casca e, esticando sobre a cavidade algumas tripas, inventara a lira. Ao ouvir os sons que o instrumento produzia, Apolo se encantou e em troca dele perdoou o irmão. Consta que também foi o hábil Hermes quem inventou a siringe (ou flauta dos pastores), formada por vários canudos desiguais, e em troca dela Apolo deu-lhe o cajado de ouro que posteriormente se tornou o kerykeion, símbolo dos mensageiros, chamado de caduceu pelos romanos.

FONTE: http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0159

Enviado por Tópico
RicardoC
Publicado: 23/09/2015 23:06  Atualizado: 23/09/2015 23:06
Usuário desde: 29/01/2015
Localidade: Betim - Minas Gerais - Brasil
Mensagens: 4863
 Re: A LIRA E A FLAUTA -- origens da lira
Alexandrinos - todo verso alexandrino é dodecassílabo, mas nem todo verso dodecassílabo é alexandrino.Para que um verso dodecassílabo seja alexandrino, deve ser composto de dois hemistíquios, ou seja dois versos hexassílabos (6 sílabas métricas)independentes sendo que o primeiro deverá ter sempre terminação aguda ou grave -jamais esdrúxula. Se for grave, deverá fazer elisão com a primeira sílaba do segundo hemistíquio(verso).

FONTE: http://eusoneto.blogspot.com.br/2010/ ... etos-eloah-borda.html?m=1

Enviado por Tópico
RicardoC
Publicado: 24/09/2015 16:17  Atualizado: 24/09/2015 16:17
Usuário desde: 29/01/2015
Localidade: Betim - Minas Gerais - Brasil
Mensagens: 4863
 Re: A LIRA E A FLAUTA -- origens da lira
Apolo (gr. Ἀπόλλων) era o deus das profecias, da medicina e da música, também associado ao pastoreio e ao sol. Na época clássica o sol era por vezes chamado de "carro de Apolo" e, talvez por isso, ele tenha sido considerado também o deus da luz e da juventude.

Não há menção segura a Apolo nas tabuinhas micênicas; como na Ilíada ele já aparece bem caracterizado, é provavel que sua origem remonte à Idade das Trevas. Há algumas semelhanças entre Apolo e divindades da Ásia Menor, mas isso é insuficiente para considerá-lo de procedência oriental.

Apolo era considerado filho de Zeus e de Letó, e irmão gêmeo de Ártemis. Nasceu na ilha de Delos e a parteira foi ninguém menos que a própria Ártemis, nascida poucos minutos antes. Depois de passar algum tempo entre os Hiperbóreos, no extremo norte do rio Oceano, dirigiu-se a Delfos, onde matou uma serpente, Píton (ou Delfine, conforme a versão), filha de Gaia. Esse mito simboliza a supremacia dos "novos" deuses olímpicos, associados à luz, sobre as antigas divindades ctônicas, associadas à terra.

Em Delfos, Apolo consagrou também a trípode, um de seus atributos, onde antes existia um antigo oráculo de Gaia ou de Têmis, instituindo então o famoso Oráculo de Delfos. As respostas ambíguas dadas pela sacerdotiza, a pítia, valeram-lhe o epíteto de Lóxias, "o oblíquo".

Apolo era considerado o deus da música e, embora as lendas relatem que Hermes inventou a lira e a flauta, foi Apolo que, tocando-as, levou-as à perfeição. Ele dirigia, no Olimpo, o coro das Musas e a dança das Cárites, suas irmãs, e entretia os demais deuses olímpicos com a lira.

Os amores

Apolo não se casou, porém teve muitos amores, e praticamente nenhum foi bem sucedido. Apesar de sua divindade e beleza, era sistematicamente recusado tanto por divindades como por mortais.

A ninfa Dafne pediu que os deuses a transformassem em loureiro (gr. dáphne) para fugir das investidas de Apolo. Coronis, filha de um rei da Tessália, e Marpessa, filha do rei da Etólia, abandonaram o deus e se uniram a homens mortais. A princesa troiana Cassandra prometeu se unir a ele caso o deus lhe ensinasse a arte da profecia, mas não cumpriu sua parte. Apolo, então, fez com que ninguém acreditasse em suas profecias que, no entanto, eram sempre corretas.

Além de Dafne, dois outros mitos relacionam os amores de Apolo com os vegetais: o de Ciparisso e o de Jacinto. Ciparisso, um belo rapaz amado por Apolo, matou acidentalmente um veado, seu animal de estimação. A tristeza foi tão grande que o jovem pediu aos deuses que suas lágrimas durassem eternamente; foi, então, transformado em cipreste (kypárissos, em grego), a árvore da tristeza.

Jacinto, por quem tanto Apolo como Zéfiro, o vento oeste, estavam apaixonados, morreu acidentalmente. Ele e Apolo se divertiam lançando o disco, e Apolo atingiu-o sem querer (o ciumento Zéfiro, em algumas versões, desviou o disco de propósito). Desgostoso, o deus transformou-o em uma flor, o jacinto (gr. yákinthos), para imortalizar seu nome.

Asclépio
Apesar de tudo, Apolo conseguiu se tornar pai. Seus filhos mais conhecidos foram o herói Aristeu, que teve com a ninfa Cirene; o herói-deus Asclépio, nascido de Coronis; Naxos e Mileto, heróis epônimos da ilha e da cidade homônimas, nascidos de Acacális, filha do rei Minos; e, segundo alguns mitógrafos, teve filhos também com uma ou duas Musas.

Outros mitos

Apolo era um arqueiro excepcional, e suas flechas eram capazes de produzir doenças e de causar morte súbita entre os homens. Embora tocasse "divinamente" diversos instrumentos musicais, era mais comumente associado à lira. Não era um bom esportista, como atestam os episódios de suas disputas musicais com Pã e com Mársias.

FONTE:http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0181

Enviado por Tópico
RicardoC
Publicado: 25/09/2015 10:58  Atualizado: 25/09/2015 10:58
Usuário desde: 29/01/2015
Localidade: Betim - Minas Gerais - Brasil
Mensagens: 4863
 Re: A LIRA E A FLAUTA -- origens da lira
CRONOLOGIA DO CERTAME MUSICAL

Mediante um estudo comparado, identificamos 13 fases
do mito (Ver gráfico em anexo):
1. Invenção do aulós por Atena.
2. Aulós imita grito gorgoneano.
3. Deformação do rosto (imagem espelhada no leito
do rio).
4. Atena rejeita o aulós.
5. Mársias acha o aulós.
6. Mársias desafia Apolo.
7. Disputa entre Mársias e Apolo.
8. Apolo propõe competir com instrumentos trocados
(versão alternativa).
9. Apolo vencedor.
10. Mársias arrepende-se e suplica perdão.
11. Castigo e sacrifício de Mársias por Apolo (esfolamento,
escorchamento ou desolhamento).
12. Olimpos, Ninfas, animais das montanhas e outros
seres selvagens lamentam, em prantos, a morte de
Mársias.
13. Nascente do rio Mársias, na Frígia, encontra-se
onde o sátiro homônimo fora esfolado por Apolo
(trata-se de uma presença do mito numa explica-
ção mitológica da toponímia frígia).

FONTE: http://revista.classica.org.br/classica/article/view/77

Enviado por Tópico
RicardoC
Publicado: 25/09/2015 14:27  Atualizado: 25/09/2015 14:27
Usuário desde: 29/01/2015
Localidade: Betim - Minas Gerais - Brasil
Mensagens: 4863
 Re: A LIRA E A FLAUTA -- origens da lira
Febo ("brilhante, luminoso") era o deus romano equivalente ao grego Apolo, de cujo nome passou a ser um epíteto. Irmão gêmeo de Diana, também conhecida por Ártemis, e também filho de Júpiter com Latona. Personificava a luz, era o deus das músicas, e o mais belo de Roma.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Febo

Enviado por Tópico
RicardoC
Publicado: 26/09/2015 19:08  Atualizado: 26/09/2015 19:08
Usuário desde: 29/01/2015
Localidade: Betim - Minas Gerais - Brasil
Mensagens: 4863
 Re: A LIRA E A FLAUTA -- origens da lira
Série de sonetos escrita por mim em 1995, A LIRA E A FLAUTA são os primeiros sonetos alexandrinos que publico no LUSO-POEMAS. Eu parei de escrever dodecassílabos há cerca de quinze anos, procurando me especializar no verso heroico e na redondilha maior. Via os alexandrinos como vão virtuosismo e foi com muito esforços que os revisei no afã de torná-los menos rebuscados. Espero que algum sucesso...

A história do duelo musical me interessou então como exercício de imaginação, pois, percebi que mais do que simplesmente recontar os mitos eu poderia propor discursos e poéticas para suprir as lacunas da própria história conservada a partir do originais da antiguidade. Por isso intentei em pôr no lugar de Apolo e imaginar qual foi a canção que ele cantou para virar a partida diante de Mársias e mesmo quais a razões de Mársias para a temeridade de enfrentar o Febo...

Por fim, escrevi por achar que a história tal como me foi apresentada pelos mitólogos e poetas não havia dito tudo o que eu julgava digno de interesse. É isso.

Abraços, Ricardo Cunha.