Poemas : 

CENSURA, A ARMA DOS AUTORITÁRIOS E FRACOS

 
CENSURA:
A censura é a arma dos fracos.
Dos que não sabem argumentar e defender o seu ponto de vista, suas ideias e suas crenças.
Censura é a arma dos incompetentes e intolerantes que preferem calar os seus opositores usando a força de suas leis manipuladas e deturpadas ou mesmo as armas e a violência.
Quando a censura impera é porque a democracia já foi vencida. Já está doente. Em fase terminal.
Os governantes não representam mais todo o povo e sim uma parcela da população. A pior delas.
A mais fraca intelectualmente.
A mais debilitada culturalmente.
A mais atrasada e conservadora.
O caminho está aberto para o fascismo.
(Proteus).

 
Autor
PROTEUS
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1798
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
24 pontos
6
1
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
RicardoC
Publicado: 17/01/2020 20:55  Atualizado: 17/01/2020 20:55
Usuário desde: 29/01/2015
Localidade: Betim - Minas Gerais - Brasil
Mensagens: 4843
 Re: CENSURA, A ARMA DOS AUTORITÁRIOS E FRACOS
Caro, Proteus, que dia o de hoje, não?!

Perdido o verniz democrático, todo o evocar d'um conservadorismo que até poderia ser legítimo dentro da pluralidade das forças políticas em debate é exposto sem meias palavras: Fascismo!

O projeto d'uma arte nacional concorde com a religiosidade pós-moderna do cristianismo neopentecostal e o nacionalismo revisionista exclui completamente a minha poesia. Se os operadores literários passarem a seguir a esquizofrenia d'estes senhores, a literatura produzida no Brasil será tudo, menos relevante. Afinal, que interesse haverá para o constante remoer de ódios aos outros?

Minha arte, degenerada o coisa que o valha, pode ser borrada à vontade pela censura dos que vomitam impropérios... Jamais alinharei meus textos -- que não se pretendem nem à esquerda nem à direita -- com a doutrinação dos valores ultrapassados que os governantes actuais parecem referendar.

O que se vê, na Educação e na Cultura, é um revanchismo imbecil incapaz de criar algo verdadeiramente novo e prazeroso para chamarmos de conhecimento. Resta-lhes plagiar vergonhosamente o Nazismo sob pena de serem obrigados a remover a tinta vermelha com que cobriram as frases censuradas para que o público possa ler algo verdadeiro e libertador.

No mais, mentiras de mentiras sustentam o absurdo, não nações.

Abraço, RicardoC.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 19/09/2020 13:31  Atualizado: 19/09/2020 13:31
 Re: CENSURA, A ARMA DOS AUTORITÁRIOS E FRACOS
Convém dizer que na China também há ditadura!



Enviado por Tópico
Sergius Dizioli
Publicado: 21/09/2020 18:38  Atualizado: 21/09/2020 18:42
Administrador
Usuário desde: 14/08/2018
Localidade: काठमाडौं (Nepal)
Mensagens: 2221
 Re: CENSURA, A ARMA DOS AUTORITÁRIOS E FRACOS
Salve poetisas e poetas, salve Proteus.
Permitam repartir minha opinião em duas: a que olha o poema título e a que olha seu conteúdo. Ao poema meus parabéns pela construção e desenvolvimento.
Ao conteúdo, permitam-me discordar. A censura ao contrário de ser a arma dos fracos é útil e necessária.
Censura que vem do latim censo (esse mesmo que fazemos para contar quantos e quem somos), deu origem a censor e um dos atos do censor é a censura.
Alguns dirão: - mas poeta, censura útil? E respondo sim.
Ontem perto de minha casa alguns jovens ouviam funk, as letras das músicas era absolutamente chulas e me envergonho demais para reproduzir a mais das "inocentes" estrofes neste local. Tenho certeza que a maioria das mães e pais aqui inscritos não desejaria ouvir seus filhos e filhas cantando tais palavras. Esse 'filtro' que impede que certas coisas sejam propaladas a certas pessoas é a censura. Tenho por certo que estes mesmos pais jamais permitiriam que seus filhos na faixa dos 0 aos 18 anos assistisse a filmes de sexo explícito e bizarro, grupos se relacionando explicitamente. Isso é a censura.
Útil e necessária.
Tais músicas e filmes entre outras expressões que se intitulam de arte devem ser censuradas permitindo a sua expressão, mas selecionando locais e faixas etárias para limitar apenas que quem tenha discernimento suficiente para aceitar ou descartar, os ouça e assista.
A matéria é mais complexa que o espaço aqui convida, todavia era necessário mencionar. Antes de terminar devo salientar que entendo que há censuras e censuras e isso merece uma discussão intelectual e desapaixonada de viéses políticos para crescermos como fazedores de opiniões que somos. Minha gratidão e minhas escusas a todos, em especial ao nobre Autor do poema.