Artigos : 

O Caminho das Pedras

 
Tags:  Chapada Diamantina  
 
O Caminho das Pedras

Durante a época de carnaval o estado da Bahia recebe milhares de turistas no circuito da festa, mas muita gente esquece dos turistas internos que não frequentam o evento, resolvendo viajar pelo próprio Estado.
Como estamos encaixados no segundo - e não menos importante - tipo de turistas, dessa vez resolvemos desvendar os encantos da Chapada Diamantina, nos hospedando na cidade de Andaraí, que fica na proximidades de Mucugê e Igatu, para assim facilitar o passeio.
Foram inúmeras cachoeiras de diferentes tipos, a trilha é principalmente encima de pedras de todas as formas, escaladas com ambientes bem exóticos, o que é prazeroso mas para alguns pode se tornar cansativo, equilibrar-se bastante em pedras e pedregulhos.
Tem um lugar bem pertinho de Andaraí, que é chamado “Toca do Morcego” é um dos poucos lugares que tem certo preparo para acolher o turista, pois a cidade ainda não tem uma mentalidade voltada para quem vem visita-la e está disposto a gastar um pouquinho para ter uma lembrança, é tudo muito básico.
A culinária é excelente, parecendo que todos na chapada aprenderam com o mesmo chef, tudo simples, porém gostoso.
Já em Mucugê o que chama bastante atenção é o parque municipal, onde contém a espécie de flor Sempre-Viva, que tem o seu nome porque mesmo depois de “morta” ainda abre e fecha os seus botões; a trilha é maravilhosa, possuindo inúmeras e imensas cachoeiras.
Agora vale ressaltar que nesses lugares temos que ter guias, se não a gente não vai conhecer absolutamente nada, principalmente se formos visitar várias cidades da região.
Um lugar bastante interessante que foi incluído no nosso roteiro foi a cidade de Igatu, ela fica encravada na montanha e tem a famosa Cidade de Pedra, criada na época do garimpo, é bastante exótica, mas o acesso é muito difícil, sendo um grande teste para o seu carro e para quem está conduzindo, é muita pedra que o seu veículo tem que transpassar, na internet não é comentado muito sobre esse grande empecilho, cabendo a gente decidir se vale a pena ou não, pior é quem fez reserva para uma pousada na cidade e tem que descer e subir essa montanha de carro para conhecer as outras regiões.
Nesses lugares todos tivemos várias surpresas agradáveis, contudo o que mais nos chamou atenção foi o Pantanal de Marimbús, o lugar é verdadeiramente encantador, situado bem pretinho de Andaraí, não demora muito a chegar, mas tem que reservar a entrada, pois o lugar também não está muito preparado para o turista.
Em todas essas cidades o comércio fecha ao meio-dia e à noite não é tão badalada como em Lençóis, a Secretaria de Turismo dessas cidades praticamente inexiste e para obter informações é mais difícil que seguir o Caminho das Pedras para o nosso passeio diário.


Marcelo de Oliveira Souza,IWA





Marcelo de Oliveira Souza,IwA
Dr. Honoris Causa em Literatura
site: www.poesiassemfronteiras.no.comunidades.net - Concurso Literário
blog: http://marceloescritor2.blogspot.com
Instagram: @marceloescritor

 
Autor
marcelooso
 
Texto
Data
Leituras
600
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.