https://www.poetris.com/
 
Artigos : 

INFORMÁTICA: UMA LINGUAGEM INTELECTUAL

 
Tags:  escrita    linguagem    informática    intelectual  
 
Dir-se-ia dos desenhos e das primeiras formas de escrita, que seriam linguagens rústicas, pela maneira primitiva com que foram elaboradas. Mesmo tendo o conhecimento de que, para a época, era o jeito mais rebuscado de transmitir a história.

Além dos desenhos e símbolos gravados nas pedras e nas cavernas, as primeira civilizações não tinham outras formas de repassar seus conhecimentos para o Homem do futuro, apenas conseguiam esculpir na pedra os seus pensamentos e vivências. Os indivíduos mais evoluídos daquela época, tinham o privilégio desta escrita rudimentar, a qual foi sendo cada vez mais elaborada até chegar à forma digital que a tecnologia nos permite, na atualidade.

A linguagem informática surge, então, como um vislumbre da capacidade do Homem do Terceiro Milênio de expressar os seus conhecimentos, usando de todas as variedades que a tecnologia permite – escrita, visual, sonora, etc., onde a História pode ser contada de maneira mais completa.

A linguagem informática é considerada uma forma intelectual de transferir informações, pois a sofisticação que a tecnologia propõe garante que as mensagens sejam recebidas em um tempo mínimo, com a máxima exatidão, sendo que milhões de usuários podem usufruir ao mesmo tempo do sistema internet.

Quando se diz que a Informática é uma linguagem intelectual, não significa que somente os intelectuais podem fazer uso das tecnologias modernas. Pelo contrário, cada pessoa, por mais humilde que seja, tem a capacidade de lidar e aprender as linguagens informáticas, a intelectualidade justifica-se pelas formas como ela se apresenta, que antigamente, não fazia parte dos sonhos da grande maioria dos povos, e hoje é uma realidade global.

O mundo digital traz uma escrita mais leve, menos rebuscada, sendo que, na opinião de alguns, isso empobrece, e na de outros, é o futuro da escrita tanto na escola como nos meios de comunicação social. O que se precisa levar em conta, seria manter o processo de escrita manual, por causa dos benefícios que traz às diversas áreas psicomotoras do cérebro, e acrescentar, aos poucos, a digitação, para que não se perca mais uma parte da História humana, que tanto contribui para o conhecimento humano, de todas as formas possíveis. Temos de ressaltar, sobretudo, que, em qualquer época, os valores humanos são essenciais, para que se reconheça a verdadeira sabedoria universal nos indivíduos desta era tecnológica.

Saleti Hartmann
Pedagoga/Professora de Informática
Cândido Godói-RS

 
Autor
SALETI HARTMANN
 
Texto
Data
Leituras
466
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.