Contos -> Minimalistas : 

Histórias de Vidas e Tabaco (1): A senhora que iria parar de fumar no dia de São Jorge

 
Open in new window

Era a última paciente do dia, uma senhora de 67 anos. Ela nunca havia feito uma tentativa antes, e precisava marcar uma data para se livrar do "maldito", fazia de tudo para não perceberem o cheiro do cigarro nos cultos dominicais.
E então, dona Maria, será no dia 23 de abril? Ela pensou bem, e arrematou, é pra já, dia 23 prometo ao senhor que não acendo mais nenhum. Eu disse, aleluia, boas falas, então vamos aos conselhos finais para os preparativos da véspera. Ela me escutou atentamente, enquanto anotava as dicas pra acordar e não acender o cigarro, pois ela mesmo fez questão de lembrar: "evites o primeiro, e evitarás todos os demais".
Na saída, chegou um paciente retardatário e me disse que estava bem próximo de parar, mas que escolhera o dia de São Jorge, pois nesse dia o santo ia espetar o seu maço de cigarros, depois que cuidasse do dragão.
Eu o parabenizei, por ter escolhido uma data tão simbólica e que faz parte do calendário do sincretismo nacional, pois São Jorge é o reverenciado na umbanda, no candomblé e no catolicismo.
Mas, para minha surpresa, dona Maria que a tudo escutava sem arredar pé da porta, vira-se para mim e diz: "doutor, por acaso este santo é o do feriado, na 2a. feira?"
- Sim, eu disse, e é a mesma data que a senhora escolheu, veja que coincidência.
Ao que ela retrucou, "pois, isso não fica bem assim não, vou mudar de data, não quero nada com este tal de Jorge", vou parar por Jesus.
Todos nos olhamos, e ela insistiu, "doutor pega a minha ficha e muda a data vou parar dia 24 de abril, e por favor se certifique que não tenha nenhum santo neste dia, Ave Maria, cada uma, só Jesus mesmo.
Após aquiescer com a cabeça, e temer que houvesse algum desentendimento religioso, o outro paciente era umbandista, e a paciente era evangélica, desejei a todos um bom feriado e que o mais importante é que cada um parasse de fumar.

AjAraujo, o poeta humanista, escrito em 20 de abril de 2018.

Arte: Peter Bruegel, o jovem ~ a quermesse de São Jorge
 
Autor
AjAraujo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
528
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.