Artigos : 

A INCONSEQUÊNCIA DOS NOSSOS JOVENS

 
Tags:  amor    vida    caminho    educação    FESTAS    jovem  
 


O ser humano adulto sabe que o jovem não é uma pessoa completa, é um ser em construção. Está apenas iniciando o seu caminho na vida, está cimentando apenas os primeiros tijolos no fundamento do seu caráter.

Pois bem, a partir dessa certeza, ficamos muito tristes, quando ouvimos certas reações dos jovens à educação que os pais querem lhes dar, opiniões, sugestões.... conselhos.

Seguidamente, em dias de festas frequentadas pelos jovens, ouve-se o seguinte diálogo, quase em todos os lares:

"- Filho(a), onde você vai? Que horas vai voltar?"

Cuja respostas, também, geralmente, é a mesma:

"- Mãe, você quer saber tudo? Por que precisa saber tudo o que eu vou fazer? Vai perguntar também com que roupa eu vou?"

A mãe, algumas vezes, acrescenta:

"- Quero saber com quem você vai, também".

O jovem, na sua inconsequência, não conhece as razões dos seus pais. Não param para pensar no porquê de tantas preocupações e tantas perguntas "chatas".

As estatísticas no Brasil e no mundo estão repletas de histórias tristes, de mortes de jovens, que saem de casa sem dar satisfações aos pais de onde vão, com quem vão, e a que horas pretendem voltar.

Na grande maioria das vezes, os pais são os últimos a saber que o filho está morto. E são os últimos a saber que o jovem estaria frequentando certos locais e tendo por amigos pessoas não muito confiáveis, cujo único objetivo é ter noites de aventuras desenfreadas, seja através da violência no trânsito, uso de drogas e outras, que geralmente levam à morte.

Se os pais procuram saber informações sobre os filhos, não é simplesmente porque querem "se meter" na sua vida. Mas, porque, atualmente, tudo tem consequências, e alguém sempre terá de responder por elas... geralmente, os pais.

Quando o jovem tomar consciência de que os questionamentos dos pais são uma forma de demonstrar AMOR e preocupação, terá um relacionamento mais harmonioso com eles, menos traumático, mais consequente.

O mundo, fora do Lar, não tem a preocupação de amar, de proporcionar segurança. O mundo, fora do Lar, tornou-se um palco de aventuras, onde misturam-se a inconsequência, o viver "agora", o consumismo e a oferta do prazer, a qualquer custo.

Tomara que os jovens despertem para o AMOR de seus pais, antes de perderem as suas preciosas vidas ainda nos seus primeiros sopros de liberdade.

Saleti Hartmann
Professora e Poeta
Cândido Godói-RS

 
Autor
SALETI HARTMANN
 
Texto
Data
Leituras
804
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/11/2019 09:34  Atualizado: 10/11/2019 09:35
 Re: A INCONSEQUÊNCIA DOS NOSSOS JOVENS
não há seres humanos completos independentemente da idade que tenham.

mas antes porém quero responder ao seu comentário ao meu comentário no texto anterior. eu não me digo nem alguma vez me disse da casa, sequer desrespeitei a sua crença em deus. vamos ver se a gente se entende. da forma que a mademoiselle Saletti respondeu foi a própria Saletti a desrespeitar a minha crença, neste caso a minha descrença em deus. da mesma forma que tem todo o direito em acreditar no que quiser eu também tenho o direito de acreditar no que quiser. por isso você acredita em fantasmas e eu em coisas reais. por outro lado eu sou um passarinho e os passarinhos não teem casa, vão fazendo ninhos onde precisam mas não pertencem a nenhum sítio em especial porque são seres vivos livres. posto isto... eu confesso que fico preocupado com a formação dos nossos jovens ao constatar o fraco nível de alguns dos professores que teem como missão as suas formações, por exemplo, é suposto uma professora saber escrever, veja, a cara amiga escreveu:
Cuja respostas, também, geralmente, é a mesma - cuja respostas?! o cuja está no singular. e continua... é a mesma?! se é respostas escreve-se... são as mesmas. nota-se que a senhora anda muito confusa e opinativa sobre assuntos que não domina.

desejo calma, muita calma e um bom domingo


Enviado por Tópico
nereida
Publicado: 10/11/2019 15:56  Atualizado: 10/11/2019 15:56
Membro de honra
Usuário desde: 27/08/2017
Localidade: São Paulo
Mensagens: 2285
 Re: A INCONSEQUÊNCIA DOS NOSSOS JOVENS
Ah esses jovens inconsequentes !

Belo texto maduro, e lógico.
Concordo!
Bjs