Poemas : 

Resumo..

 
Resumo

Eu SOU um poeta ecológico, sergipano e brasileiro, natural de Siriri, de nome prpprio Lizaldo Vieira dos Santos, batizado e carimbado nas lutas ecológicas e sociais. Muita gente conhece e admira a minha trajetória, que é lutar, defender os necessitados e as causas justas necessárias do nosso povo sergipano e brasileiro. Resumi ao máximo para não deixar cansativa a leitura dessa publicação.
Aqui trago rápidas pinceladas dos meus momentos cotidianos, desses anos de rápidas alegrias e muitos desafios. Muitas conquistas com momentos de alegrias fugazes passadas pela vida afora. Muitas vezes não paramos para mensurar e dar o merecido valor com o espaço e tempo necessários, sem nem mesmo valorizar os louros, porque o que chama mais a atenção são os embates duros e doloridos dos momentos de luta pela própria sobrevivência.
Nossa história carecia de mais reflexão e aplausos por tão fortes, significativos, relevantes feitos de sabedoria e glórias, são as carícias e massagens no próprio ego que faltam.
Na minha Caminhada, ao longo da vida sempre tive e estive ao lado dos fracos e oprimidos do estado brasileiro. Passei e deixei sempre pessoas amigas, colegas de trabalho, ativistas das causas ecológicas e sociais, a exemplo dos palafitas da Coroa do Meio, da Comunidade Recanto da Paz (antigas Malvinas ) da ocupação Loteamento (Senhor do Bomfim) na farolândia, na comunidade (Recanto dos manguezais), conjunto Augusto Franco, na (Comunidade Prainha) atalaia, atuei tenazmente pela melhoria da qualidade de vida no conjunto Augusto Franco, inclusive na defesa da urbanização e calçamento das ruas e das sete 7 praças que foram entregues sem nenhuma Infraestrutura na época da inauguração, e também na entrega do maior conjunto habitacional de Aracaju. Estive atuando arduamente nas Comunidades (indígenas Xoko e Quilombola de Mucambo) em Porto da folha; área sindical, participei de memoráveis lutas nas causas trabalhistas dos trabalhadores da universidade federal de Sergipe de onde fui trabalhador e membro da diretoria do Sintufs.
Na militância ecológica, fui peça chave atuando tenazmente contra a destruição dos manguezais sergipanos, especialmente os mangues de Aracaju, ferozmente devastado pela especulação imobiliária e pelo estado inerte e incompetente na fiscalização. Sou reconhecido por minha atuação sócio ecológico por diversos setores da sociedade sergipana e brasileira, tendo várias monografias de pesquisas universitárias a nosso respeito e participado se direções de ONGs ambientais nacionais, a exemplo da atuação como membro efetivo da coordenação nacional da Rede de ONGs da mata Atlântica. Em Sergipe, atuei pelo reconhecimento e inclusão de do estado de Sergipe no mapa do bioma da mata atlântica, que até então estava fora pelo não reconhecimento do governo do estado, lá pelos anos 80 e 90. Por toda essa trajetória participei do Conselho estadual do meio ambiente, membro titular representado as ONGs ambientais de Sergipe; também fui conselheiro titular do Conselho do refúgio de vida silvestre mata do junco, conselho municipal do meio ambiente de Capela e também fui articulador da criação da unidade de constelação ARIE de mata do Cipo em Siriri para preservar a nascente do Rio Siriri. De onde, também fui conselheiro do conselho gestor da unidade. Sou poeta ecológico e publico meus textos no site de autores e escritores nacionais (Luso poemas) onde já publiquei mais de 300 textos, sendo que a nossa página é uma das mais visitadas, já visualizada por mais de 220 mil leitores. Os nossos trabalhos estão entre os mais lindos e republicados em sites de concursos literários e das escolas.
Enfim, esse é um pouco da minha trajetória pública de militante e atuação como defensor das legítimas causas da classe Trabalhadora e do Povo Brasileiro..


Q U E S E D A N E C U S T O d e V I D A - Lizaldo Vieira
Meu deus
Tá danado
É todo santo dia
O mesmo recado
La vem o noticiário
Com a
estória das bolsas
Do que sobe e desce no mercado
De Tóquio
Nasdaq
São paulo
É dólar que aume...

 
Autor
Lizaaldo
 
Texto
Data
Leituras
402
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
1
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 04/09/2022 03:34  Atualizado: 04/09/2022 03:34
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: Resumo..
Poeta
Sou baiana com alma sergipana! Estou sempre em Aracaju!
Li seu release até o final. Parabéns pela sua trajetória!
Abraço!
Janna