Prosas Poéticas : 

(De)coração

 


Seria um inverno cinzento, frio e úmido para Celita e Joselito.
Celita, mãe solo, sobrevivia com seu único filho(Joselito) naquele condomínio, sustentados por bicos, pelo famoso trabalho informal.
Ele beirava os 22 anos e era o encanador do bairro. Ela com 40 anos de idade fazia reparos em roupas, profissão que aprendera com sua vó lá no Sertão.
Recapitulando...
Seria um inverno cinzento, frio e úmido para mãe e filho se não fosse a visita de Silvânia, a vizinha que gostava de folia, que estudara com Joselito no ensino médio e morava na casa ao lado com os pais.
Silvânia esquivou-se de tocar a campanhia, pois trazia sacolas pendentes nos braços, igualando-se a uma árvore de Natal. Despachada gritou:
-São João passou aqui?
O garoto abriu a porta e de branco foi ficando amarelo até corar. Essa morena causava o efeito nascer do Sol e pôr do Sol em Joselito, dizia Celita.
Antes que Joselito conseguisse elaborar uma resposta, Silvânia continuou:- O Santo mandou uma encomenda.
Nesse momento a garota foi tirando bandeirolas, toalha de mesa xadrez vermelha, amendoins, milho cozido, canjica, paçoca, bolos de puba e macaxeira e 1 garrafa de licor de passas; parecia mágico tirando surpresas da cartola, mas era Silvânia esvaziando as sacolas.
Os donos da casa contagiados pelo ritmo de forró que vinha de fora começaram a ajudar a morena na decoração. Xote, xaxado, baião e os três eram pura animação.
Logo a casa ficou encantada com bandeirolas alegres e coloridas, com delícias, exibidas em bandejas laminadas, perfumando a sala e os três amigos enfeitados com sorrisos.
Silvânia fez de coração e sentia-se feliz!


Janna



 
Autor
Jmattos
Autor
 
Texto
Data
Leituras
391
Favoritos
3
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
34 pontos
2
4
3
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
GabrielaMaria
Publicado: 22/06/2023 10:41  Atualizado: 22/06/2023 10:41
Membro de honra
Usuário desde: 04/09/2022
Localidade:
Mensagens: 1056
 Re: (De)coração
.

Gostei da prosa e continuando; eu adoro humor, quando eu vou às compras eu vou só um pouco de dinheiro e meus olhos brilham com tudo no final volto para casa um cabide caminhando, mas quando era de ônibus era pior, imagina uma pessoa desastrada.

Falando de humor, em plena manhã uma música em que em que diz; e a vaca faz
Eu disse uai! O Rio de Janeiro canta só as cachorras e aqui é as vacas.