Textos : 

O gajo que convidou os amigos para um serão à lareira, que não tinha!

 
Open in new window
Já chove, parece até, que as nuvens choram a chegada da noite; depois dum dia tão aprazível, consigo encarar esta noite invernosa com um sorriso na Alma; não se retirem, fiquem mais um pouco, ...vou acender a lareira, mas antes aconcheguem-se nessas mantas e de quando em vez, experimentem, fechar os olhos e ouvir a chuva que cai lá fora... a lareira já emana calor, soa um crepitar agradável, coloquei cerca de uma dúzia de castanhas para cada um, não tenho Geropiga, mas tenho uma garrafa de tinto do Douro, de dois mil e cinco, penso que foi um bom ano (prefiro Alentejo... mas é o que há), vou abri-la para ir respirando, enquanto esperam, se quiserem, têm aqui mais almofadas, sintam-se acomodados e confortáveis enquanto vão cavaqueando, eu vou buscar copos; ...demorei um pouco, a rolha era duma cortiça ruim, partiu-se e tive que apelar ao que de MacGyver* existe em mim para a retirar. Sei que alguns de vocês já fecharam os olhos e conseguiram escutar esta sinfonia da chuva que cai lá fora, juntamente com este crepitar quente e aconchegante do lume, é um bem estar inaudito!!
Que serão agradável, espero que estejam a gostar tanto quanto eu; já sentiram este cheiro delicioso das castanhas? ...É sinal que querem sair do lume, estão prontas a serem degustadas, se bem que, nunca, mas nunca, saem iguais ás do vendedor de castanhas que encontramos por aí, mas ainda assim irão saber bem, enquanto as retiro, sirvam o vinho por favor; ...escutem! ...Já repararam que a chuva caí mais forte agora? Vão saber ainda melhor estas castanhas quentinhas! Vamos fazer assim, cada um descasca uma castanha, sopra para arrefecer, antes de a colocar na boca, aconchega-se muito bem na manta... agora sim, podem coloca-la na boca e saborea-la de olhos fechados... escutem a sinfonia... é tão delicioso, não é? ...Agora acordem, acordem para todos os que irão passar esta noite ao relento! Ao frio! À chuva! Com mantas tecidas de cartão, cavaqueando apenas com a própria alma! Com fome e sede! Alguns, se calhar, bem perto de nós! ...Hei! Onde vão vocês?! ...Já percebi! ...Tudo bem, vão lá e se não tiverem castanhas, levem-lhes uma sopa quente e quiça um cobertor, daqueles que nunca usamos e que por vezes até estorva! ...Obrigado, pela vossa inestimável companhia meus amigos, vocês têm um coração enorme!! ...Vou apagar a lareira que não tenho ...e acender a consciência. Boa noite.




Andy




*Herói televisivo da década de oitenta, que era notável pelo seu constante desenrascar de situações, deixando a anos-luz de distância qualquer político/governante/gestor público deste nosso país.

 
Autor
Andy
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1118
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
25 pontos
9
0
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 22/10/2008 07:46  Atualizado: 22/10/2008 07:46
 Re: O gajo que convidou os amigos para um serão à lareira...
Andy,
A nossa mente leva-nos a onde queremos ir é verdade.
Mas quando a prepotencia e o egoísmo é mais forte que qualquer lareira quentinha, quentinho só mesmo o comodismo do "EU" e mais eu e sempre eu.
Descreves aqui neste texto a realidade nua e crua bem dolorosa.
Quando chegará a nossa vez? Ninguém sabe o que nos espera.

Beijo enorme
ConceiçãoB


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 22/10/2008 09:34  Atualizado: 22/10/2008 09:34
 Re: O gajo que convidou os amigos para um serão à lareira...
bom texto, Andy...

estive lá a saborear o tinto do Douro, de sabor mais forte que o tradicional alentejano e a comer umas castanhas e a meio do texto sai para a rua e levei a garrafa comigo e um prato cheio de castanhas ainda quentes e partilhei com alguns dos que descreveste que habita o lado exterior do nosso conforto, eles gostaram e tivemos boas conversas, fiquei com frio e emprestaram-me uma manta e a fogueira de tábuas de paletes velhas aqueceu-nos a noite toda... vou lá voltar, noutro dia com mais uma garrafa, castanhas e outras coisas... talvez vá viver com eles... quem sabe...

Um abraço e mais uma vez, belo texto.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 22/10/2008 19:16  Atualizado: 22/10/2008 19:16
 Re: O gajo que convidou os amigos para um serão à lareira...
Meus Deus! Foi dos textos mais belos e comoventes que já li! Obrigada pelo despertar de consciências de uma forma tão bela e suave!
Apetece-me dizer....Namasté!
Beijo azul


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/11/2008 15:17  Atualizado: 10/11/2008 15:17
 Re: O gajo que convidou os amigos para um serão à lareira... para Andy
Sabes, quem tem o privilégio de Te conhecer como eu, sabe que não é por acaso que este texto "sai" e tem a tua cara do princípio ao fim.
A tua personalidade abnegada de amor ao próximo, de quem não baixa os braços, de quem tem a humildadde de apagar a lareira e acender a consciência as vezes que forem precisas merece de facto um salva de palmas.
Um dia ainda vamos os dois fazer um serão com todos estes Companheiros... que me dizes?

Um abraço do tamanho do teu coração!


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 28/08/2009 20:31  Atualizado: 28/08/2009 20:31
 Re: O gajo que convidou os amigos para um serão à lareira...
A consciência anda adormecida, e já estamos em 2009, e o Mundo anda cego-surdo-mudo...

gostei deste despertar a consciência...

jinhos,
T!na