« 1 ... 3 4 5 (6) 7 »


Re: Quais são os seus livros favoritos?

Membro desde:
6/11/2007 15:11
Mensagens: 1940
Para quem gosta de estórias pequenas, mas cheias de imaginação, tenho um pequeno tesouro:
"contos da sétima esfera" de Mário de Carvalho

Um escritor que nos capta

Criado em: 13/7/2023 7:44
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Quais são os seus livros favoritos?
sem nome
Open in new window

Criado em: 13/7/2023 16:11
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Quais são os seus livros favoritos?

Membro desde:
3/9/2012 2:38
Mensagens: 18165
Estou lendo ultimamente "O livro das Coisas Perdidas" de John Connolly.
Muito bom!

Criado em: 21/7/2023 18:10
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Quais são os seus livros favoritos?
Administrador
Membro desde:
27/10/2006 19:09
De Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2097
Há 4 livros que me ficaram na retina (todos diferentes e sem nenhuma ordem de preferência):

1 - "As aventuras de João Sem Medo" do José Gomes Ferreira. É um livro surreal na verdadeira aceção do termo.
João Sem Medo era um rapaz que vivia numa aldeia chamada Chora Que Logo Bebes. As pessoas choravam tanto que as paredes das casas estava sempre cobertas de musgo.
Fácil e divertido de ler.

2 - "A Odisseia" de Homero. Soberbo.

3- "Cristo recrucificado". Este livro foi escrito por Níkos Kazantzákis e publicado em 1948. Passa-se na fronteira entre a Grécia e a Turquia e tem um conteúdo denso. Muito bom.

4- "O Bloco de Notas de Laszlo Bölöni" de Luís Miguel Carvalho. Não se tratando de uma obra literária no sentido convencional do termo é um documento humano e de leitura fácil. Quem sabe pode-me dizer que se trata de uma leitura clubística (o sr. Bölöni, romeno, foi um treinador de futebol campeão no Sporting Clube de Portugal) mas quem se conseguir abstrair disso tem aqui um bom exemplo para conhecer e perceber as relações interpessoais descritas e ilustradas. Bem escrito.

Criado em: 24/7/2023 16:09
_________________
A boa convivência não é uma questão de tolerância.
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Livros favoritos (Valdevinoxis)
Administrador
Membro desde:
2/10/2021 14:11
Mensagens: 422
.
Aproveito a dica de Valdevinoxis para falar um pouco de "As Aventuras de João Sem Medo", que é um dos livros da minha vida. Regresso a esta obra muitas vezes e nunca me desilude, pelo contrário, nunca deixa de me surpreender.

Atenção: o título engana! Não é um livro para crianças!

Um livro para crianças não diria que, para atingir a Felicidade Completa, temos de consentir que nos cortem a cabeça para não criarmos nela ideias perigosas, e que passemos a trazer nos pés e nas mãos correntes de ouro…

Ou que, num dos mundos visitados por JSM, os professores nas escolas "torcem os meninos até à incapacidade perfeita" e, nos teatros, os espectadores dão concertos de tosse e aplaudem-se a si mesmos….

É irónico (às vezes quase ácido no seu sarcasmo) e fantástico, no sentido literário do termo — uma construção surreal que nos leva a outros universos, a outras lógicas e ao que descobrimos existir dentro de nós.

Sim, porque o tema que mais me atrai neste livro é o crescimento, que nos leva à aventura e ao conformismo, à ternura e ao cinismo — ou seja, a forma como nos transformamos aos nossos olhos, sonhando a nossa própria identidade.

Criado em: 24/7/2023 17:34
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Quais são os seus livros favoritos?

Membro desde:
3/9/2012 2:38
Mensagens: 18165
Estou lendo a Mandíbula de Caim! Que livro é esse? Já fiz mil anotações! Rsrs

Criado em: 10/9/2023 19:15
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Livros favoritos - "As Cidades Invisíveis", de Italo Calvino
Administrador
Membro desde:
2/10/2021 14:11
Mensagens: 422
.
No próximo dia 20 de novembro, estreia na RTP3 um novo programa da jornalista Anabela Mota Ribeiro, que já nos trouxe anteriormente pequenos tesouros televisivos como o "Curso de Cultura Geral" ou "Os Filhos da Madrugada", em que conversava com convidados de luxo sobre os mais variados temas.

Este novo programa chama-se "Seis Propostas para este Milénio" e é baseado na obra (quase) homónima de um escritor que adoro, chamado Italo Calvino, que teria completado em outubro passado a idade de 100 anos (faleceu em 1985).

Por coincidência, estou a reler o livro dele de que mais gosto, intitulado "As Cidades Invisíveis". Não sei bem como classificá-lo. Tem a densidade de um romance, mas não é romance; tem a fragmentação de um livro de contos, mas os seus textos não são contos; tem a tendência analítica e reflexiva das crónicas, mas não é uma compilação de crónicas.

O ponto de partida começa por ter fundo histórico – o diálogo entre o célebre viajante Marco Polo e o chefe supremo do império mongol, Kublai Khan. Rapidamente, esta conversa, centrada nas cidades por onde passou o veneziano, se transforma em pura fantasia. A cada nova cidade que apresenta, surgem aos nossos olhos comportamentos e situações que – sendo impossíveis – desenham um quadro extraordinário sobre a natureza humana.

Uma das vantagens do livro é que a descrição de cada cidade encerra em si uma ideia-chave, o que permite completa liberdade na leitura da obra (que é uma das características dos livros de Calvino). Desta vez, resolvi começar a ler do fim para o início, para dar mais atenção às narrativas finais, não tão presentes na minha memória.

Por exemplo, temos a cidade de Tecla, que está em permanente construção, para impedir que – estando terminada – se inicie a sua decadência. Ou a cidade de Eusápia (que inspirou um dos meus poemas), uma dupla cidade, em que vivos e mortos copiam os comportamentos uns dos outros. Ou a cidade de Leónia, que vive de permanentes novidades, o que provoca o acumular gigantesco daquilo que fica obsoleto e que, por vezes, engole as cidades vizinhas...

Fica a sugestão do livro e do programa. Espero que gostem.

Criado em: 18/11/2023 12:44
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Livros favoritos - "As Cidades Invisíveis", de Italo Calvino
Administrador
Membro desde:
15/2/2007 12:46
De Porto
Mensagens: 3597
Olá

maravilhoso, absolutamente maravilhoso este espaço de partilha de conhecimento, sugestões de leitura na qual se absorve o prazer de quem tem o prazer de sugerir o que o contagia e contagia.
Além dde ser útil, o preço dos livros ( 90% das minhas leituras passam por livros físicos), na hora de comprar faz toda a diferença nas possíveis escolhas.

Já anotei na minha agenda o programa que não quero perder . Obrigada

atenciosamente
HC

Criado em: 18/11/2023 13:25
_________________
" An ye harm none, do what ye will "
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Livros favoritos - "As Cidades Invisíveis", de Italo Calvino

Membro desde:
29/1/2015 10:19
De Betim - Minas Gerais - Brasil
Mensagens: 4865
Compartilho contigo, caro Benjamin, a admiração por esse livro tão singular. Compilar narrativas fantásticas a partir da também fantástica viagem de Marco Polo foi de uma felicidade rara dentre as muitas que Ítalo Calvino nos presenteou com sua obra.

Também sempre trago para minha reflexão sobre a impossibilidade da felicidade humana o singelo quadro da cidade dupla, supra e subterrânea, onde os mortos têm uma existência tão distinta quanto possível de sua vida real. Penso que tais subterrâneos sejam também os nossos subconscientes onde as fantasias inconfessáveis e os sonhos irrealizáveis são fruídos intimamente. Que narrativa simples e profunda a um só tempo, não é mesmo?

Oxalá Cidades Invisíveis continue sempre nos inspirando a amar o ser humano e sua diversidade!!

Grande abraço, RicardoC.

Criado em: 22/11/2023 22:40
_________________
Ubi caritas est vera
Deus ibi est.
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Livros favoritos - "As Cidades Invisíveis" p/ RicardoC
Administrador
Membro desde:
2/10/2021 14:11
Mensagens: 422
.
"uma felicidade rara dentre as muitas que Ítalo Calvino nos presenteou com sua obra"

Sem dúvida, meu caro Ricardo. Tantas obras extraordinárias! "Se numa noite de Inverno um viajante" e a trilogia "Os nossos antepassados" são também maravilhosos.
Aquele abraço!

Criado em: 24/11/2023 18:00
Transferir o post para outras aplicações Transferir



« 1 ... 3 4 5 (6) 7 »




Links patrocinados