Textos -> Outros : 

"GUERRA CONTRA O FUMO" ou "MENSAGEM DA ECONOMIA PARA O BEM"

 
"MENSAGEM DA ECONOMIA PARA O BEM" ou "GUERRA CONTRA O FUMO"
Mohammed Bin

"(Argentina, Brasil, Cuba e Uruguay) e o Tabaco" ou "MENSAGEM DA ECONOMIA PARA O BEM" ou "Guerra contra o tabaco" (em processo)
Mohammed Bin


BRASIL:
O imposto sobre os maços de cigarro no Brasil eram e é muito alto. E as pessoas do governo gostavam dessa grande fonte de receita. Entretanto, ainda no tempo da ditadura cívico-militar, o ministro do Ministério da Saúde, com os olhos abertos para as despesas no tratame0nto das doenças causadas pelo tabaco, muito maior que a receita, conseguiu abolir a propaganda de cigarros na televisäo, cinema, etc...
Sim, o estado recebia muito de imposto, para gastar muito mais depois no tratamento. E perdia com a pessoas que näo mais podiam trabalhar, e principalmente, pessoas morriam por doenças provocadas pelo fumo. E o preço da vida humana é inestimável, penso.
E as propagandas de cigarro eram anti-éticas, enganosas, trabalhando a imagem de "heróis", "esporte·, "riqueza" e "mulher bonita" ao hábito de fumar.
Brasilzada: proibiçäo de propaganda de cigarros ("Brasilzada, algo que muito me orgulha!")
Ainda, ainda, ainda é permitido propaganda de cigarros dentro de padarias, exposta à vista de crianças e adolescentes, ou melhor à vista de qualquer pessoa.
Mais avanços na guerra contra o fumo no Brasil: säo aprovadas várias leis protegendo os näo fumantes dos prejuízos indiretos do fumo; proibiçäo de se fumar em repartiçöes públicas, proibiçäo de fumar em transportes públicos; criaçäo de "fumódromos" ou áreas específicas para fumantes em determinados locais como por exemplo em restaurantes.
E outro grande avanço na guerra contra o tabaco, iniciativa que acredito existir só no Brasil, a obrigatoriedade de fotografias de pessoas vítimas do tabaco acompanhada de advertências;
- FUMAR PROVOCA CÂNCER
- FUMAR CAUSA ENFISEMA PUMONAR
-
-
E a única advertência que näo tem fotografia é "FUMAR PROVOCA IMPOTÊNCIA", que vem acompanhada de uma ilustraçäo criativa de cigarro com cinzas (já queimado fumado) em "posiçäo prá baixo" / ·in off" / "en bajo·
Essas fotografias e advertências ocupam uma das duas faces maiores da embalagem do cigarros, ou seja, mais ou menos uns 40% .
Na guerra contra o tabaco, o governo brasileiro está de parabéns: quem sai ganhando (deixando de perder dinheiro, saúde e vida) é o povo brasileiro.

CUBA:
Näo vi propagandas em televisäo e nem em outdoor nas ruas. Acredito que seja proibido.
Os maços de cigarros trazem na embalagem dos cigarros, ocupando mais ou menos uns 40% advertências que se revezam:
-
-
-
É proibido fumar em transportes públicos como ônibus e aviöes, assim como na Argentina, Brasil e Uruguay.

ARGENTINA:
Vi algumas propagandas de cigarros em outdoor ao andar pelas ruas.
Propaganda na televisäo näo lembro de ter visto, mas como tem em outdoor nas ruas, onde as crianças e adolescentes tem acesso, näop me estranharia se as tiver na televisäo.
Sempre vi nas embalagens de cigarro a advertência FURMAR ES PERJUDICIAL A SALUD, ocupando apenas, mais ou menos uns 10% da embalagem, e assim mesmo na lateral que é um lado da embalagem menos exposto à vista das pessoas.
Entrretanto vi alguns maços de cigarro com a advertências, sempre a mesma FUMAR ES PERJUDICIAL A SALUD na parte frontal da embalagem (igual no Brasil e Argentina), ocupando mais ou menos uns 40% da embalagem. Näo entendi porque alguns maços de cigarro säo assim e outros näo.
Cinema näo fui, logo näo sei se a lei permite e se existe propaganda de cigarros nestes locais como era antigamente nos cinemas brasileiros na época de minha adolescência.

URUGUAY:
É proibido fumar em transportes públicos (ônibus, barcos, aviöes, trens) assim como em Argentina, Brasil e Cuba).

CONCUSÄO:
No Brasil o Ministério da Saúde oferece tratamento e medicamentos gratuitos para o fumante que quer parar de fumar. Pelo menos é a propaganda que o governo brasileiro faz. Espero que seja assim. (Vou me informar com o povo...)
Ao Ministério da Saúde do Brasil as duas únicas sugestöes que tenho:
- é de trocar periodicamente / de tempos em tempos as fotografias das vítimas do tabaco (vítimas é o que näo falta...). É que as advertências e fotografias repetidas, já de conhecimento das pessoas acabam caindo no lugar comum do rotineiro / do já conhecido / do sem novidade e as pessoas acabam näo lhe dando o valor que elas tem.
Agora a ilustraçäo criativa que acompanha a advertência FUMAR CAUSA IMPOTÊNCIA deve ser mantida. Já vi um brasileiro ao comprar cigarros, e ser "sorteado" com essa advertência, pedir ao vendedor para trocar o maço por outra embalagem com outra advertência, ou seja, essa propaganda contra o fumo "mexe com a cabeça" dos fumantes homens...
- colocar na maço de cigarros a informaçäo de que o Ministério da Saúde fornece tratamento gratuito para o fumante que deseja parar de fumar (se é que já näo tem)
E fica registrado o meu parabéns ao governo brasileiro, em especial ao Ministério da Saúde, pelo excelente trabalho em prol da saúde do povo brasileiro.
E fica aqui registrado o meu desejo que cada governo, em cada país, faça o melhor para o povo na guerra contra o tabaco,na "ECONOMIA PARA O BEM" que significa economia de dinheiro, economia de doença, economia de dor e economia de sofrimento.
Obs. Pretendo atualizar as informaçöes aqui contidas entrando em contato por email com as instituiçoes de saúde dos respectivos países.
Também pretendo colocar fotografias dos maços de cigarros que tirei para ilustrar o texto.
Também tenho "em minha cabeça" um quadro que quero fazer, uma obra anti-fumo, logo uma obra comercial, ou devo dizer, anticomercial?

 
Autor
mohammedbin@ig.com.b
 
Texto
Data
Leituras
2646
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.