Contos : 

Prisioneiros

 
Tags:  a guerra é o inferno  
 
Prisioneiros

O bater ritmado de botas no chão, não augurava nada de bom. Assim pensava um dos prisioneiros de guerra, às mãos dos homens do III Reich. Guerra sem razão - como todas a guerras. Não há guerras desinteressadas - é o que toda a gente diz. O cabo Tremp,autor daquele pensamento, tal como Henry, o sargento, tinham caído numa emboscada perto de Lorritt no auge da Segunda Grande Guerra. Presos e torturados, pensavam que não iriam aguentar por muito tempo sem falar. Falar, era trair os camaradas de luta, e passarem informações preciosas ao inimigo. A Gestapo sabia o que fazia. O cabo Tremp lembrava as muitas conversas que, sobre este tema, havia tido com o seu companheiro de infortúnio, antes de terem sido feito prisioneiros. Nesse tempo, o sargento Henry fora firme ao afirmar que, caso viesse a ser feito prisioneiro, jamais abriria a sua boca, para não trair os aliados. As palavras agora recordadas tinham passado de uma mera hipótese a uma cruel e aterradora realidade. “Antes a morte que tal sorte”.
Enquanto a guerra se mantinha acesa, com milhares de mortos e mutilados de ambas os lados, os nossos heróis travavam à sua maneira uma outra guerra, não menos avassaladora. O palco era uma pequena sala, onde o sadismo atingia proporções inusitadas. Destruindo a moral dos homens - destrói-se o homem, e daí à traição é um passo curto. Falar de direitos e deveres que devem ser tidos em conta quando alguém é feito prisioneiro, é chover no molhado. As Convenções Internacionais, não passam disso mesmo – convenções. “Guerra é Guerra”.
Nunca o cabo Tremp e o sargento Henry - tinham tido, como agora, a oportunidade de compreender esta triste realidade. A guerra é o inferno na Terra, se é que há inferno. Nas celas eram proibidas quaisquer conversas entre os prisioneiros. Era imperioso acabar, o mais depressa possível, a moral aos prisioneiros. Para mais, não havia forma de saber do andamento da guerra. Num momento de descuido do guarda, Henry, sussurrou ao amigo que tinha receio de não aguentar as sessões de tortura. O cabo ficou aterrado. O caso não era para menos. Ambos guardavam segredos que não mãos do inimigo podiam por em causa a vida de centenas de aliados.
Tremp temeu o pior.Henry sempre se mostrara um homem seguro nas suas convicções! Aliás, defendia as suas teses com argumentos muito convincentes! Tremp recusava-se a acreditar no que ouvira. Estava com toda a certeza a ter mais um pesadelo. Coisa normal, nos últimos dias, tamanha era a ferocidade das torturas.
Um soldado não trai. A Pátria assim o exige.
Num rompante abre-se a porta. Henry é levado para mais um interrogatório.
Na cela, o cabo Tremp, é assaltado por imagens assustadoras. O pensamento fá-lo avançar no tempo. O terror e o sangue misturam-se às imagens. Os homens da Gestapo não fariam pior. O cabo mal dá pelo abrir da porta…O amigo traz estampado no rosto, a dor da traição.
“ A Guerra é a Guerra”- avassaladora, terrível, apocalíptica. A Guerra não faz assassinos – palavras ouvidas vezes sem conta durante a instrução. A preparação é mais psicológica do que se pensa – as drogas fazem o resto. Quando tudo acabar, os sobreviventes voltam para casa…

Poesiadeneno



Poesiadeneno

*Na Segunda Guerra Mundial morreram mais de 70 milhões de pessoas,somando militares e civis.

 
Autor
poesiadeneno
 
Texto
Data
Leituras
1215
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
7 pontos
7
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
gil de olive
Publicado: 05/02/2010 00:11  Atualizado: 05/02/2010 00:11
Colaborador
Usuário desde: 03/11/2007
Localidade: Campos do Jordão SP BR
Mensagens: 4838
 Re: Prisioneiros
Excelente seu texto! Do tipo que tambem gosto de ler, para fugir um pouquinho do mar de poesias!


Enviado por Tópico
arfemo
Publicado: 05/02/2010 00:21  Atualizado: 05/02/2010 00:21
Colaborador
Usuário desde: 19/04/2009
Localidade:
Mensagens: 4812
 Re: Prisioneiros
prisioneiros estamos das guerras (as tais e as outras - que nessas também há traições). texto excelente sobre um tema pouco corrente por aqui...

abraço
arfemo


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 05/02/2010 10:00  Atualizado: 05/02/2010 10:00
 Re: Prisioneiros
Neno...

Li e reli este texto...
Muita tristeza ficou em mim pois consegui visualizar as atrocidades cometidas ao ser humano que alí nada mais eram que farrapos humanos dominados pelos inimigos...

Parabéns,,,

Beijos...
MO


Enviado por Tópico
eduardas
Publicado: 05/02/2010 10:42  Atualizado: 05/02/2010 10:42
Colaborador
Usuário desde: 19/10/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3731
 Re: Prisioneiros p/Neno
Guerras serão sempre guerrs. Suportar a dor fisíca e psicológica já leva a outros caminhos.

Um admirável texto sobre os reféns!...E não somos também prisioneiros?

bj
Eduarda