Frases e Pensamentos : 

Liberdade de expressão

 
"O que sucede actualmente é que - para defender a "liberdade de expressão" daqueles que produzem certos programas televisivos e dos que fabricam determinado género de revistas e filmes e livros - permitimos que as nossas crianças e os nossos jovens se sujem nos vómitos orgíacos dessa gente: pseudo-intelectuais, pseudo-artistas, porque aquilo que produzem não é bom nem verdadeiro nem belo.
Ora, a liberdade de expressão não é nada que dê a alguém o direito de sujar os outros. Neste ponto, ou entendemos mal, ou estamos a deixar-nos ir na cantiga de quem utiliza o termo "liberdade de expressão" para defender a sua actividade, que não passa de um inaceitável negócio feito à custa do mal de outros."
(Paulo Geraldo)

 
Autor
SusanPerry
 
Texto
Data
Leituras
2246
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/02/2010 18:10  Atualizado: 20/02/2010 18:52
 Re: Liberdade de expressão
Muito pertinente este esparso do meu colega Paulo Geraldo, de quem você parece gostar muito, não fosse ele denunciador do mesmo complexo que enferma a generalidade do país.
Se a arte é nova, busca novas significações e espaços, logo alguém aparece a chamar de pseudo qualquer coisa ao criador.
Se a coisa não passa pelo belo e pelo crivo dos cânones tradicionais, então é fruto de uma corja orgíaca, que vive à custa do mal dos outros.
Eu acredito numa arte interventiva, capaz de sacudir o pó das mentalidades, doa a quem doer.
Quanto às criancinhas e aos jovens que vão sendo poluídos por estes satánicos, deixe-me dizer-lhe que tenho filhos e alunos e a minha missão enquanto pai e educador é possibilitar-lhes os instrumentos que possam originar o surguimento de uma consciência crítica.
Se for dado ao jovem um só lado, uma só perspectiva, estaremos a criar mais uma geração amorfa, incapaz de problematizar.
Tenho em casa uma filha que escreve. Nunca lhe fechei portas ou endereços da net. Está inclusivé aqui registada e lê aquilo que lhe apetece, mesmo os textos mais causticos do pai. Nunca lhe vi ponta de preconceito nem constrangimento, muito menos danos psicológicos. E sabe que escreve bem?
Aprende sem perguntar e ser ajudada, característica de inteligência que falta a muitos, bem mais velhos e vividos.
É isto que eu penso da expressão «liberdade de expressão», depois de ter sido jornalista quase uma década.
Dei-lhe este comentário no seu bom uso.

Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 20/02/2010 18:51  Atualizado: 20/02/2010 18:51
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: Liberdade de expressão para susan que não sabemos quem é
ai...há tanta coisa a "poluir" a mente das nossas criancinhas e jovens...e o que menos me preocupa são os pseudo-intelectuais.se bem que me preocupe as elites manipuladoras que os apoiam por motivos pouco claros.mas isso é outra história...
instigue-se o espírito critico nas pessoas e a sua própria capacidade de pensar e analisar o mundo.e aí,sem perigos,deixemo-las assistir tanto aos "morangos com açucar" como às obras dos pseudo-artistas como à dos artistas mesmo.elas saberão distinguir onde está a "merda",eventualmente.
deverá existir liberdade sim,mas também opinião fundamentada,esclarecida.senão...arriscámo-nos a ter um bando de idiotas que acha isto ou acha aquilo,mas não faz a mínima idéia do que está a falar.
quanto a negócios...até acho que é o das coisas mais fáceis de interiorizar o que está a correr melhor.veja-se o fenómeno da música pimba,por exemplo e o de certos canais televisivos.não acha?

cumprimentos
(sei lá bem a quem)
alex