Textos : 

ESSA TAL FILOSOFIA (Dueto)

 
Tags:  reflexão  
 



Das palavras, as mais simples. Das simples, a menor.” Winston Churchill

QUE FAZER COM ESSA TAL FILOSOFIA?

Se o pensamento fica em burburinho a girar num carrossel de sentimentos...
Que fazer se cada questionamento tem inúmeras respostas que não convencem?

- Importante, querida Lufague, não são as respostas, mas as perguntas que impulsionam o nosso pensamento. Uma prova disso está no próprio título da tua sadia provocação.

Radical é ir fundo as raízes dos questionamentos...

Será filosofar a tentativa de praticar o desejo teórico?

- A meu ver toda ‘praxis’ antecede uma boa base teórica que leva ao experimento do objeto que se quer comprovar pela hipótese... Lembra-se da tese, antítese e síntese? Assim temos o pensamento bem consubstanciado como resultado do ato de intuir, pensar, deduzir, comprovar.

Ou será que dá sentido aos mistérios que nos envolvem?

- Sim! Encontramos nos meandros do pensamento o seu próprio sentido, a desvendar os mistérios da vida, mas nunca esgotá-los.

Talvez seja a filosofia o caminho contrário da fé... De todas as fés, será?

- Não! A filosofia é a mãe de todas as ciências que dela decorrem. Sem ela a própria teologia inexistiria, a psicologia, sociologia, antropologia, enfim todas as ciências humanas da árvore do conhecimento.
Quem sabe, seja duvidar de todas as certezas incertas.

- Já tivemos um grande filósofo que disse... ‘Só sei que nada sei’. A dúvida é o primeiro caminho para obter-se o conhecimento pleno.

Quem sabe pode ser também promessa de lucidez.

- Aí se misturam a lucidez e a loucura. Há sabedoria e ignorância interagindo.

Ou será um mergulho na dimensão do viver?

- O pensamento sistemático e bem ordenado nos possibilitam esse mergulho maravilhoso do saber.
Mas também pode ser o desejo de desvendar à realidade.

- Penso que a realidade é o espelho do que antes pensamos e depois se é experimentado na prática, ou seja, a realidade não existe de ‘per si’... Mas como conseqüência do que antes foi intuído, sonhado e alcançado pelo poder da mente.

Será uma tentação para aliviar com respostas nossas angustias e ansiedades?

- É também, mas não só isso. O homem tem sede do saber desde o ‘genesis’ quando resolveu desfrutar do fruto proibido, contrariando a ordem divina para aproximar-se de Deus e ter o mesmo poder dele. A tentação nada mais é do que isso. Igualar-se a Deus, sentir-se com os mesmos poderes. É assim que a ciência avançou séculos consecutivos. Pelo menos esse é o meu pensamento, relembrando partes da história. Lembre-se quantos foram queimados vivos por discordarem do heliocentrismo (Galileu Galilei) de que o sol era o centro do universo e não a terra como queria a Santa Madre Igreja.

Será que filosofar é descobrir-se através do outro, criando sua própria perspectiva?

- É um tese interessante porque os anseios do ser humano são semelhantes na sua essência.
Ou será algum estimulo à reflexão, o investigar de idéias, de alheias influencias?

- Também! A reflexão é um ato do pensamento que busca ampliar o conhecimento.
“Só sei que nada sei...”isto é, será porque tudo muda a todo instante?

- Uma prova disso está que fizemos a mesma citação e olha que fui respondendo ao teu texto sem tê-lo lido antes por inteiro. Tudo muda mesmo a todo instante... O que de nós se vai no minuto seguinte a nós retorna e... Já sendo outro (minuto) ... Somos o mesmo de outrora... Como a dizer que a nós retorna conforme a própria lei do eterno retorno.

E essa mínima capacidade de entender a curto alcance, onde encontrar a paz como resposta?
Penso que essa ‘paz’ a qual você se refere, ela não tem resposta imediata, ela não é algo estanque, algo tangível... É uma proposta de longo alcance e não de curto alcance, portanto,

- Diria que impossível de se obter na sua totalidade... Como a própria felicidade. Não podemos segurá-la, dominá-la, possuí-la. Meu saudoso pai me dizia que existem ‘momentos de felicidade’ como há também ‘momentos de paz’ mas elas em si não são apreendidas na sua totalidade.
Filosofia é perguntar, o que é filosofia?

- Pode ser. Mas não é só isso porque ela possui múltiplas faces como a verdade. Pense mais ou menos assim... Eu mostro pra ti um livro e te pergunto. Você consegue ver este livro? E você me responde. Eu vejo! E eu te digo você vê apenas algumas faces, bordas dele. Ele tem múltiplas internas e externas.
A filosofia pode ser uma chuva agridoce de incertezas a banhar meu mundo de ilusão!

- Essa é uma resposta poética que você dá na sua compreensão e eu a respeito e me ponho
A refletir sobre ela.

Dueto: Lufague e Hilde
 
Autor
miriade
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1113
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 26/06/2010 08:43  Atualizado: 26/06/2010 08:44
 Re: ESSA TAL FILOSOFIA (Dueto)
Houve uma época, já nos tempos modernos, em que se generalizou a ideia de que a Filosofia desaparecera, ante o sucesso fulgurante que as ditas ciências experimentais vinham experimentando.
Mas a Filosofia, que não se remeteu apenas à Metafísica, renasceu pujante e bela. E, quando a própria arte poética se renova e resplandece, graças ao contributo da própria Filosofia, então o espírito humano ganha novas dimensões e a Fé, enquanto tal, se expressa com brilho renovado.

Às duas autoras apresento os meus sinceros parabéns por este texto maravilhoso, peça rara no meio de tamanha mediocridade, que prevalece, lamentavelmente, no Luso Poemas, sempre a resvalar para o obsceno.
Enfim, venham mais motivos de esperança, como este.
Bjs