Crónicas : 

DIÁRIO 2050

 
 
DISCURSO OFICIAL DE ENTRADA NA ESCOLA... AH... DESCULPEM, NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, APÓS AS FÉRIAS, DO PRIMEIRO EM TUDO E NOS RISINHOS:

Repórter (depois de lhe ter sido pago um bom almoço e de um envelope ter sido colocado na algibeira... com recomendações, claro!)

Senhores telespectadores, como podem ver o primeiro acabou de entrar na sala. Todos aplaudem (olha em volta). Os membros do governo estão em fila canina... isto é, indiana... Nota-se o olhar abatido e cansado das férias... O primeiro teve certamente alguma noitada (tosse) de trabalho, pois nem nas férias tem (dá infelizmente) descanso. Vamos ouvi-lo discursar. As palmadas, as palmas, calam-se. Todos olham pela janela com saudades de saírem dali (porque é preciso muita pachorra para aturar aquilo) e ir beber um copo, ou seja, brindar ao novo ano legislativo que agora começa.

Silêncio de morte...

O primeiro tosse...

Senhores membros do governo
Senhores Deputados ausentes
Senhor Presidente do Choupal
Senhor Primeiro M... (olha para si próprio) Mas isso sou eu! Passo à frente.

Como é do vosso conhecimento, quando cheguei aqui o país estava mal, com enormes problemas financeiros. Neste momento não só piorou como faço questão de que não melhores nos próximos tempos. É porquê? Para provar a todos os portugueses que aqueles que virão depois não terão mérito algum em melhorar, pois pior que isto... só mesmo os governos do cavaquinho, enquanto primeiro. Melhorar, diremos nós enquanto oposição, também nós fazíamos! Demonstramos assim o quanto somos capazes! ´E inútil pedirem-nos medidas para resolver seja que problema for que o país tenha, pois o caso nem é de que não quisemos tomar algumas, a questão é de que de nenhuma nos lembramos! Depois dumas férias alguém tem paciência para se lembrar de soluções? Qual o português que gosta de trabalhar no primeiro dia de trabalho? Nenhum!
Aproveito para comunicar que a crise, não é crise. As coisas estão demasiado boas! O que tenho visto, infelizmente, é um povo ingrato que só pensa no dinheiro, só quer ganhar dinheiro, não se esforça e ainda vem dizer que quer subsidio de desemprego! Claro que não damos, aliás como diz o senhor Submarinos, dinheiro a malandros!O povo tem de pensar que precisa de trabalhar. Chega de irem para as filas do desemprego! É que nem adianta apagar milhares de nomes mensalmente! Parecem pulgas. Mata-se uma aparecem 10! Chiça!
Deviam seguir o meu exemplo dos governantes! Nós esforçamo-nos por fazer cada vez mais, seja aquilo que for que fazemos!
Pagar impostos é um dever cívico! Claro que não é para todos... Reparem, se nós cobrássemos mais de cinco por cento aos bancos não ganhávamos eleições! Ao povo podemos aumentar o IVA, o IRS, e tudo o que for imposto, que o povo paga e não bufa. Por isso gosto tanto deles! Como dizia, para além das pessoas que só pagam impostos quando são candidatos a qualquer coisa, ou ministros das finanças que se esquecem de pagar os próprios impostos... o que é normal com tanta tarefa a fazer ao mesmo tempo... para os quais me vejo na contingência (vejam lá o que isto significa... Apliquei uma palavra que desconheço... Vi-a num hospital...)de lhes arranjar umas alcavalas para complementar os magros e miseráveis ordenados, existem os que pagam por todos estes, Como posso ajudar uns se não cobrar a mais dos outros? O povo tem de perceber porque paga mais! É imperioso! (Outra palavra... Esta via-a num bar...).
Como dizia, vivemos bem. Reparem... Todos nós podemos comprar plasmas, computadores, bois e vacas inteiros para levar para casa! O meu governo nunca proibiu os portugueses de comprar nada! A nossa luta sempre foi pela estabilidade financeira que, apesar de termos uma vaga noção do que isso significa, pois não somos economatas, sempre esteve dentro e fora dos nosso propósitos. Tão importante que decidimos fechar centros de saúde. concluímos que o povo português quer é baixas, exames médicos e sei lá que mais para não trabalhar. Por isso aumentamos medicamentos, retiramos apoios a outros, proibimos exames, sei lá... Um pouco de tudo. De facto a saúde do povo melhorou. O estado gastou menos com medicamentos, foram feitos menos exames, o que prova que a nossa teoria estava certa!
Como dizia um compincha meu, o Marinho,quem quer saúde paga!
O mesmo com as escolas. Para que é que os miúdos precisam de tantas escolas? Para chumbarem? Bem me esforço para que passem todos... e lá vão passando, se não despeço os professores, mas mesmo assim o absentismo (é pá, vê lá se esta palavra não estava numa garrafa num bar...) alcoólico preocupa-me. Então se fecharmos escolas o... aquilo que disse anteriormente, não acontece! Se não houver alunos, não há faltas nem chumbos! O que é que os portugueses não perceberam?
Vamos trabalhar a sério na economia. É a última oportunidade de enriquecermos... isto é de empobrecermos... falo de nós e do país e das convicções... Depois como poderão ver, da mesma forma que qualquer processo judicial fica em nada, os meus ficam em nada, porque passaram dos prazos. Sou honesto e trabalhadeiro! O povo sabe disso.
Viva o meu governo!
Viva eu!
Vamos trabalhar...

Repórter - Senhores e senhoras, o governo acabou de sair porta fora...

Ouviu-se uma manifestação de alegria na rua.

Repórter - Não foi isso... Saiu para o trabalho...

Do coiso da televisão para dizer coisas interessantes.



antóniocasado






 
Autor
antóniocasado
 
Texto
Data
Leituras
779
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.