Poemas : 

oboé

 
pressiona essa tecla
e sopra .
ouve o som que de lá sai.

gosto da palavra oboé
desde a primeira vez que a ouvi.
ainda é capaz de me fazer imaginar
um mundo
de instrumentos diferentes.

uma espécie de alavanca
para outros sons
desconhecidos.



cruz mendes

O som

As notas graves do oboé são densas e ricas; as mais agudas, rarefeitas e penetrantes. O som do oboé é nasalado, caracteristicamente mais áspero (mais palheta) quando comparado com o timbre claro e aberto da flauta.
O oboé é considerado por muitos um instrumento de difícil execução, mas que a dificuldade é compensada bela beleza de seu som.

Tessitura

Tessitura do Oboé Moderno
O oboé tem uma extensão de notas menor que os outros principais instrumentos de sopro, mas é capaz de grande variedade de timbres e de estilos de tocar. Em melodias lentas, o oboé tende a soar melancólico. Mas o oboé pode executar melodias alegres e chilreantes, com um timbre cortante e mordaz.
Devido ao seu timbre penetrante e ao fato de que é o único instrumento de sopro que não depende de regulagem para afinação, é o oboé que toca a nota Lá, antes de um concerto começar, para que todos os outros instrumentistas afinem seus instrumentos.
A técnica apurada da embocadura e a respiração diafragmática permitem ao oboísta executar uma grande gama de expressões, efeitos dinâmicos e notas super-agudas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Autor
Alexis
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1195
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.