Contos -> Infantis : 

O ANÃO

 
 
O ANÃO

O Anão vivia numa casa vermelha que na verdade era um cogumelo,mas era também uma casa,pois tinha porta e janelas e por dentro vivia-se lá.
A casa ficava no sítio dos cogumelos,ao pé das árvores grandes que por serem muitas se chamavam , numa só palavra ,“floresta”.
Flores não se viam nesta,nem muitas nem poucas.Só algumas.Quase todas amarelas!Mas pelos carreiros da floresta abundavam os arbustos, os fetos e as silvas e até havia amoras e algumas framboesas. Mmm...Que bom!
O Anão não tinha muitos amigos,à excepção de um ou outro animal que por vezes o visitava e a quem ele ,desadequadamente e sistematicamente ,oferecia chá.Já se está mesmo a ver porque é que o nosso amigo Anão não tinha muitos amigos...nem anões,nem "assins", nem ...gente,enfim,grande ou pequena.
Apesar disso o Anão era muito comunicativo!Era,era... e por isso, para não se sentir sozinho ou perder a voz por não a ouvir nunca,falava muito com todas as coisas, e com os animais a quem oferecia chá também, e escrevia cartas em folhas das árvores e entregava aos pombos que as levavam sabe-se lá para onde e se alguém as ía ler.Ufa.Agora fiquei cansada.Vocês não?
Se é que o anão sabia escrever!...Ele mesmo duvidava da sua capacidade,pois embora entendesse mais ou menos o que lá punha,nada lhe garantia que não fosse o único a consegui-lo...
Um dia, um pombo voou até à cidade de Guimarães e ao passar pela chaminé da casa da Joana soprou um vento forte do norte que o fez soltar uma dessas folhas verdes do bico.
A Joana era uma miúda muito activa e adorava trepar pelos muros do quintal e jogar à bola com os outros miúdos.Tinha,dizia quem a conhecia, uma força no pé esquerdo que era uma coisa levada dos diabos!Foi por causa disso que a bola um dia subiu tão alto,tão alto que entrou pela chaminé da sua casa.A casa da Joana,só por curiosidade, era branca e não tinha a forma de um cogumelo.Mas tinha chaminé.Lá isso tinha.
Se não fosse por isso, a Joana nem se lembraria de espreitar a lareira naquela tarde de Verão.À procura da bola,encontrou nesse dia quase mágico uma folha verde com umas coisas lá escritas e por baixo assinado em letras maiúsculas: ANÃO

(continua)


cruz mendes

 
Autor
Alexis
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1226
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 22/12/2010 14:48  Atualizado: 22/12/2010 14:48
 Re: O ANÃO
Belo conto mas agora uma coisa me deixou intrigado o anão era comunicativo mas nao tinha com quem cumunicar e as mensagens que o pombo levava nem tinham remetente essas messaguens nao voltavam para traz?
E como ele podia ser muito cunicativo se tinha poucos ou qy~~use amigos nenhum
Belo conto mas estas duas perguntas ficam no ar e eu fico a espera da continuação
fazes?
Bjs
Conta-me mais esta historia tu sabes que eu adoro as tuas historias a forma comica e divertida como as contas.