Textos -> Outros : 

DISCERNIMENTO

 
Tags:  Discernimento    bom senso    COMPREENÇÃO  
 
DISCERNIMENTO
(Ivan Teorilang)

Discernir e ter sua visao agucada alem dos limites materiais.
Aquele que supera sua miopia na amplidao de sua propria existencia, nao se perde nas dores das divagacoes desnorteada querendo entender a todo custo a alma humana nesta grande jornada pela vida afora.
Muito alem daquilo que voce acha que ja aprendeu neste curto espaco de sua existencia, o discernimento se completa com a percepcao, tambem adquirida a duras penas, na formacao de seu espirito.
Na receita dos ingredientes que formam o discernimento se destacam a compreensao, o criterio e o conhecimento, com uma boa dose de bom senso, os quais irao te levar mais proximo ao entendimento para a decisao final que ira formar o seu proprio ponto de vista, diante qualquer situacao.
Caso queira adquirir o discernimento necessario para tornar mais leve o fardo que carregaras por toda sua vida, nunca se estresse com a impaciencia, pois ela sera sua inimiga natural, o que deturpara a formacao de uma ideia mais saudavel na compreensao das coisas que lhe permitirao chegar a qualquer conclusao.
Nao se esqueca tambem que faz parte de um discernimento adquirido, saber que, em muitas circunstancias, aquilo que e verdade para alguns nem sempre e a mesma para outros, portanto nunca deixe de levar em conta tambem a precaucao, colocando-se desta forma, do mesmo lado de nosso interlocutor, assim como a analise daquilo que o tenha levado aquele raciocinio diferente do nosso.
Outro dia eu li um artigo sem a assinatura do autor, para o qual faria questao de dar o credito, pois achei genial, e o transcrevo aqui:
“A Verdade pode ser comparada a um grande espelho que caiu do ceu e partiu-se em mil pedacos... Cada homem esta de posse de apenas um pedaco desse espelho que, um dia, novamente inteiro, havera de refletir a Verdade Integral.”
Se exercessemos mais uma analise silenciosa sobre qualquer questao, antes dela chegarmos a um entendimento, com certeza estariamos nos poupando das inconveniencias resultantes, pois diante os estardalhacos causados por alguns, pode estar certo que a primeira intencao destes, nao consiste no conteudo do que dizem, mas sim marcar, por imposicao, sua presenca, mesmo que vazia.
Ao julgar e condenar alguem, nao se esqueca que voce tambem estara suscetivel ao mesmo erro, haja visto sua condicao humana, portanto, pese e pense antes de constranger seu semelhante.

“Bem aventurado e aquele cujo discernimento o levou a sabedoria e no exercicio da sabedoria a luz da fe em toda sua plenitude libertando-o dos grilhoes de um porvir obscuro e temivel.”
(Ivan Teorilang)

“Nao se pode creditar valor algum ao ser humano se este nao possuir como dominio o discernimento, berco de todas as virtudes nobres”.
(Ivan Teorilang)


 
Autor
IvanTeorilang
 
Texto
Data
Leituras
629
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.