Textos : 

Tempos de Mudança

 
Rompem olhos dos espinhos
Abrem -se os dias.
Os passos desenham os nossos caminhos.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

As verdadeiras revoluções não se limitam a tirar e a pôr homens do e no poder .A revolução, por definição , é a antítese da repetição de padrão.É a mudança de paradigma,de visão,de atitude, em acção.

Elas representam o limite,o explodir de uma vontade,o eclodir de um desejo de mudança que se foi formando lentamente. O esboço de um desenho de uma nova mentalidade colectiva que se foi constituindo , imparávelmente.

Dizer “basta” a uma situação incomportável não é um ponto final,mas sim um ponto de partida para a descoberta do que já sentimos,do que já existe em embrião e ainda não vimos nascer.

Se o limite para algo é “estar farto” ,há que considerar que depois disto há futuro:se o futuro for mais do mesmo no conteúdo, e apenas diferente na forma ,a “revolução” de mentalidades não acontecerá. A insatisfação profunda continuará.

Se o futuro for nada mais que uma fuga para o escuro ,os nossos passos caminharão cegos em direcção a um abismo.A "revolução" levará ,neste caso, apenas a uma espécie de suícidio colectivo motivado pelo desespero.

O futuro,para o ser, tem de ter por trás uma convicção e uma direcção.Convém vê-la e definir-lhe os contornos para que os nossos passos sigam a vontade clara do nosso espírito.

O que queremos verdadeiramente mudar? Que homens somos?que sociedade temos? como nos temos vindo a organizar,a funcionar,a viver?que outros gostaríamos de ser?que alternativas temos de criar,se as que que conhecemos resultaram apenas em insatisfação?como fazê-las funcionar? Acreditamos ser possível?

Só depois de respostas claras a estas perguntas estaremos prontos para avançar em força,sem medo.Prontos para criar/desenhar um novo mundo.
Sim:somos nós que o fazemos.A nossa mente.O nosso espírito.A nossa vontade.A nossa criatividade.A nossa fé em nós mesmos.A nossa vontade de termos/construirmos um mundo melhor.

O que se pede ao homem de hoje ,como noutras ocasiões da história ,é sobretudo isto: um novo olhar,um novo pensamento,novos conceitos,imaginação,criatividade.Uma nova Filosofia de Vida.

A estrutura faliu.A velha construção ruiu.O dinheiro e o consumo ,a exploração e a desigualdade ,o valor supremo que atribuímos à aparência ,ao superficial,não podem continuar a ser os mestres do mundo.É preciso desenhar um mundo novo.Um que nos permita não apenas uma corrida em vão para uma ilusão de felicidade,mas um em que nos sintamos verdadeiramente SER, em harmonia com o que mais é importante ao equilibrio e bem estar humanos.

Talvez descobrir o que nos faz verdadeiramente falta para sermos felizes seja o primeiro passo.Descobrir, com honestidade, esse consenso.

Lutar por isso,em união,o segundo.

FORÇA,SABEDORIA E CRIATIVIDADE, ser humano!
Os tempos são de MUDANÇA:mas,Mudança. Profunda.


cruz mendes

 
Autor
Alexis
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1082
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
8 pontos
8
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 28/02/2011 17:07  Atualizado: 28/02/2011 17:07
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8104
 Re: Tempos de Mudança
E parece que as pessoas estão a acordar, mais ou menos ao mesmo tempo, um pouco por todo o mundo. Por vezes as grandes crises são benéficas, pelo que me estou a aperceber, nem que seja porque uns vão sendo exemplo para outros.


Enviado por Tópico
P.S.
Publicado: 28/02/2011 23:16  Atualizado: 28/02/2011 23:16
Muito Participativo
Usuário desde: 09/02/2010
Localidade: Universo
Mensagens: 98
 Re: Tempos de Mudança
gosto especialmente de te ler Alex
beijo grande


Enviado por Tópico
GeMuniz
Publicado: 01/03/2011 14:54  Atualizado: 01/03/2011 15:23
Membro de honra
Usuário desde: 10/08/2010
Localidade: Brasil
Mensagens: 7283
 Re: Tempos de Mudança
Mudar é difícil. 99,0% das pessoas querem mudar, porém andam em círculos pensando que estão indo numa reta. O universo é redondo e é muito complicado subjugá-lo num outro formato. Depois de um tempo as pessoas se esquecem lá da origem da mudança, dos seus sentimentos e motivações à época de início e acham que ainda estão mudando... Mas, sim, é possível, eu acredito, porque acredito na capacidade individual do ser humano, não da coletiva...rs O processo é lento e há recaídas, mas é necessário. E seu texto é um bela sacudidela no "status quo". Um ótimo texto que me serve e deveria servir a todos aqui.

Um beijo


Enviado por Tópico
RaipoetaLonato2010
Publicado: 18/03/2011 23:13  Atualizado: 18/03/2011 23:13
Colaborador
Usuário desde: 13/03/2010
Localidade: Paulínia-SP
Mensagens: 2788
 Re: Tempos de Mudança
Mu
danças.
Inivisível a esperança aquece nas ancas.Rs.