Contos -> Infantis : 

O Menino e o Mar

 
Tags:  de    contos    encatar  
 
Numa bela tarde de verão quando o sol, já cansado, se preparava para recolher, um menino com o cabelo cor de avelã e os olhos muitos azuis, tão azuis como a cor do reflexo do céu naquele mar que ele tão bem conhecia, se aproximou dele e sentou se. As ondas brotavam sem força, mas o menino sentia as nos seus pés cansados de tanto caminhar. Era naquele sítio paradisíaco que ele conseguia falar. O menino e o mar tinham uma relação muito familiar. Desde pequeno que o José todos os domingos caminhava dez quilómetros a pé em direcção a ele para lhe falar.
Os outros meninos perguntavam-lhe o que é que ele tinha tanto que falar com o mar mas a resposta era sempre a mesma, nenhuma. Encolhia os seus estreitos ombros e seguia o seu caminho. O José era um menino triste e calado. A solidão era a sua fiel companheira. Enquanto os outros meninos jogavam á bola e brincavam alegremente soltando gargalhadas, José limitava se a vaguear pelo pátio da escola como se andasse perdido. De cabeça baixa, olhos fixos na calçada que pisava com os seus pés doridos das longas e muitas caminhadas em direcção aquele que parecia ser o seu único e fiel amigo que sabia o que se passava no seu coração. O Mar.
José cresceu, tornou se num esbelto e forte jovem, amigo de ajudar qualquer coração solitário, tanto quanto o dele. Com 20 anos acabados de fazer, continuava a procurar o mar como se a ele pertencesse. As longas caminhadas continuavam, os seus pés pareciam indiferentes á dor, calejados, continuavam a transportar o José. Num triste dia de Inverno onde a luz não era suficiente para aquecer os corações tristes, a alegria parecia ter surgido como um raio de luz vindo de um relâmpago, para se instalar no coração do menino do mar. Encolhido e protegido por um pequeno lençol, José acordara ao som de um familiar abrir da porta da sua moradia. O seu coração parecia querer saltar do seu peito, as lágrimas começaram a soltarem se umas atrás das outras correndo pelo seu rosto jovem mas tão cansado de sofrer. Embebido nas suas lágrimas salgadas, tão salgadas como a água daquele mar que durante 15 anos ele procurou para lhe pedir que lhe trouxera de volta o seu pai, que numa noite desaparecera no seu pobre e velhote barco de pesca, saltou velozmente da cama e agora em direcção á porta que acabara de ouvir abrir, sofregamente soluçando chamava pelo nome do seu pai e como um raio de luz acabado de nascer de um relâmpago naquela noite de Inverno encontrou todo o calor que durante anos e anos lhe faltou nos braços daquele homem que jamais perdera a esperança de o encontrar. Juntos, bem cedo, caminharam lado a lado em direcção aquele mar que durante anos os mantivera separados. Ele ouvira o menino. O mar estava calmo e sereno, as suas ondas sem força pareciam beijar os pés daquele que durante anos nunca lhe virara as costas e se limitou a ter esperança…

 
Autor
maria vieira
 
Texto
Data
Leituras
7489
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Raul Cordeiro
Publicado: 21/09/2007 17:07  Atualizado: 21/09/2007 17:07
Membro de honra
Usuário desde: 23/07/2007
Localidade:
Mensagens: 598
 Re: O Menino e o Mar
Muitos Parabéns Maria.

Escrever para crianças não é fácil, mas parece que temos escritora em Vila Viçosa.

De Portalegre uma oferta:

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18070

Raul Cordeiro

Enviado por Tópico
Pedra Filosofal
Publicado: 21/09/2007 17:26  Atualizado: 21/09/2007 17:26
Colaborador
Usuário desde: 17/09/2007
Localidade: Barreiro
Mensagens: 1273
 Re: O Menino e o Mar
Simplesmente belo! gostei

Enviado por Tópico
Raul Cordeiro
Publicado: 28/09/2007 18:40  Atualizado: 28/09/2007 18:40
Membro de honra
Usuário desde: 23/07/2007
Localidade:
Mensagens: 598
 Re: O Menino e o Mar
Gostei tanto que tive que vir ler outra vez:

Uma oferta:

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18604

Raul Cordeiro