Mensagens : 

Carta Aberta a Quem Interessar Possa

 
Tags:  carta aberta  
 
Carta Aberta a Quem Interessar Possa

Caro (a),

Comecei a interagir no Luso Poemas em outubro de 2007. Uma delícia, muitos bons colegas poetas. A gente lia ou não os trabalhos uns dos outros e acima de tudo havia RESPEITO. Claro que – comum a vida real ou virtual – havia um ou outro “ti-ti-ti” de bastidor, por que no fundo todos querem brilhar na ribalta...

Depois uma “horda” de escritores chegou com suas bagagens. Aqui fez morada poética. Nessa altura foram incorporados ao sítio elementos desagregadores, como criaturas que jogam pessoas umas contra as outras. Através das famigeradas PMs acrescem palavras não proferidas por um para intrigá-lo com outro. O mesmo fazem em conversas nessa ferramenta do cão chamada MSN. Dia desses a gente viu uma ser desmascarada e hoje os leitores levaram outro bofetão na cara.

Eu tinha mais ou menos 400 textos em verso e prosa, um “porrilhão” de visitas e “zilhões” de comentários. Mas, sensível, eu fiquei tão chateada e deprimida com o que via que saí do site. Apaguei tudo, pedi ao Trabis, que é um doce de pessoa (digo pela postura e trato que ele tem com os usuários), que apagasse meu perfil.

O afeto pelo local, por algumas pessoas, e, claro: o desejo de ser lida (ninguém escreve pra trancar sentires e pensares ao cofre) trouxe-me de volta das catacumbas. E toma briga literária... A coisa ferveu tanto que o palavreado chulo tomou conta dos textos. As letras se desencontravam e esbofeteavam palavras entre autores. Resultado: perdemos excelentes autores e outros poucos do inicio da formação do Luso ainda publicam no espaço. Temos “novatos” da melhor qualidade que pouco são lidos, por que o “leia-me que eu o leio” vigora.

A gente assiste verdadeiros atentados à ortografia e gramática com a justificativa da tal liberdade poética... Lavagem de roupa suja, execração pública de pessoas, comentários elogiosos a textos que até crianças do ensino fundamental redigiriam melhor...

Esse é um site de literatura para TODOS. Somos amadores da escrita? Somos. Mas, bato na tecla de que temos responsabilidade com a escrita, com os leitores e com o site Luso Poemas! Tentar escrever melhor e ao menos passar um corretor ortográfico de textos não custa tanto...

Luso Poemas para a literatura já!

Saudações literárias!

Betha Mendonça
 
Autor
Betha Mendonça
 
Texto
Data
Leituras
2459
Favoritos
3
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
41 pontos
17
0
3
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/06/2011 20:47  Atualizado: 24/06/2011 20:47
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
Olha vc tem razão em tudo que escreve aqui,eu já naveguei por vários sites e vc deve saber disso este ainda é o melhor apesar dos pesares que aqui tu descreveste,eu acredito em uma melhora e que problemas pessoais possam ser tratados mais discretamente em base pessoal com algumas excessões,parabens pela iniciativa,a ideia é melhorar aqui e não sair.
beijo

Enviado por Tópico
PROTEUS
Publicado: 24/06/2011 20:48  Atualizado: 24/06/2011 20:48
Colaborador
Usuário desde: 27/03/2010
Localidade:
Mensagens: 3987
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
Apoiada. Concordo com 99% do que foi dito. Acredito que erramos muito ainda. E às vezes somos descuidados com o que escrevemos... muitas vezes por amadorismo.

Pela poesia já!

Enviado por Tópico
João Marino Delize
Publicado: 24/06/2011 20:48  Atualizado: 24/06/2011 20:48
Membro de honra
Usuário desde: 29/01/2008
Localidade: Maringá-
Mensagens: 1906
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
Acho que não devemos dar tanta importância aos comentários. Às vezes uma crítica vale mais que dez bajulações. Como dizia Vicente Mateus: "Quem sai na chuva é para se queimar"

abraços

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/06/2011 21:12  Atualizado: 24/06/2011 21:12
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
UMAM MARAVILHA DE POEMA DEIXO MEU ABRAÇO.

Enviado por Tópico
luisroggia
Publicado: 24/06/2011 21:19  Atualizado: 24/06/2011 21:19
Colaborador
Usuário desde: 12/01/2011
Localidade: Joinville - SC
Mensagens: 2639
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
Olá Pessoal!

Não acesso o site para julgar ninguém, mas sim para ler o que todos tentam transmitir aqui, cada um com seu estilo e com isso aprender um pouco sobre poesia, sobre este mundo fantástico que é o universo das palavras.
Penso que ser poeta não é escrever corretamente, mas sim expressar sentimentos através das palavras.

Porém também concordo que ter o conhecimento sobre a escrita irá enriquecer ainda mais o site.

Um grande abraço à todos.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/06/2011 21:19  Atualizado: 24/06/2011 21:19
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
Quem dera... Tem meu apoio.
Gostaria mesmo que o Luso-Poemas voltasse a ser mais Poemas e menos intrigas. Cheguei há pouco tempo aqui, nunca fui de meter a colher em prato alheio. Gosto de deixar meus poemas aqui mais como um lugar seguro. Gosto de ler os poemas aqui como se os estivesse lendo num livro...
Queria que todos lessem o que você escreveu, quem sabe também eles pensariam no caso.
Agradeço por você externar o que muita gente deseja por aqui.

Enviado por Tópico
Ricardo_Barras
Publicado: 24/06/2011 21:59  Atualizado: 24/06/2011 22:00
Da casa!
Usuário desde: 03/04/2011
Localidade: Lisboa, Portugal
Mensagens: 387
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
Olá, boa noite cara Betha,

Eu sou um novato, penso eu, não sei nada da história deste site que se me afigurou interessante e repleto de gente com talento, ao qual me juntei, faz coise de... 1? 2 meses? Não me dei nem ao trabalho de pensar no tempo...

Tenho de concordar com tal. Sublinho a parte relativa à liberdade poética. A poesia deve ser bela, e apesar de a beleza ter muitas formas, a língua, como tudo na vida, tem algumas regras, que apesar de se poderem contornar ligeiramente (os "p'ra", por exemplo!) não devem ser esticadas a ponto de fazer poemas como se fossem SMS. Penso, e eu tento zelar ao máximo por tal na minha própria escrita, que se deve ter o cuidado de reler o próprio texto. Sim, pode ser espontâneo! Mas depois de acabado, lê-lo para lhe corrigir eventuais erros que se tenham cometido no meio da rapidez da escrita não lhe tira espontaneidade nenhuma...

Acho também que as pessoas que aparecem para divulgar são sempre bem vindas. Não aprecio o estilo do "eu comento - tu comentas". Quando eu leio e gosto, ou me interessa mais, comento - eu sou assim, preguiçoso, apenas quando algo me realmente chama a atenção (como esta carta!) é que eu comento. E, até, às vezes o silêncio é o melhor elogio! De que me servem comentários infinitos que me digam apenas "MARAVILHOSO POEMA AMEI POETA ABRAÇO", quais telegramas fatais! Prefiro que, se gostaram e, eventualmente, não sabem o que dizer, fiquem-se apenas pela leitura...

Concordo com o que diz.

Um abraço, Ricardo!

Enviado por Tópico
mariagomes
Publicado: 24/06/2011 22:28  Atualizado: 24/06/2011 22:28
Colaborador
Usuário desde: 18/04/2010
Localidade:
Mensagens: 1614
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
Olá amiga, aqui no Luso eu não estou para julgar, nem para me chatear, respeito cada um participante, gosto do que comento e muito mais, mas o tempo não dá para tudo e acaba-se por fazer uma selecção de amigos, ou de pessoas, mas isso não quer dizer que os outros sejam piores ou melhores, estou para mostrar poesia e ler também, é um sitio apropriado para isso, aqui até hoje nunca fui mal tratada por ninguém e como tal gosto de estar cá, quanto à escrita cada um escreve o que sabe, ou o que quer e temos que respeitar, faz parte da educação, eu sei que é bom ler um bom poema, bem escrito, bem elaborado, mas temos que acarinhar a humildade e a necessidade de fazer algo para preencher o espaço da vida, isto é a minha opinião, respeito a tua querida, sei que o fazes com boa intenção, continua.
beijinhos
mariagomes

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 25/06/2011 01:08  Atualizado: 25/06/2011 01:08
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
Betha, nunca falamos muito... Aliás, na verdade quase nunca falamos mesmo. Mas há palavras que dizem muito e sentimentos que vão muito para além das palavras. Apesar do pouco que falamos, penso que sabes o quanto te admiro, como escritora, como mulher. Por isso eu hoje vim aqui deixar-te um beijo enorme, um abraço muito apertado e vim gritar também Luso Poemas para a literatura já!!

Enviado por Tópico
Betimartins
Publicado: 25/06/2011 01:15  Atualizado: 25/06/2011 01:15
Da casa!
Usuário desde: 25/06/2007
Localidade:
Mensagens: 304
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
Olá colega

Devo estar aqui no luso já mais de cinco anos, confesso que dava muitos erros e ainda os dou claro que estou aqui para melhorar e fazer o meu melhor possível, quanto às intrigas isso está na consciência de cada um. Eu tenho MSN e não tenho nenhum colega nele apenas família e amigos e nem ligados a poesia. Minto apenas duas amigas que nem estão mais aqui acho que perderam o interesse.
Não interajo com ninguém, quem quer ler o faz e pronto, julgar também não apenas estou aqui com um intuito fazer poesia e o que mais gosto,se gosta melhor se não gostam paciência eu gosto e pronto.
Mas não sou ninguém para julgar até os que possam estar errados como eu disse estou aqui para escrever e nada mais o resto é perda te tempo e tempo é escasso na minha vida.
Quanto avaliar a minha qualidade ou a dos outros, desculpe-me, mas a liberdade de expressão é de cada um e não a vou julgar e nem sequer reprimir.
Deve ter as suas razões, dentro delas apenas digo calma que aqui somos uma família de poetas e não de lavadores de roupa suja.
Eu admiro este site pela qualidade que ele nos oferece e nunca foi mal tratada e o meu conceito será o mesmo até prova do contrario.
Beijos de muita luz
Betimarttins

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 25/06/2011 13:36  Atualizado: 25/06/2011 13:36
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
Betha,
Estás coberta de razão e o que nos deveria trazer a um site como estes, para além da interação que traz aprendizagem, é a busca da literatura e o tentar melhorar a cada dia.
Beijinho
nanda

Enviado por Tópico
Betha Mendonça
Publicado: 25/06/2011 19:23  Atualizado: 25/06/2011 19:23
Colaborador
Usuário desde: 30/06/2009
Localidade:
Mensagens: 6699
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa - P/ TODOS
Agradeço as leituras, reflexões e comentários que muito acrescentaram as minhas argumentações.
Bjins, Betha.

Enviado por Tópico
Amora
Publicado: 26/06/2011 01:04  Atualizado: 26/06/2011 01:04
Colaborador
Usuário desde: 08/02/2008
Localidade: Brasil
Mensagens: 4705
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
Você soube dizer tudo sem chover no molhado, o que me parecia impossível, parabéns.

Um beijo

Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 26/06/2011 11:50  Atualizado: 26/06/2011 11:50
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7066
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
Pois, pois....

A. da fonseca

Enviado por Tópico
velhopescador
Publicado: 15/04/2013 15:59  Atualizado: 15/04/2013 15:59
Colaborador
Usuário desde: 01/03/2013
Localidade: Marília-SP Brasil
Mensagens: 1092
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
Gostei de tua manifestação.
Estou aqui há pouco, com o intúito de escrever e mostrar o que escrevo, e de ler, e comentar, se necessário, outros poemas.
Consegui amizades, e prezo por elas.
Neste curto período, descobri poetas e poesias que me agradaram muito, e favoritei-os para acompanhar mais de perto, porém, sem a obrigação de comentar cada trabalho.
Também fui inquirido sobre "o que queria dizer" com uma frase ou expressão, e resolvi firmar o pé, ao invés de abandonar o sítio, como alguns acreditam que deveria fazer.
Quando leio algo que não gosto, e aqui tem muita coisa que não gosto, também, simplesmente abandono a leitura, não comento, não dou palpites.
Abraço.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/04/2013 16:20  Atualizado: 15/04/2013 17:11
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
lá pelos idos 2011, disse o Caio, da sua mor intenção; "de ler os poemas aqui como se os estivesse lendo num livro..."

difícil de se obter em todos os textos resultados satisfatórios dessa escrita.

escritas experimentais e amadoras, mas que há em cada uma delas uma proposta cedida, una,

é que é a mais importante, 'a leitura'; mais que críticas, comentários e etecétera...

lendo; cresce-se...

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/04/2013 17:31  Atualizado: 15/04/2013 17:31
 Re: Carta Aberta a Quem Interessar Possa
oi, Betha

Apesar de ter sido escrita em 2011, a proposta continua atualíssima.Devemos ficar mais atentos para não cometer erros e muitas vezes crassos.Não é vergonha consultar dicionário.
bj, Betha
Valeu!
Angelmar