Artigos : 

ESSE É MAIS UM CONTO DE FADAS, SEM FADAS...

 
ESSE É MAIS UM CONTO DE FADAS, SEM FADAS...
 


ARTIGO


Um conto de fadas que algumas meninas esqueceram de ler.
Li uma reportagem no jornal, sobre um homem de 56 anos, que seduzia com doces e comida, meninas de uma mesma escola pública do bairro onde residia.
Todas de família numerosa, onde o alimento era escasso.
Ele as atraía para sua casa com doces assim como no antigo contos de fadas "JOÃO & MARIA".
Elas então voltavam todos os dias, faltando assim, as aulas da escola.
Eram geralmente adolescentes de 11 até 15 anos. Depois de acostumá-las às guloseimas, introduzia então, uísque misturado a energéticos. Quando já estavam embriagadas, ele as fazia assistir vídeos pornôs, para que fizessem o que ele queria já à vontade...
Até ser pego nesse mês.
No momento da prisão em seu domicílio, estava acompanhado de uma jovem de 15 anos.
Tudo porque no mundo de hoje, certos "contos de fadas" são esquecidos de ser contados desde cedo, para servirem de exemplo na vida diária.
Já fiz um artigo sobre isso antes relativo à "CHAPEUZINHO VERMELHO".
Quem lê o blog sempre, deve se lembrar. Entretanto, vou colocar o texto aqui novamente para quem ainda não leu:


SOBRE CONTOS DE FADAS

Há muitos anos atrás, alguém deu sua versão para alguns contos passados de boca em boca, para distrair pessoas, em noite de lua cheia. Geralmente, eram contos para deixar as crianças alertas aos perigos que poderiam encontrar pelo mundo, alguns davam uma lição de moral ao final, outros ensinavam a desconfiança. Foi dado um nome para eles: Conto De Fadas ( e fada, praticamente não se tinha na maioria dos contos, essa era a verdade )
Eram tempos difíceis, onde quase ninguém passava dos 27 anos. Os poucos velhos, eram considerados sábios, talvez por isso: Terem vivenciados mais coisas do mundo que os demais...

Fato é, que as crianças e jovens, tinham de ter uma educação em que envolvessem o temor, porque nesses casos, estando alertas, poderiam defender-se.

Aproveitando-se desses contos, os pais passavam tudo que queriam aos filhos. Mas quem conta um conto, aumenta um ponto... Sendo assim, eles tiveram versões diferentes em cada povo, adaptados para a realidade de cada um.

Com o passar dos séculos, esses contos foram ganhando um formato novo, mais humanizado, menos apavorante que no início.

A 'Chapeuzinho Vermelho", tinha duas versões terríveis:
Numa, ela era também comida pelo lobo;
Na outra, ficava ao seu lado, se tornando tão má quanto ele:
Comia a própria avó! Qual seria a lição disso?
Eu realmente não sei ao certo. Mas, acredito que seja para mostrar que mesmo pessoas inocentes, possam ser corrompidas por más influências...
Na primeira versão, o ato do lobo, comer tanto a avó quanto a neta, tem dois sentidos para mostrar aos jovens daqueles tempos sombrios: Que o homem retratado como lobo, é capaz de atos extremos, até canibalismo se estiver com fome, e da outra forma, ele poderia ser um cruel estrupador ( o "comer" seria metáforico ) de mulheres de qualquer idade.

Na versão atual, "Chapeuzinho" conta com a ajuda do caçador que chega e acaba dando fim ao lobo. Conveniente, para mostrar ao mundo contemporâneo, que o Bem pode sempre vencer o Mal. E que as crianças não precisam ter tanto medo das coisas como antes.
Mas nem tanto, nem tão pouco: Se antes se aterrorizava para manter o alerta, era drástica essa atitude, não se pode também pintar um mundo maravilhoso cor de rosa para os filhos, havemos de prepará-los para tudo: Momentos bons e maus. O meio termo é a melhor proposta.

A vida é isso:
Nem sempre o céu estará azul e bonito tampouco nublado o tempo inteiro. Existem espinhos nas rosas, mas ainda assim elas tem sua beleza. Assim é tudo no mundo.

Fátima Abreu
 
Autor
FátimaAbreu
 
Texto
Data
Leituras
4029
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Srimilton
Publicado: 16/09/2013 00:30  Atualizado: 16/09/2013 00:30
Membro de honra
Usuário desde: 15/02/2013
Localidade: Nenhuma
Mensagens: 1830
 Re: ESSE É MAIS UM CONTO DE FADAS, SEM FADAS...
Bacana! Gostei desse viés. Não tinha pensado nisso!

Um abraço!