Textos -> Crítica : 

Ordens e... Desordens!

 
 
Uma das maiores e melhores capacidades humanas estão no cumprimento dos seus deveres e obrigações itinerantes, todavia, com fulcro refletor das suas nuances em prol do Bem comum, resultando em prêmios e/ou... Benesses para todos!
Desde os primórdios da raça humana, os deveres e obrigações a serem prontamente cumpridos, tinham por base (ou suporte) a clarividência dos ditames normativos para o cumprimento eficaz.
As épocas foram se sucedendo e as normas as acompanhando nos seus liames didáticos ou empíricos: Das falas dos mais velhos/ Tábuas de Leis e, hoje... Passarelas de papéis coletadas em compêndios e/ou, livros!
Os mais velhos foram substituídos pelos “doutores” e, estes, pelos senadores, deputados e vereadores no Poder Legislativo.
Cumprir ordens pré-estabelecidas é mais fácil do que desobedecê-las ou, as ignorar! Principalmente, em razão de a desobediência resultar em punições, pecuniárias ou, não!
O mais grave é cumprir ordens esdrúxulas ou venais sem a capacidade de definir a forma correta da errônea, exatamente por faltar o gabarito e a escolaridade para defini-la de plano.
Quem faz as Leis, regulamentos, determinações e deveres a serem cumpridos por todos, inclusive os próprios legisladores, deveria se debruçar nos estudos e resultantes a serem determinados para o cumprimento de todos!
Quando uma ordem (Lei etc.) fosse colocada para o cumprimento generalizado, Ela deveria ter passado por um “rolo compressor” a lhe esmerilar todas as jaças defectíveis para, assim, servir de base para o seu cumprimento sem apresentar nenhuma falha ou benesse para o seu atendimento e uso geral, seja do Estado ou do cidadão.
FALAR É FÁCIL! Até alguns animais irracionais o fazem, DIZER! É mais complicado por exigir conteúdo indefectível, desde que seja para a prática do Bem! Apesar de ser um mero empírico nadando e, sobrevivendo, nas águas da Maturidade, vou tentar DIZER o que penso à respeito do referenciado por mim, da seguinte forma e parágrafos:
1- LEIS E ORDENS INCONSEQUENTES:
- Nos Estatutos Policiais-Militares e Civil, omitir punições para os ditos superiores e, ainda, dizer, taxativamente, que superior não mente!
- Excesso de Oficiais-Militares com o policiamento sendo, em sua maioria esmagadora, feito por Praças (Subtenentes, Sargentos, cabos e Soldados).
- Excesso de Delegados de Polícia, com diversas classes e, quase todo o serviço sendo feito por Escrivães, Peritos, Detetives e Carcereiros.
- Dezenas e centenas de Senadores e Deputados (Federais e Estaduais) a Legislarem Leis etc. elaboradas pelos seus assessores e, nas votações apenas aprovam, desaprovam ou desempatam, quando bastaria apenas alguns em número ímpares, ganhando monetariamente bem e, aumentando o número dos seus assessores recebendo menos. Com isso. Haverias menos despesas para os cofres públicos e, mais agilidade na legislação. Idem, com alusão aos Vereadores.
- Ordens sendo dadas pelas Igrejas apenas pensando nos dízimos e, pouco! Na fé e cumprimento da palavra de Deus e, pior! Não dividindo o dízimo com os seis fiéis pobres!
- Um Código Penal obsoleto, que vem desde a “Era Vargas” atuando na modernidade, tendo por base uma época em que o homem não efetuava viagens estelares, não havia aviões a jato, Computador, Internet etc. Resultando, por isso, em algumas leis esdrúxulas como se vê a seguir:
= Caça sendo proibida em certa ocasião e local para proteger os peixes e animais, todavia, se pagarmos a licença podemos pescar e... Matar!
= O Marginal podendo esconder o rosto, dessa forma, não o indicando para suas futuras vítimas... Ora! Se Ele esconde a face, estampe a da sua identidade para que possamos nos defender Dele.
= O bom comportamento no presídio dando soltura aos detentos com um sexto da pena cumprida! Ora! No presídio se não tiver bom comportamento não recebe visitas e nem tem o banho de sol etc. Se for para soltar, os familiares da sua vítima deveriam emitir pareceres! Garanto que pediram o dobro da pena e, não, a sua diminuição.
= Escapar da Prisão em Flagrante Delito nos crimes mais bárbaros, podendo andar livremente pelas ruas sem ser preso, enquanto às suas vítimas estão presas para sempre num cemitério, no caso de homicídio. Neste caso (Crime bárbaro) o autor deveria estar sempre em Flagrante Delito até ser julgado pela Justiça.
= As Delegacias de Polícia elaborar os inquéritos e, Ele sendo apenas uma peça informativa até a denúncia da promotoria, porém, se denunciado, o Fórum terá que fazer tudo de novo! E ainda falam de excesso de trabalho judicial: Se o inquérito só vale depois da denúncia do Promotor, bastaria mandar para a Justiça a Ocorrência Policial militar ou civil que inaugurasse o inquérito. Um inquérito, normalmente, demanda uns 15 dias para estar em condições de ir para o Fórum da Comarca.
= As Multas de Trânsito deveriam ser pessoal e intransferível e, sempre, com a assinatura do infrator, ou, testemunhas no caso de recusa ou evasão, acabando com os Radares etc. Pois, eles podem ser enganados com placas falsas e, os agentes da autoridade, sendo venais, multam a granel sem nem reparar nas placas dos veículos infratores.
= As Penitenciárias e Cadeias deveriam ser construídas junto aos Quartéis, evitando, assim, o amplo contato com a população causando-lhes riscos, com os médicos, capelães e assistentes sociais das unidades policiais atendendo aos presos.
- Os Legisladores elaborarem Leis, Regulamentos etc. sem a prévia consulta à população em geral, mormente, sendo a cumpridora das ordens a serem emanadas, resultando em erros, ás vezes crassos, tais como:
= É proibido Pisar na Grama! Sem a conseqüente previsão de punição e sem explicar como colocar tal placa sem pisar no gramado.
= Cigarros sendo vendidos com observações do Ministério da Saúde de que causam câncer etc., todavia, indo para o mercado para a venda.
= Proibir Jogos de Bicho, com as loterias o fazendo, com outro nome, ao ponto de alguns jogos acumularem sequentemente, apesar de milhares de apostas registrando números diferenciados.
= Cobrar Taxas de Esgotos com os detritos sendo levados por água por nós já paga sem recebermos nenhum pagamento por tal transporte.
= Quando vamos ao Teatro, Cinemas, Circos etc. o fazemos sabedores de antemão, o que assistiremos, entretanto, ao irmos a um Campo de Futebol assistir a uma partida do nosso time e, Ele, perdendo a refrega, na saída, deveríamos receber uma compensação financeira, pois, pagamos para ver a vitória e... Fomos ludibriados! Garanto que, se for modificado o sistema, todos os Times de futebol darão de tudo em campo para vencer.
= O malfadado sistema de recuperação de alunos escolares que, em poucos minutos, passa o para o próximo ano letivo, que, assim, conseguem, em pouquíssimo tempo o que não o conseguiram durante todo o ano. Resultante: Acabam mal formados, mal instruídos, lamentavelmente, se formarem médicos ou engenheiros, seus clientes podem vir a falecer por má assistência e os prédios ruírem em desabamento etc.
2- Tão logo esteja pronta uma lei. Regulamento, estatuto e, outros, Eles deveriam ter um período de incubação expostos para a população em geral que poderia dar a sua opinião á respeito das ordens deles emanadas, palpites estes que só seriam aceitos (ou não) pelos Legisladores quando da votação final.
3- Apesar de ainda ter muito que DIZER... Vou parar por aqui, muito embora não esteja desapercebido de idéias, porém despercebido de uma visão mais clara do assunto e, também, com receio de ferir melindres, se já não o fiz! Por estar colocando nesta passarela de papéis o que penso ( e acredito) sobre o tema ao qual me referi, que é resultante da minha maturidade adquirida, com base, tão somente, no meu saber (desculpem-me) empírico.

Coronel Fabriciano (MG) Janeiro de 2008
Sebastião Antônio Baracho.
conanbaracho@uol.com.br
Fone: (31) 3846-6567.

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
881
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 14/01/2008 22:50  Atualizado: 14/01/2008 22:50
 Re: Ordens e... Desordens!
No Brasil como em Portugal a democracia é a mesma...o povo come e cala!E também se diverte um tanto, convenhamos.Mais no Brasil, claro.
Parabéns irmão.