Poemas : 

RESSACA DE FIM DE ANO

 
Open in new window


RESSACA DE FIM DE ANO

Quando mudamos para os EUA em 1990, o primeiro Natal foi inesquecível. Primeiro, porque eu nunca havia visto neve na minha vida. Depois, eu estava diante de uma aventura maravilhosa, onde eu me sentia completamente fascinada.
Saiamos a noite para vermos os enfeites das ruas, os americanos apostam com os vizinhos quem faz uma decoração mais bonita. Então é um show de luzes, presépios, arvores enfeitadas, tudo muito bonito e diferente.
Depois as musicas. Como as musicas de natal são lindas, e especiais aqui. Emocionantes.

Nosso primeiro Natal fiz uma comida brasileira, e passamos os tres, eu, meu marido e minha filha, que na época tinha 1 aninho.
Com o tempo, os Natais foram ficando mais normais, e um pouco mais tristes. Depois da fase do "uia" passou, eu comecei a sentir muita falta dos Natais junto com minha família.
Fazíamos sempre Amigo Secreto, era uma delicia! Reuníamo-nos na casa da minha mãe. Ela sempre fazia uma torta de nozes deliciosa, e a champanhe nunca faltou. As risadas na mesa, todos reunidos, e a arvore num canto, com os presentes.

Comecei então depois de um tempo sentir muita saudade dessas reuniões. Como sinto até hoje.

Meus pais não estão mais vivos, e somente meus irmãos. Mas eles ainda fazem, com as famílias, o Amigo Secreto, e as mesmas reuniões. Me mandam fotografias que fico olhando nostálgica.

Não faço drama. A minha casa eu enfeito, a árvore de natal armamos, enchemos de presentes, na noite do dia 24 vamos a missa, e é uma missa muito linda. Meia hora somente de musicas de Natal, um coral magnifico. Depois cantamos junto com eles, "Noite Feliz", e outras músicas natalinas.
No dia seguinte, faço um almoço e almoçamos os três, meu marido, eu e minha filha. Ela nao mora com a gente, mas sempre passa o Natal aqui em casa.
Meu marido e eu temos a tradição da novena de natal. Começamos nove dias antes do dia de Natal. Sentamos em baixo da nossa arvore, colocamos nosso Menino Jesus, e rezamos nove dias agradecendo tudo de bom que nos foi concedido, principalmente a saúde. E sempre faço uma listinha daquelas pessoas que estão enfrentando problemas de saúde ou outros, e rezamos para cada uma.

O ano passado rezamos para a filha de uma amiga que estava com câncer no cérebro. Hoje ela esta curada, e gravida! Vejam a alegria nossa!
Este é um tempo que devemos agradecer muito. Alias, eu agradeço todos os dias. Não esqueço nunca. Agradeço tudo. Sou tao agradecida a tudo que tenho. E esse "tudo", não e nada material. Mas sim, todos esses bens de alma. Os amigos que tenho. O meu trabalho. Tantas coisas boas que acontecem todos os dias.

Não ligo e nunca liguei para bens materiais. Sempre fui desligada do dinheiro, e do que ele pode me trazer. Não gostaria de ganhar na loteria, ou ter muito dinheiro. Gosto de trabalhar, de receber meu salario, pagar minhas contas, ficar com vontade de comprar coisas que não posso. E me contentar com as magnificas coisas que tenho. Essas coisas simples, sabem como é?

Passa o Natal, e vem chegando o fim de ano. E o fim do ano vem trazer aquela ressaca... não de bebida. Mas ressaca de pensamentos. Já sentiram isso?
Aquele balanço dolorido do que foi. Aquelas esperanças que temos que algumas coisas mudem. Aquela incerteza dentro de nós, por mais positivos que sejamos.

E então chega dia 31, e vai chegando a noite. Meu marido e eu sentamos no sofá, assistindo na TV as festividades em todos os lugares. A atração principal eh em N. York. Sentamos então ali, e de repente dormimos e acordamos já na madrugada de 2015.
Já fomos festeiros. Todos os anos íamos em bailes, não havia unzinho que perdíamos. Dançavamos a noite toda. Com o tempo, fomos nos acomodando naquele conforto de ficar em casa. Do gostoso de sentir que estamos juntos. Daquela preguiça gostosa.

Este ano no entanto fomos convidados para uma festa. E dessa vez vamos. Amigos que gostamos. Pessoal simpático. Vou levar dois paes caseiros, que sempre conseguem ser a sensação da festa. Vai ser bom estar entre amigos e fazer uma coisa diferente este ano.
Brindar. Ser feliz.

E vou dizer para vocês: quem mora longe de seu País, vai sempre sentir essa solidão interior, incurável. A falta da raiz, dos abraços, dos sorrisos, daquela intimidade como povo, e a língua. A naturalidade do sentimento.
Na verdade ninguém ganha. Quando você escolhe uma vida diferente, tem as vantagens e desvantagens.

Mas assim mesmo, a gente pode ser feliz. Li hoje algo interessante, que achei ser muito verdadeiro. "A felicidade começa com você. Não com seus relacionamentos, não com seu trabalho, não com seu dinheiro, mas com você".

Então, a felicidade depende de nós. Basta querermos e lutarmos por ela. Basta pensar com os olhos do coração, e fazer tudo com alegria e com alma.

FELIZ 2015!

Obrigada a todos voces pelas leituras de meus escritos neste ano! Que Deus de a todos desse site e suas familias, saude, paz, equilibrio, e muita vida!


*Mary Fioratti*




 
Autor
MaryFioratti
 
Texto
Data
Leituras
1196
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
20 pontos
8
2
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/12/2014 15:42  Atualizado: 30/12/2014 15:42
 Re: RESSACA DE FIM DE ANO
Uma delícia de ler, e tem um gosto especial para mim...Essa frase: "A felicidade começa com você. Não com seus relacionamentos, não com seu trabalho, não com seu dinheiro, mas com você", vem a calhar com meus sentimentos...Obrigado Mary...tudo de maravilhoso pra vc e sua família, tão linda tão unida. Bjão!!!

Enviado por Tópico
Volena
Publicado: 30/12/2014 16:00  Atualizado: 30/12/2014 16:00
Colaborador
Usuário desde: 10/10/2012
Localidade:
Mensagens: 12485
 Re: RESSACA DE FIM DE ANO P/MaryFiorati
Adorei o seu texto, por issi o louvei, adorei a sua simplicidade, porque a conheço muito bem...Somos felizes com o que Deus nos dá e agradecemos a vida e o amor da família, esse é o calor da braseira, o coração. Ano Novo muito feliz é o que lhe desejo, beijinhos e viva a sua festa! Vólena

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/12/2014 18:50  Atualizado: 30/12/2014 18:50
 Re: RESSACA DE FIM DE ANO
Disse tudo MAry,a felicidade só depende da gente, bjoo grande minha amiga tão linda! Um ano cheio de luz, um 2015 abençoado.

Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 30/12/2014 22:34  Atualizado: 30/12/2014 22:34
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: RESSACA DE FIM DE ANO
Mary
Adorei a foto e a leitura! Feliz 2015 para você e sua família!
Beijos!
Janna

Enviado por Tópico
Maryjun
Publicado: 30/12/2014 23:26  Atualizado: 30/12/2014 23:26
Membro de honra
Usuário desde: 30/01/2014
Localidade: São Paulo
Mensagens: 7121
 Re: RESSACA DE FIM DE ANO
Olá Mary Fioratti,

Que deliciosa leitura...
Bom demais tudo que li
nostálgico e belo é mesmo assim.

Desejo uma linda passagem
de ano novo junto aos seus.

Beijos,
Mary Jun


Open in new window

Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 02/01/2015 16:48  Atualizado: 02/01/2015 16:48
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: RESSACA DE FIM DE ANO
Boa tarde Mary, você nos faz um caloroso relato, deste sentimento ambíguo que nos assedia neste período natalino, e de como os nossos fascínios mudam de cor, parecem camaleões, de acordo com as circunstâncias, nos fascinamos por tal coisa, parabéns pela sua aconchegante mensagem de final de ano, e obrigado pelas felicitações, eu te desejo um 2015, repleto de satisfações, um abraço, MJ.

Enviado por Tópico
Semente
Publicado: 02/01/2015 17:16  Atualizado: 02/01/2015 17:16
Membro de honra
Usuário desde: 29/08/2009
Localidade: Ribeirão Preto SP Brasil
Mensagens: 8560
 Re: RESSACA DE FIM DE ANO
Mary querida, amei de paixão esse teu conto de Natal, verdadeiro , real, teu e de tua família. Escreves muito bem, amiga, pode se dedicar a escrever relatos assim, familiares, afetivos.
E disseste uma verdade sobre a felicidade que começa com a gente, ou seja, depende exclusivamente de nós. A solidão se rompe quando descobrimos isso.

Felicidades querida. Abraços!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 04/01/2015 21:51  Atualizado: 04/01/2015 21:51
 Re: RESSACA DE FIM DE ANO
Que belo conto em família!