Contos : 

Ascanthopédia - parte 2

 
Que tipo obscuro de desejo? Como uma pessoa destinada a ser rainha pode querer mais? Ser rainha de uma rainha! Isso é obscuro o suficiente. Porque é quando deixa-se de governar o poder, para ser governado por ele. E isso nunca acaba bem. Assim era Alakina.
Mas o menino que descia para recebê-la não a conhecia assim, apesar de todas as evidências.
-Deixe para os serviçais a preocupação com os meus pertences. Por que você sempre insiste em carregá-los, Hatre-il?
Hatre-il... E aqui está um nome que não era um nome. Por isso não houve pressa em revelá-lo. Hatre-il era uma expressão que pretendia dizer: Supremo governante dos reis. Não era um título, porque títulos são dados a mais de uma pessoa. Hatre-il era mais como uma expressão exclusivíssima, bem menos do que um nome, muito mais do que um título. Mas era assim que ele era chamado, e por ele mesmo conhecido.
Alakina de Iasperah tratava os seus súditos de uma forma tão hedionda, que Hatre-il se apressava em ajudá-los, na esperança de apaziguar-lhes a tortura de permanecerem mais tempo perto dela. Fazia isso quase que instintivamente. A jovem princesa sequer havia alcançado a puberdade e já importunava os mais fracos com o seu gênio mal. Mas Iasperah inteira, a terra das árvores gigantes, depositava nela a esperança de um dia ser a capital de Ascantha, caso ela se casasse com o governante de reis.
Mas talvez se pergunte agora, o que faz um futuro rei sozinho, oculto num castelo imenso perdido numa ilha há muito vazia. Um dia houve uma Hatre-ilah. E ela governou Ascantha de uma forma inesquecível e honrada. Fora um período dourado de prosperidade e justiça que jamais foi esquecido. Mas como sempre há de ser, os seguimentos mais poderosos e privilegiados de Ascantha não se sentiram felizes com isso. E nos corredores mais escuros do poder, uma grande conspiração nasceu! Pois no dia em que Hatre-ilah, mãe de Hatre-il, morreu, ele fora mantido no castelo, para ali ser condicionado a governar para os poderosos, e não para o povo, como sua mãe.
Crescer normalmente entre as pessoas, com amigos comuns, poderia influenciá-lo a governar com bondade e justiça, assim como feito antes. Era necessário mantê-lo num circulo de influencia, e ali condicionar o seu comportamento. Mas essa história é sobre corações, e corações não são facilmente domados, como mais tarde se verá nesta história que eu vou contar.
Então, buscando isolá-lo do povo, esvaziou-se a cidade, o castelo, esvaziaram-se os bosques e as montanhas. Nada sobrara, apenas aqueles que poderiam trazê-lo para o "melhor lado" da força. E Alakina fazia parte dessa conspiração...
Mas os conspiradores cometeram um erro! Não afastaram os manuscritos, pergaminhos e livros da grande biblioteca. Não havia muito o que se fazer por ali, uma cidade inteira vazia, e então um dia ele foi parar dentro da grande biblioteca do castelo, e manuseando livros, desenhos e mapas, encontrou um que lhe aguçou a curiosidade...
Falava sobre uma campina sagrada, além do bosque assombrado de Limelim. Um lugar de magia e encantamento, onde vivia um homem que sabia todas as coisas que se pudesse saber. E embora Hatre-il fosse muito jovem, havia uma pergunta que ele queria muito ver respondida. Era sobre uma luz dourada, que explodia em flashes no horizonte, todas as manhãs e no final de todas as tardes em que ele pôde se lembrar, e que durante muito tempo assistiu da janela de seu quarto no alto do palácio. Talvez tenha sido essa luz misteriosa que despertou a sua curiosidade, a responsável pelo destino final de Acantha. Eu nunca deixei de pensar assim...


j

 
Autor
London
Autor
 
Texto
Data
Leituras
623
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.