https://www.poetris.com/
 
Artigos : 

A LITERATURA COMO UM COMPROMISSO

 
Tags:  escrever    COMPROMISSO  
 
Escrever, é um compromisso: com as palavras e com as pessoas que leem. Seja através da poesia, do conto ou da crônica...seja através da mídia escrita ou eletrônica, nunca se escreve algo simplesmente "por escrever", pois, sempre será construída uma ideia, um pensamento, que, inevitavelmente, induzirá à formação de opiniões, e à ação. No coração e nas mentes, de quem lê, toda a palavra escrita, é um código fornecedor de ideologia, sonho, esperança, ternura ou até de violência.
Tudo o que a Civilização construiu até hoje, deve-se às idéias propostas por escritores, jornalistas, sonhadores, inventores, e outros, que deixaram um registro escrito das suas intenções e das suas experiências. Depois das idéias, vem a ação.
Pergunto apenas: quem está orientando as idéias dos nossos jovens, atualmente, que parece ser tão impossível escrever e publicar um livro, um poema, uma frase somente....pelo preço que temos de pagar para a publicação de nossos pensamentos, alguém está tendo acesso muito fácil à mídia, cujas idéias, cujos pensamentos e cujas opiniões, estão formando (mal) as mentes do nosso tempo. Quem tem uma proposta ideológica, agressiva e violenta, consegue acesso fácil à publicação dos seus projetos literários...pelo contrário, as idéias pacifistas, neutras ou, simplesmente idealizadas para a construção de mentes e de opiniões mais "humanizantes", estão indo para a lata de lixo, como se fosse fácil - no mundo atual - apenas construir uma ideia positiva e otimista.
Qualquer pessoa, escreve, mas nem todas as pessoas que escrevem, têm um compromisso com a palavra e com os leitores.
Considero um rumo perigoso, que não tem volta, pois abre as portas para os inescrupulosos, os fanáticos e os que não sabem que, escrever, é como plantar árvores, cujas sementes precisam de cuidados, de critérios e de fundamentos inabaláveis.
Nas mãos de quem está a nossa juventude, quando é orientada nas suas leituras, nas Universidades, nas Escolas, por pessoas que nada entendem de Humanidade???
?????????????

Saleti Hartmann
Professora e Poeta
Cândido Godói-RS

 
Autor
SALETI HARTMANN
 
Texto
Data
Leituras
293
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
0
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.