Textos : 

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO MÉTODO DE IBERNISE PARA FAZER POEMAS* - Parte III (do Método)

 
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO MÉTODO DE IBERNISE PARA FAZER POEMAS* - Parte III (do Método)


O Método de Ibernise para Fazer Poemas, tem sua fundamentação teórica em Jacques Lacan (1901-1980), freudiano, onde o pensamento é estruturado pela linguagem.

Neste mister há que se reconhecer que o poema provém de uma inspiração poética. Considerada, aqui, como uma forma diferente de ver as situações, paisagens, textos, podendo assim o poeta descrever, ou transformar em poesia uma situação, ou condição de ser, quaisquer .

Neste sentido é necessário ressaltar que este método não consiste em releitura, nem desconstrução, com ênfase em si, não deixando de considerar, portanto, que a desconstrução da linguagem, da história, etc. não possam ser usados na construção poética, produzindo a poesia, que ascende o prazer estético.

Ver exemplo de Ricardo Sérgio-Teoria Literário Recanto das Letras... http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/98583 link.

O prazer estético pode ser considerado o sentimento de prazer diante do belo, mas o belo não se faz igual para todos. Porque o belo está na singularidade de cada olhar.

Ricardo Sérgio, acentua apropriadamente, que poesia tanto em verso quanto em prosa, é gerada para o apreciador da obra, pelo conteúdo de uma forma de expressão... A exemplo do Rondel... “O Poema e o Olhar”.

http://www.ibernisemaria.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=605466 Link “O Poema e o Olhar”.


O POEMA E O OLHAR *

O poema é a tela que o pintor
Direciona o olhar da imagem...
Para fora, para o expectador,
Cria um espelho de linguagem...

Ao refletir-se para o exterior
É novo momento, roupagem...
O poema é a tela que o pintor
Direciona o olhar da imagem...

Jogo contraditório, mensagem
Em metáforas, o símile criador,
Evocação a emoções que agem
No ente seleto, no qual, o valor
Direciona o olhar da imagem...

Núcleo Temático Romântico.
Ibernise M. Morais Silva. Indiara (GO), 13.08.2007
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998

A inspiração do poeta transcende o que ele ver, o que o objeto da poesia situa, porque ele passa muito além do texto, a emoção que o inspirou... É o prazer estético que ele ao emocionar a si, e o observador, reacende ou desperta a cena poética de cada um... Segundo as experiências de cada leitor.

A inspiração é este despertar para, ou no, estado emotivo ou lírico. Esta circunstância se constitui o pincel do poeta. Assim independe da representação da palavra em si. No entanto depende essencialmente dos significados da linguagem / Ferdinand Saussure (1857-1913). - Curso de Lingüística Geral- Capítulo dos Signos).

Vale ressaltar que o poetar de um texto, de uma paisagem, de um sentimento, de uma obra de arte, ou de uma condição, produzirá o prazer estético, objetivo do poema, para se transformar em poesia. Portanto, o conteúdo será processado e significativamente transformado segundo critérios de valores (cultural) e de emoções (sentimento)...

Este método tem seu eixo processual, no trabalho com palavras-chaves, texto gerador e banco de rimas. Assim o poema é estruturado conteudisticamente e transformado em poesia em verso ou prosa.

Esta forma é útil porque diversifica o universo das temáticas para o poeta que deixa de ser monotemático para ser pluritemático. Podendo com mais facilidade transitar sobre os conteúdos e transformá-los em poesia, sentimento... Prazer estético.

Como seu eixo teórico é o significante (relação multifacetada entre a palavra e objeto significado) e não a representação (relação unívoca entre a palavra e objeto representado), o poeta não corre o risco de plagiar uma obra, nem alegar que sua obra derivada é uma mera desconstrução.

O significante lingüístico atua em todas as vertentes de ambientação da palavra originando, portanto, não apenas uma obra derivada, mas uma outra expressão da mensagem poética.

A propósito é possível citar uma oficina deste método, comprovando as variáveis da construção poética, partindo de um texto gerador de aproximadamente quatro ou cinco linhas...Com e sem parceria.Aguarde...


*Núcleo Temático Educativo.
Ibernise M. Morais Silva. Indiara (GO), 05.09.2007
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.)



Open in new window
 
Autor
Ibernise
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1897
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.