Crónicas : 

Descobrimento do Brasil

 
 
Descobrimento do Brasil

Oficialmente no dia 22 de abril de 1500 foi decretada a data de Descobrimento do Brasil, outros dizem que o país não foi descoberto, foi invadido.
Fora dessa polêmica encontramos um país cheio de belezas e diversas tradições culturais, de dimensões continentais, contudo com uma união cultural e linguística muito grande.
Essa união muitas vezes atrapalha, pois aqui não é somente um país, é um “continente”, tudo no Brasil é grande, grandes Estados, grandes cidades, enormes problemas.
Não temos terremoto, maremoto, furacão, mas a violência e a corrupção é pior que todas essas catástrofes naturais, pois elas são cíclicas, a corrupção parece ser endêmica, que impõe as injustiças sociais, que por sua vez os seus governantes - trajados de uma falsa compaixão - pegam parte do orçamento da Nação para criar projetos de benefícios sociais, possibilitando uma maior dependência de uma parte das camadas mais sensíveis da sociedade, que por sua vez ficam “aprisionadas” pelas migalhas que o governo proporciona.
Essas migalhas que as pessoas recebem as acomodaram, nossos mandatários não se interessam em capacitar essas pessoas, simplesmente é bom livrar-se do problema, soltando algum “cala-boca”.
Nosso país é visto como o celeiro da corrupção, do jeitinho, da violência, das drogas, a propaganda negativa lá fora devasta a nossa imagem mais do que os piores furacões devastam frágeis países.
O povo brasileiro em sua maioria, não foi acostumado a lutar pelos seus direitos, eles acham que o bem comum não é dele, desde que não os afete não tem problemas, assim, pequenas coisas que poderiam ser resolvidas viram grandes problemas no futuro.
Em muitos Estados o sistema de saúde não existe, a educação está em frangalhos, a violência aumenta, os direitos são cerceados constantemente.
Obras de engenharia que serviriam para durar décadas, não demoram meses, matando pessoas e no final não existe uma punição exemplar.
Inúmeras investigações de Lava-jato, Valeiro duto, Construção de Arenas, Correios, Petrobrás, Arenas para Copa do Mundo e muitas outras, são iniciadas e no final não dá em nada. – Para mim prisão domiciliar não é nada! -
O nosso lindo país de um futuro promissor, virou uma eterna agonia, as pessoas têm medo de sair de casa, agora têm medo de ficar em casa, de entrar na sua garagem para voltar ao encarceramento noturno, o povo têm medo de tudo, porém a maioria fica esperando ver o que acontece, pois a crise não chegou aos seus lares, se chegou está esperando alguém resolver.
Nesse país o dia de Tiradentes é lembrado como feriado, muitas pessoas não sabem nem o porquê , o dia do índio é comemorado com criancinhas seminuas nas ruas, índio não é só isso; entretanto o pior é que o Descobrimento do Brasil, nem é lembrado.
Tudo isso faz com que os brasileiros se desiludam com o nosso país, uns conseguem sair para ter uma vida melhor, outros esperam sentados para ver se melhora e outra pequena parte sonha, para ver se um dia tudo isso muda e tentam Descobrir realmente o Brasil.

Marcelo de Oliveira Souza,IWA


Marcelo de Oliveira Souza,IwA
Dr. Honoris Causa em Literatura
site: www.poesiassemfronteiras.no.comunidades.net - Concurso Literário
blog: http://marceloescritor2.blogspot.com
Instagram: @marceloescritor

 
Autor
marcelooso
 
Texto
Data
Leituras
831
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.