Contos : 

Sobre o conceito da verdade

 
Algumas pessoas me perguntam se algumas coisas que digo são verdades. Então, eu preciso explicá-los que o conceito da verdade é relativo, como tudo o mais o é. Primeiramente, num universo em constante construção, inclusive o universo mental humano, nada pode se cristalizar. Cristalizar algo é limitá-lo, diminui-lo, e nada pode ser paralisado. Quando vocês usam a palavra "verdade", vocês procuram delimitar algo num conceito fixo, e se esquecem que o "universo" se move lá fora, e o que nos mantem alertas é justamente o movimento das coisas. Os seus cientistas já aprenderam que tudo é relativo. A matéria pode mudar de forma e energia de acordo com a forma que é observada. Aliás, ela só existe relativamente ao observador. Os seus filósofos já sabiam há muito tempo que tudo se relativiza, nada é absoluto... de acordo com o significado que vocês dão à palavra "absoluto". Mesmo vocês, sem perceberem, agem muito aquém do conceito verdade que tanto prezam. As ações humanas são baseadas na imaginação, crença e fé, e não na observação objetiva - os políticos sabem bem disso. Você é muito mais movido pelo que você acha que é certo, verdadeiro, pelo que realmente "é verdadeiro". Então, onde está verdade nisso tudo?
Muito do que foi tratado como verdade tempos atrás não é mais agora. E muito do que tratam agora como verdades absolutas, não o serão mais adiante...
Cada religião, seita, ou segmento de crença tem a sua verdade, e tratam como mentiras a verdade da outra. Onde está a verdade? Nos números? Há contradições enormes neles.
Como podem pretender conhecer a verdade ou a mentira e dar significado universal a elas, se elas foram palavras e conceitos criados por vocês? Em outros mundos, onde não se comunicam por sons mas sim por conceitos extremamente abstratos para que possam conceber, o significado de verdade sequer é cogitado, pois nada lá é fixo ou absoluto. O que há de verdade num sonho? E ainda assim, quando sonhas, isso lhe faz diferença? Num sonho, uma ponte enorme está lá agora, e logo depois desaparece, ao bel prazer do significado do seu sonho, e o que isso lhe importou naquele momento?
Aqui é a mesma coisa. Posso lhe garantir que quando você pára na beira da praia para observar o mar com a sua mulher, não é o mesmo mar que veem. Então... o que querem dizer com a palavra verdade?
Se com verdade pretendem dizer: "uma lei que orienta corretamente numa direção", então existe uma, desconhecida por vocês agora. Ela é universalmente seguida, e mesmo assim não é cristalizada, está em constante evolução. Ela fala sobre tratar os seres conscientes de uma forma nobre, amorosa e justa. E como dito, essa vocês ainda não conhecem.


j

 
Autor
London
Autor
 
Texto
Data
Leituras
587
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.