Contos : 

Sobre a Mentira

 
A mentira é mais uma dessas palavras que expressam para a compreensão humana, mais a sua figura exterior do que o seu significado intrínseco. Há um mito em torno da palavra, que a tornou rapidamente identificável, mas muito pouco compreendida. É do intelecto humano a propriedade de dar mais valor ao que pensa que é do que ao que de fato É. Pois o pensamento é o principal gerador da realidade.
Em sua origem latina, a palavra mentira origina-se da palavra "mens", que por sua vez expressa mente, ou “inteligência”, “discernimento, saber". Um mentecapto, nestes termos, não saberia mentir. A partir dessa ideia, mentir exigiria engenho e arte. Em sua origem anglo-saxônica, mentir tem a ver com criar fábulas, romancear a realidade, e todas as coisas ligadas aos livros e ao entretenimento humano ao longo do seu tempo, como o entende. Com essa interpretação, Leonardo da Vinci, Shakespeare, Virginia Woolf, Leon Tolstói, entre outros grandes escritores e artistas seriam grandes mentirosos, uma vez que todas as suas criações não existiram fora deles, e são engôdos homéricos. Um quadro não é mais do que pigmentos numa tela, mas você vê uma perfeita paisagem ou retrato. Você vê novelas e filmes, e finge crer neles, talvez até mesmo creia, pois isso faz a sua vida de alguma forma ser melhor, do contrário, não perderia tempo com eles.
A mentira, como a verdade, são faces da mesma moeda. Embora queremos insistir contigo... a moeda não existe, e foi uma criação sua enquanto consciência. A vida humana como a conhece, no seu atual estágio de história e desenvolvimento, seria insuportável sem a mentira. As suas relações pessoais, conjugais e sociais seriam desarmoniosas e ácidas. O ser humano de sua época não gosta da verdade. E vocês dizem ironicamente, odiar a mentira. Mas a mentira governa o seu mundo atual, e já houveram os que disseram que o mundo pertence a ela, com bastante verdade, humoristicamente falando...
Não precisamos citar aqui seus políticos e as mentiras que os levam ao poder. Não precisamos citar aqui seus rituais vazios, em que fingem acreditar para viverem melhor. Nem mesmo citar as estruturas de poder que sustentam a sua sociedade, assentada sobre mentiras seculares. Isso pertence ao seu mundo, ao seu atual estágio de compreensão de si mesmo, e da aceitação do que acham tolerável ou não, para viverem e se realizarem enquanto seres corporais.
Vocês aceitam as mentiras convenientes, ou aquelas que lhe foram contadas por pessoas de poder. A geografia do globo terrestre é um clássico exemplo, acessível a todos. A maioria das pessoas achariam um absurdo contestar a veracidade dos mapas terrestres. Foram tantas vezes vistos, estão pendurados em universidades e escolas, e foram apresentados por sábios e professores. A América do Norte e a Europa em cima, representando o norte, os demais países ao sul... Aquele desenho inconfundível e confiável, representa com certeza a verdade... Mas é evidente que não. Norte e sul são convenções humanas. O globo terrestre pode ter a configuração que quiser. No espaço, como o conhece, não há lados, nem cima, nem baixo. Mas enfim, o mundo é seu, e você o define com suas prioridades da forma que achar melhor.
Ainda sobre o conceito de mentira, muitas das vezes a sua realidade é construída em torno de imagens mentais evocadas pelas palavras. Daí as palavras mágicas, as bençãos e maldições e os pensamentos positivos, que não são nada mais do que palavras mentais. Você por exemplo, pode observar a piora de uma pessoa que não se sabia doente, com a notícia do médico acerca de sua saúde. O que seria preferível? A "mentira" do médico, dizendo que a pessoa está com a saúde estável... ou a "verdade", dizendo-lhe que é portadora de um mal terrível? Sabendo que a "verdade" pode derrubá-la... eis um dos poderes da palavra. Agora, colocamos verdade e mentira entre aspas, para destacar o valor relativo delas. A medicina não pode dar a última palavra sobre nada, nem sobre doenças. Ela não alcançou o seu último estágio de evolução, ainda há muitas coisas a se descobrir, e ela mesma, a medicina, é testemunha de muitos "milagres" em cima de seus diagnósticos. Então, o que é verdade e mentira? Como sempre dizemos, são apenas palavras. O significado de tudo vem de dentro, da alma humana, que sempre cria sua realidade, e sempre dá a última PALAVRA.


j

 
Autor
London
Autor
 
Texto
Data
Leituras
502
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.