Crónicas : 

Falta de consciência

 
Tags:  consciência    respeito    negra    desumanidade  
 

O dia 20 de novembro de 2018. Amanheceu tão lindo o sol despontou radiante. Respirei fundo, mas não quis sair da cama... Ali permaneci e quase dormi novamente.
Quando fui acordada por um dos meus irmãos, perguntando se eu iria ao médico? Eu-, hum! Ainda dá tempo? Saí da cama e fui ao toalete como de costume, em seguida meu sobrinho tirou o carro da garagem e foi me levar.
Ao chegar ao médico. Só havia dois pacientes para que chegasse a minha vez.
Pensei: Que bom que deu tempo, pois se meu irmão não me chamasse eu perderia a hora.
Ao chegar à clínica a enfermeira muito simpática uma morena bonita. Pegou meu prontuário entregou para secretária do médico. Eu ali sentada no corredor, e logo a senhora que estava assentada do meu lado começou a puxar assunto, perguntando se eu gostava do médico se era bom mesmo! Afirmei que sim. Ao mesmo instante que um senhor alto, moreno, charmoso elegante, como sempre! Passou pelo corredor e foi até a recepção falar com uma das funcionárias. Logo a senhora olhou para mim e disse: Esse deve ser o vigilante daqui! Não é? Eu respondi não senhora; ele é dono. Ela - , mas dono do prédio? Eu-, sim!
Nesse instante ela baixou a cabeça pareceu constrangida.
Ao mesmo tempo que na recepção. A enfermeira morena estava triste e emudecida meio que pasmada não acreditando no que acabara de ouvir.
A outra enfermeira secretária do meu médico chegou para a morena e disse: Parabéns (...), ela respondeu porque estou sendo parabenizada não é o meu aniversário?
Ela-, respondeu! Pelo seu dia ... A morena exclamou meu dia?Não estou entendendo! Hoje é o dia da consciência negra! Seu dia. Ah!Ah!Ah!
Isso, bem alto, que os pacientes que estavam na recepção ouviram e olharam uns para o outros com um ar de reprovação.
A pobre enfermeira ficou sem chão, com a alma abatida era visível a decepção.
Quanto ao senhor dono da clínica é um dos meus irmãos. Ouvi o que a senhora disse, mas não deixei ela saber que ele é meu irmão.
A enfermeira depois de refeita foi comunicar ao chefe (meu irmão) o que havia se passado com ela, ele ficou de resolver... Que atitude tomaria com a secretária. Quando ele mesmo também acabara de passar pela mesma situação. Porque eu mesma falei para ele. Ele ficou pensativo e largou um sorriso.
Por isso. Eu penso: Isso nunca vai acabar, meu irmão só por ser moreno pode ser o vigilante. Não pode o ser o médico e /ou o dono da clínica.
Tudo isso no dia da consciência negra. Que para mim é o dia da falta de consciência. Quando se abre um leque para consciência negra, cota para negro , índio etc. Eu entendo como um preconceito contra os brancos, amarelos, pardos etc. Porque deixa os outros em desvantagem! A nossa sabedoria não está na nossa pele. Dessa forma, isto nunca vai acabar, só não vai para uma eternidade porque Deus não faz acepção de pessoas!

Mary Jun
20/11/2018
Imagem Google
Open in new window


Mary Jun

 
Autor
Maryjun
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1062
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
26 pontos
6
2
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Upanhaca
Publicado: 24/11/2018 04:25  Atualizado: 24/11/2018 04:25
Usuário desde: 21/01/2015
Localidade: Lisboa/loures
Mensagens: 8301
 Re: Falta de consciência
Cara poetisa, isto é pura verdade,. Porém, enquanto homens e mulheres não souberem viver na diferença, o preconceito será muito difícil de radicar na nossa sociedade.

Belo texto para refletir causas sociais.

Abraço!
Upanhaca


Enviado por Tópico
nereida
Publicado: 24/11/2018 11:21  Atualizado: 24/11/2018 11:21
Membro de honra
Usuário desde: 27/08/2017
Localidade: São Paulo
Mensagens: 2285
 Re: Falta de consciência
Lamentável amiga Mary, infelizmente difícil será irradicalizar porque mais do que consciência e uma questão de Educação! Triste!
Parabéns pelo texto.
Bjs


Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 29/11/2018 00:53  Atualizado: 29/11/2018 00:53
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: Falta de consciência
Boa noite Mary, estas tolices, parecem ainda distantes de serem sanadas, mas a melhor forma de lidarmos com isto é nos dando conta que o problema não é de quem tem a pele morena, mas sim de quem o enxerga com diferenças, parabéns pelo vosso incisivo texto, um abraço, MJ.