Artigos : 

AVATARES PESSOANOS

 
Tags:  LITERATURALIDADES  
 
AVATARES PESSOANOS

Já sou um homem de meia idade. Estou acima do peso ideal, sou hipertenso e diabético, terrivelmente sedentário e céptico. Olho para o entusiasmo alheio com o pouco caso de quem sabe que aquilo não vai dar em nada e, mesmo se der em algo, não fará diferença alguma. Trabalho o máximo que posso, acumulo empregos e passo ao largo de vícios, mas não posso deixar de me assistir como um hipócrita que cumpre regras sem acreditar n'elas.

Penso ter chegado àquela altura da vida em que se pode dizer sem culpa: --"Tout s'arrange! Tout va s'arranger…" -- e sorrir cinicamente para o desesperado que desaba em seus braços. Sim, no fim vai dar tudo certo. Se não der, diz a filosofia de botequim, é porque ainda não é o fim. N'isso, eu concordo em gênero, número e grau: Qualquer tentativa de estabelecer o final d'uma história é arbitrário e explicita a escolha de quem manda. O final feliz é sempre um marco precário no qual a felicidade é congelada no tempo e no espaço à maneira de fotografia. Pode até ser verdade, mas é um instantâneo!…

Este estado de coisas me traz ao presente momento em que escrevo estas linhas. Eu pretendo aqui, nada mais nada menos, do que abusar da paciência do leitor lhe propondo um paralelo entre a heteronímia e ortonímia de Fernando Pessoa e o modernoso conceito de avatares disseminado pela tecnologia da informação e pela indústria de jogos electrônicos. Eu me dei ao trabalho de procurar saber como surgiu essa história de um sujeito incorporar outra forma física com os atributos que melhor lhe parecerem no momento, assumindo outra e ainda outra quando lhe for conveniente. Parece que "avatar" vem do sânscrito e expressa o fenômeno religioso da adopção da forma humana por parte d'uma divindade. Isso me lembrou o VERBO CARO FACTUM EST ET HABITAVIT IN NOBIS, do Evangelho segundo João… Em todo o caso, foi uma forma encontrada pelo Hinduísmo para explicar como humanos e divinos poderiam interagir tendo estes naturezas e condições tão distintas. Isso explica, por exemplo, como Zeus poderia ter forma humana n'uma narrativa; de chuva de ouro, em outra; de águia… E isto tinha lá sua virtude, pois, deixava as pessoas de sobreaviso com a ideia de que até o mendigo que surge de repente n'uma encruzilhada poeirenta possa ser um deus disfarçado. É preciso fazer o bem sempre, afinal, nunca se sabe…

Etimologias à parte, avatares são feições escolhidas por alguém para se usar como perfil (ou perfis paralelos…)em jogos, redes sociais e grupos de discussão. Têm a grande virtude de proteger a identidade ortônima no mundo cão da web, mas também permite dar ao sujeito características ou histórias pessoais inverídicas. Revestido sob a aparência do avatar, nosso herói pode assumir no mundo virtual toda uma vida que podia ter sido. Ou senão, inventar pessoas que, ao interagir com outras pessoas, permitam-se experienciar com segurança situações extremas ou simplesmente inusitadas. No mundo maravilhoso dos avatares, um sujeito desleixado como eu pode ser uma mulher belíssima sofisticada, um rapaz canalha hedonista, uma travesti extravagante, uma criança confusa, um idoso depressivo e filosófico… Posso, enfim, parecer ser alguém que não sou e, d'este modo, ser de facto.

Montar avatares para ser sem ser é uma estratégia que tenho percebido em alguns de meus pares escritores. Em muitos ambientes virtuais onde tento me fazer presente com publicações, -- sempre ortônimas, advirto -- eu encontro pessoas que escrevem como se tivessem vidas diferentes das que fazem supor que tem. Desde já eu deixo claro: Não julgo! Eu também sempre percebi esses outros-eus em mim e em minha escrita. Todavia, jamais quis lhes dar uma identidade desenvolvida tal como Pessoa fez com os seus. Penso que ele, porém, o fez n'uma perspectiva estritamente literária. É muito interessante criar uma personagem e lhe dar um estilo de poesia absolutamente diverso d'aquele que o autor construiu para si com vias a poder escrever coisas que jamais escreveria ou que causariam tamanho desnorteamento em seus leitores que lhe suscitaria mais questões que a obra em si.

N'esse ponto, Pessoa foi genial. Quantos de nós, escritores, não nos sentimos presos ao estilo com que somos celebrados? Pessoa cria Caieiro e pode, assim, escrever como um naïf, isto é, despojado de sua erudição pacientemente adquirida para se reinventar na busca do poético em senso estrito, isto é, sem quaisquer efeitos musicais (métrica, ritmo e rima) ou gráficos (variedade de tipos de letras, pontuação, ortografia estilística…).
Isto é d'uma liberdade absurda, renovando continuamente o prazer da escrita. Antípoda a Alberto Caieiro, inventa Ricardo Reis, o helênico. Com Reis, pode se experienciar um poeta totalmente diverso -- sem rimas, mas perfeitamente ritmado, logo, mais erudito ainda -- onde a sofisticação lírica se percebe fria e perfeccionista no espírito apolíneo d'um poeta brasileiro cosmopolita que o lusitano Pessoa jamais se quis (desnecessário dizer que Reis é meu favorito…). Entrementes, todo o pessimismo de Pessoa deságua no prosaico Bernardo Soares. Como deve ser bom poder ser depressivo à exaustão e realista ao pormenor sem maiores consequências! Como deve ser fantástico envidar a vida até o limite da loucura e, no entanto, permanecer são e sociável na mesa do bar…
 
Heterônimos são, antes de tudo, estratégias de produção literária. É diferente de Transtorno Dissociativo de Identidade ou qualquer sistema de personalidade múltipla descrito cientificamente. Não, heteronímia é um modo de fazer arte, isto é, é um fenômeno que objetiva a produção de obras de arte pela alteridade do sujeito. A construção de personas criativas permite ultrapassar os limites definidos pelo estilo artístico ao mesmo tempo que permite ao artista ampliar seu público ampliando possibilidades de gosto:--"Não gostas de sonetos?! Podes ler quem em mim não os escreve! Gostas de experimentais, temos também!" -- Pessoa não era um psicótico por se outrar, sim um artista que incorpora personalidades diversas para criar obras que seriam consideradas estranhas pelo público de seu ortônimo. Multiplicidade de personalidades pode ser algo fascinante em si, mas é produto de sofrimento psíquico, não uma escolha consciente de experimentar ser outro como rapazinho que cria um perfil de mulher atraente para bisbilhotar salas de bate-papo de lésbicas…

Sem embargo, Pessoa criou o atormentado Álvaro de Campos e, por meio d'ele, pode sentir-se vanguardista da modernidade d'um modo que seu desejo de pertencer à tradição poética portuguesa jamais o permitiria. O autor de A TABACARIA, é um neurótico muito parecido conosco cá do Terceiro Milênio. Tal-qual ele, temos fumaças de grandezas irrealizáveis e sofremos com nosso lugar medíocre n'um mundo de imensas possibilidades onde o sucesso alheio nos é jogado às fuças a cada segundo. Tal-qual ele, nós nos odiamos por não fazermos coisas extraordinárias de nossas vidas tediosas enquanto nos consolamos com coisas tão duvidosas quanto Literatura ou Poesia. Tal-qual ele, nós procuramos um vício que nos mate aos poucos para desaparecermos d'este mundo sem ter nem causar sofrimento. De todas as pessoas de Pessoa, inclusive ele próprio, Álvaro é o nosso herói por, tal-qual nós, não passar d'um grandessíssimo fracassado.

Sem a pretensão de heteronímias, convido o leitor a brincar de ser outro criando-se avatares pela web afora. Afinal, o que senão o tédio justifica essa mania de jamais estar contente com o que se é e o que se tem? Ou, como diria Pessoa (ele mesmo): "Ser descontente é ser homem!". Perceber que um dos aspectos da condição humana é desejar algo que jamais se alcança -- chame-se isso Felicidade, Contentamento ou Satisfação, não importa… -- faz de humanos seres desejosos por natureza. Terapeuticamente, revestir-me de outros me faz entender que minha infelicidade medíocre é tão humana que não deveria me fazer sofrer. Posso estar insatisfeito, mas experienciar o desejo dos outros percebo que também eles são insatisfeitos. No final das contas, que sorte a nossa lermos Fernando Pessoa, não?

Belo Horizonte - 11 02 2020


Ubi caritas est vera
Deus ibi est.


 
Autor
RicardoC
Autor
 
Texto
Data
Leituras
658
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.