Textos -> Amor : 

A Capacidade de Amar

 
Tags:  amor    vida    reflexão    emocoesemdesalinho  
 
Open in new window

Nós seres humanos, temos um egocentrismo oculto, muitas vezes nem ao menos nos damos conta de que ele existe, mas ele está lá, é como um sistema de defesa ou proteção involuntário, quem sabe? Ele aflora quando, por receio de não receber o que desejamos de alguém, decidimos que somos nós que temos que dar à nós mesmos.

Em algumas pessoas, ele é tão exacerbado que beira ao egoísmo, à loucura do "Só eu importo". Não me entendam mal, mas para que possamos sobreviver as "porradas" da vida, esse "sistema de defesa involuntário ", há que se fazer presente, ou do contrário a gente "quebra" , e aí amigo(a), pra se recompor é complicado, doloroso e leva tempo.

O Amor, esse sentimento tão intenso e lindo, é um excelente exemplo disso. Quando você ama alguém mais do que a si mesmo, o que acontece? Você fica tão emocionalmente dependente da outra pessoa que, se algo der errado nessa relação, seu coração fica em pedaços, seu emocional em frangalhos e sua mente simplesmente não funciona mais como deveria, você "pira"!

Por essas e outras, precisamos desse tal "egocentrismo oculto", mas que se entenda bem, precisamos dele "bem dosado" e "sob controle", só dessa forma podemos amar e ser amados, sem ferir ou sermos feridos.

Sei que seria bom se fosse simples assim, sabemos que é o certo, mas nossa realidade é outra. Existem os dois lados dessa mesma moeda, há os que como eu (confesso), não sabem sentir nada pouco, se entregam à pessoa amada intensamente, amam como se mergulhassem de cabeça numa cachoeira, sem nem checar antes se as águas são rasas ou se há rochas escondidas sob as águas. Já do outro lado da moeda, há os que são tão egocêntricos e tão egoístas, que só conseguem amar a si mesmos, só sabem receber, esses não entendem que o amor só se mantém vivo se há o tal do "dar e receber". Na minha opinião, esse tipo de pessoa, de verdade, não ama nem a si própria, por esse motivo, não consegue dar amor à outra pessoa.

Mas enfim, sei que é difícil, controlar o que sentimos, eu particularmente, sei bem disso, não é à toa que minhas Emoções estão sempre em desalinho, por isso, talvez eu nem seja a melhor pessoa para falar sobre como controlar suas emoções, mas de uma coisa eu sei, apenas se conseguirmos amar à nós mesmos, conseguiremos dar amor à outra pessoa.

(BVieira)


Emoções em Des@linho

 
Autor
emocoesemdesalinho
 
Texto
Data
Leituras
682
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.